inicial > Conversa Histórica

O que significa Wuwei (entenda o que o pensamento taoísta sobre Wuwei nos transmite)

Fã Yankai 2022-07-28 frequência

Resumo:O que exatamente significa a “inação” de Lao Tzu? A “inação” de Lao Tzu não significa não fazer nada, mas usar o método do fazer para entrar no reino da inação. No capítulo “O be

< forte>O que exatamente significa a “inação” de Laozi?

A "inação" de Laozi não significa não fazer nada, mas usar o método de fazer para entrar no reino da inação.

No capítulo "O bem supremo é como a água", Laozi ilustra esse estado de "inação" com a imagem da água. “A água é boa para todas as coisas e não compete com ela. É o que todos odeiam, por isso está próxima do Tao.”

A água está próxima do "Tao", ou seja, próxima do estado de "inação", e a água é "boa para todas as coisas". Na verdade, isso é uma espécie de "fazer", mas "não brigar" faz com que as pessoas não sintam o sentido da minha existência. É “inação”.

Na vida, inação não significa não fazer nada, mas sim aproveitar a situação sem forçar, receber crédito ou ser arrogante.

E sabemos que os pensamentos de várias escolas de pensamento daquela época eram todos sugestões para os governantes, explicando seus próprios pontos de vista de diferentes ângulos. O "governar sem fazer nada" de Lao Tzu não significa que tudo ficará bem se os governantes deixarem as coisas como estão, mas que as coisas devem ser bem feitas para que as pessoas possam se desenvolver e viver vidas cada vez melhores, mas os governantes não podem sentir o crédito .

Na verdade, este é um estado ideal, razão pela qual as ideias taoístas não têm sido utilizadas pelos governantes na formulação de políticas nacionais.

Mesmo a "Escola Huang-Lao" no início da Dinastia Han Ocidental foi combinada com políticas legalistas para permitir que as pessoas comuns cultivassem suas vidas. Ainda há uma diferença entre a "Escola Huang-Lao" e o pensamento taoísta.

Lao Tzu acredita que ser tão quieto quanto a água não é apenas uma forma de autocultivo, mas também a melhor maneira de governar um país. Um país que regulamenta demais causará um desperdício de recursos administrativos, restringirá a vitalidade das pessoas e, em última análise, levará à falta de vida e de vitalidade de toda a sociedade.

Mas não podemos ignorar isso, porque a existência do "youwei" é necessária. Tal como a água, não sentimos a sua existência, mas ela afecta constantemente a nossa vida e tem regras de funcionamento inerentes e naturais.

Se a inacção for levada a extremos, conduzirá inevitavelmente à anarquia e até ao caos nacional. Nem todas as pessoas nesta sociedade são boas pessoas. Há sempre algumas pessoas que fazem coisas que são prejudiciais aos outros e prejudiciais à sociedade para seu próprio benefício.

Se ainda não fizermos nada contra essas pessoas, seria injusto com outras pessoas. Só podemos usar meios coercivos para fazê-las mudar para aspectos bons através de punição e educação.

O completo “governar sem fazer nada” é uma espécie de idealismo. Lao Tzu também percebeu isso e destacou que “governar um grande país é como cozinhar pequenas iguarias”.

É usar o “método de ação” para chegar ao “estado de inação”.

O mesmo acontece na vida diária: podemos ignorar a educação das crianças? Você pode cuidar de tudo? Na verdade, a melhor forma é proporcionar-lhes o maior número de escolhas e deixá-los crescer de acordo com a sua natureza, bastando-nos dar apoio logístico.

Mas não podemos ignorar o crescimento ideológico das crianças e devemos ajudá-las a estabelecer uma visão correta da vida, da visão de mundo e dos valores. Isso significa que elas devem ser "promissoras", mas não podem ser " forçado", caso contrário será fácil produzir efeitos negativos.

Portanto, sob o princípio geral de deixar as crianças resolverem problemas por conta própria, esta é a aplicação correta da "inação" de Laozi em questões educacionais. Ela não apenas controla as crianças, mas também as impede de sentir que elas estão sendo controlados.

Pode-se perceber que a "inação" é na verdade um trabalho delicado que requer um alto grau de sabedoria.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde