inicial > Conversa Histórica

Por que o pavão voa para sudeste em vez de noroeste (a moral da história do pavão voando para sudeste)

Zhao Ang Jing 2022-07-20 frequência

Resumo:Houve uma pergunta estranha na entrevista que foi amplamente divulgada antes: O entrevistador perguntou: Por que o pavão escolheu voar para sudeste? Porque existem edifícios altos no noroeste! Ao

Houve uma pergunta estranha na entrevista que foi amplamente divulgada antes. O entrevistador perguntou: Por que o pavão escolheu voar para sudeste? Porque existem edifícios altos no noroeste!

Depois de ouvir essa resposta, o entrevistador "derramou" lágrimas. É realmente o caso. Existem edifícios altos no noroeste sobre os quais o pavão não pode voar, então ele só pode voar para o sudeste. Existem muitos amigos. Eu ri alto quando descobri a verdade.

"Peacock Flies Southeast" é a glória do antigo povo chinês literatura Um dos poemas, juntamente com a "Poesia Mulan" das Dinastias do Norte, é conhecido como "Shuangbi de Yuefu". É escrito sobre uma tragédia amorosa durante o período Jian'an, no final da Dinastia Han.

Liu Lanzhi, esposa de Jiao Zhongqing, um funcionário menor da província de Lujiang, foi mandada de volta pela sogra e jurou não se casar. Sua família a forçou a se casar novamente. Ela preferia morrer. do que obedecer e se afogou. Jiao Zhongqing também cometeu suicídio depois de ouvir a notícia. Filial Sudeste, persiga-a.

Este poema elogia o amor leal e expõe a ética feudal. O poema foi originalmente chamado de "Poesia Antiga Escrita pela Esposa de Jiao Zhongqing". Como o primeiro verso do poema é "O pavão voa para sudeste, permanecendo por cinco milhas", as gerações posteriores costumam usar o primeiro verso como título do poema.

O poema começa com "O pavão voa para sudeste, cinco milhas embora." "Wandering" desperta excitação e ao mesmo tempo faz comparações. A beleza de um pavão é usada para descrever Liu Lanzhi, e “cinco milhas e uma peregrinação” é usada para descrever sua hesitação e tristeza. Esta frase não apenas descreve o humor complicado de Liu Lanzhi, mas também expressa o tema de todo o poema. É um começo e um toque final claros.

Quantas pessoas leram o início deste poema e ficaram imersas na bela concepção artística e não conseguiram se desvencilhar. No entanto, você já pensou em "Por que os pavões voam para o sul"? Você já pensou em fazer esta pergunta? Muitos de nós podemos pensar que esta pergunta é muito absurda e ridícula.

Porque o significado de muitas palavras locativas na poesia antiga é confuso. A frase "o pavão voa para sudeste" é baseada apenas em coisas. "Sudeste" não se refere a ela especificamente. Quem seria chato o suficiente para explorar esse assunto?

No entanto, alguém realmente fez essa pergunta, e foi em uma ocasião muito séria. Em 1935, no salão da Faculdade de Letras da Universidade de Paris, Lu Kanru, um jovem estudante chinês que estudava no estrangeiro, defendia a sua tese de doutoramento.

Sua defesa foi sobre a literatura das dinastias Han e Wei na China. Suas respostas foram fluentes o tempo todo, e sua lógica estrita e pesquisa detalhada fizeram com que os membros do comitê de defesa acenassem em aprovação com frequência, e o examinador ficou muito satisfeito.

Quando a reunião de defesa estava prestes a terminar, outro professor de repente fez uma pergunta complicada e estranha: "Por favor, responda: por que o pavão voa para sudeste?"

Ouça quando Ao fazer essa pergunta, outros membros do comitê de defesa também ficaram surpresos e todos se entreolharam. No entanto, depois que Lu Kanru pensou por um momento, a resposta veio: “Porque há um edifício alto no noroeste e é tão alto quanto as nuvens flutuantes!”

Jiao Zhongqing

"Há um edifício alto no noroeste e o céu é como as nuvens flutuantes" vem do poema "Há um edifício alto no noroeste" em "Dezenove Poemas Antigos":

< p>Há um edifício alto no noroeste, e o topo está nivelado com as nuvens flutuantes .

Existem janelas esparsas e bonitas, e o pavilhão tem três níveis.

Há canto de cordas, quão triste é o som!

Quem pode cantar essa música, ninguém menos que a esposa de Qiliang.

A Dinastia Qing Shang movia-se com o vento e a melodia do meio era persistente.

Suspirando continuamente, a generosidade é mais do que triste.

Não me importo com a dor do cantor, mas dói o conhecimento da música.

Estou disposto a voar alto como dois cisnes.

No entanto, o "sudeste" aqui é apenas um borrão A palavra não tem uma referência específica?Na verdade, muitas pessoas têm se interessado pelo assunto. De acordo com algumas pesquisas, a tragédia do casamento de Jiao e Liu ocorreu na Gangue Xiaoli (também conhecida como Gangue Xiaoshi) no condado de Huaining, hoje em Anwei.

O porto de Xiaoli está localizado a 20 quilômetros ao norte do condado de Huaining e faz fronteira com o condado de Qianshan. Seu "nome é uma homenagem a Jiao Zhongqing, um pequeno funcionário do rio Lujiang da dinastia Han". A família Jiao está localizada em Jiaojia Ban (agora parte do condado de Qianshan), do outro lado do rio Xiaoli Gang, enquanto a família Liu está localizada a meia milha a leste do porto de Xiaoshi. Do ponto de vista geográfico, a família Liu está localizada exatamente a sudeste da família Jiao.

O final trágico de Jiao Zhongqing e Liu Lanzhi foi que Liu Lanzhi se afogou e morreu no porto de Xiaoli, e Jiao Zhongqing se enforcou na "Filial Sudeste". Isso apenas ecoa "Peacock Flying Southeast" no capítulo de abertura.

Talvez seja porque a cidade natal de Liu Lanzhi fica no sudeste, e Seu cadáver também estava próximo ao rio Xiaoli Gang, no sudeste, então Jiao Cuqing morreu voltado para o sudeste.

Se você colocar desta forma, "sudeste" é uma direção específica, não uma referência virtual. É compreensível que o pavão voe para “sudeste”. Desta perspectiva, “há edifícios altos no noroeste” não é a melhor resposta para “por que o pavão voa para sudeste”.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde