inicial > Enciclopédia de curiosidades

Em que estação os carrapatos aparecem e quando eles desaparecem (de que mês a que mês os carrapatos geralmente aparecem)

Feng Qianda 2022-07-16 frequência

Resumo:De abril a junho de cada ano é a época em que os carrapatos estão mais ativos. Portanto, nesse período, tanto adultos quanto crianças devem tomar precauções ao sair para passear. Procure usar

Durante o Festival de Qingming, muitos pais levam seus filhos para passear. Gostaria aqui de lembrar a todos que antes de sair é preciso tomar cuidados para evitar picadas de mosquitos, principalmente de carrapatos.

Quando se trata de carrapatos, a maioria das pessoas pode não pensar que são carrapatos. É um inseto pequeno? Não é grande coisa se você for mordido. Se você pensa assim, você está totalmente errado. Os carrapatos não são bichinhos comuns, são extremamente letais e qualquer pessoa que tenha sido “beijada” por eles sofrerá uma inflamação, que pode variar de leve a fatal. As pessoas sofrem com isso todos os anos.

No ano passado, mais de 20 picadas de carrapatos ocorreram em Qingdao, causando falência de órgãos em muitas pessoas e quatro pessoas morrendo.

O mesmo aconteceu no ano passado, quando uma mulher em Dalian foi também O carrapato o picou, mas ele não levou a sério e infelizmente morreu.

Por que esse carrapato é tão letal?

Carrapatos, também conhecidos como carrapatos, são parasitas sugadores de sangue. Geralmente vivem em florestas e arbustos, e também se alojam na pele de gatos, cachorros e outros animais.

Quando pessoas ou animais estão a menos de 15 metros dele, ele pode sentir isso e parasitar pessoas e animais o mais rápido possível e então começar a sugar sangue. Os carrapatos, que originalmente têm o tamanho de um grão de arroz, incham após se alimentarem de sangue, chegando a atingir o tamanho de uma unha.

Depois de ser picado por um carrapato, além de alergias, Além de sintomas como inflamação ou úlceras, o mais assustador é que também pode espalhar diversas doenças.

A Comissão Nacional de Saúde anunciou certa vez que os carrapatos podem transmitir 83 tipos de vírus, 31 tipos de bactérias e 32 tipos de protozoários.

Esses vírus, bactérias e protozoários podem causar uma variedade de doenças. Essas doenças podem causar danos a vários órgãos, distúrbios de consciência, anemia grave e outros perigos para o corpo humano. Em casos graves, podem até levar à morte, com uma taxa de letalidade de 12,7%-32,6%.

Como prevenir carrapatos ao levar crianças para passear durante a alta temporada de carrapatos?

Abril a junho de cada ano é o período mais ativo para carrapatos. Portanto, durante esse período, sejam adultos ou crianças, não deixe de tomar as seguintes proteções ao sair para passear:

  • Use roupas compridas Use calças compridas e mostre menos a pele

Ao levar seus filhos a locais com flores e árvores florescentes, como bosques ou grama, tente usar roupas leves - roupas e calças compridas, lisas e coloridas. Roupas de cores claras tornam mais fácil ver se os carrapatos estão presos, enquanto os tecidos lisos podem reduzir a chance de os carrapatos se fixarem nas roupas.

Enfie as calças nas meias ou nos sapatos. Não use sapatos abertos. Reduza a pele exposta para que os carrapatos não tenham oportunidade de tirar vantagem.

  • Aplique produtos repelentes de insetos

Algumas crianças têm medo do calor e não gostam de usar roupas compridas e calças compridas. Depois, os pais podem aplicar produtos DEET de 20 a 30% na pele exposta dos filhos antes de sair.

Este produto geralmente tem efeito em poucas horas. Se você sair por muito tempo, é recomendável embalar o DEET para que possa ser reabastecido a tempo de manter o efeito repelente de insetos. Mas depois de voltar para casa, não se esqueça de limpar a tempo.

  • Verifique e limpe a criança imediatamente após voltar para casa

  • ul>

    Os microrganismos nocivos transportados pelos carrapatos geralmente começam a se espalhar 24 horas após a picada do corpo humano.

    Portanto, depois que os pais levam os filhos para casa depois de um passeio, eles devem lavar os cabelos e dar banho neles o mais rápido possível, e verificar se há pequenas manchas vermelhas, inchaços ou outras mordidas no corpo.

    Em particular, preste atenção especial aos locais onde os insetos tendem a se esconder, como a fossa do cotovelo, axila, pescoço, ao redor das orelhas, sulcos abdominais e cabelos da criança. Lembre-se também de verificar cuidadosamente se há manchas pretas ou marrons na pele.

    • Não apenas as pessoas precisam ser protegidas contra carrapatos, os animais de estimação também precisam ser protegidos contra eles

      ul>

      Mencionamos anteriormente que os carrapatos não se fixam apenas nas pessoas, mas também em gatos, cães e outros animais. Portanto, se você for passear com seu animal de estimação, também deve tomar precauções.

      Tente evitar que animais de estimação corram na grama. Depois de voltar de sair, mantenha seus filhos longe de animais de estimação. Somente depois que os pais verificarem se não há parasitas no animal de estimação e o limparem, as crianças poderão tocá-lo.

      • O que você deve fazer se for picado por um carrapato?

      Em circunstâncias normais, quando encontramos picadas de mosquito, geralmente batemos nelas com as mãos. No entanto, ao encontrar uma picada de carrapato, você não deve dar tapinhas nela. Isso ocorre porque os carrapatos têm farpas na boca, dificultando sua remoção depois de penetrarem na pele.

      Se for removido à força, o aparelho bucal do carrapato permanecerá na pele, causando inflamação e até risco de infecção.

      Neste momento, a abordagem correta deve ser usar uma pinça ou alicate especial para agarrar a cabeça do carrapato e puxá-lo verticalmente.

      Depois de remover o carrapato, desinfete imediatamente a ferida com iodóforo. Recomenda-se que o carrapato extraído seja lacrado em saco plástico ou frasco, que pode servir de referência para o tratamento do médico caso a ferida piore.

      Se a picada do carrapato for firme ou tiver penetrado muito profundamente, não puxe com força. Recomenda-se ir diretamente ao hospital para tratamento médico.

      Além disso, cuidar dos familiares picados por carrapatos também requer atenção especial para evitar que os carrapatos sejam transmitidos pelo sangue, secreções, etc. do paciente, e depois se infectem.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde