inicial > Enciclopédia de curiosidades

A qual região pertence Altay (por que Altay, originalmente parte da Mongólia Exterior, foi incluída em Xinjiang)

Shen Kefeng 2022-08-15 frequência

Resumo:Altay, também conhecida como Altai, cobre uma área de 110.000 quilômetros quadrados e está localizada na parte norte de Xinjiang, na fronteira com a Mongólia Exterior, o Cazaquistão e a Rússia.

Altay, também conhecida como Altai, cobre uma área de 110 mil quilômetros quadrados e está localizada no extremo norte de Xinjiang, na fronteira com a Mongólia Exterior, Cazaquistão e Rússia.

A região de Altai é o nome geral das montanhas de Altai. A Rússia tem o Oblast de Altai e a República de Altai.

A região chinesa de Altay é apenas uma parte da região de Altai. Embora a região de Altay tenha menos de um décimo do tamanho de Xinjiang.

Mas é um tesouro. Os recursos hídricos aqui são muito ricos, com 56 rios grandes e pequenos, e é chamada de “torre de água” de Xinjiang.

Xinjiang era chamada de "regiões ocidentais" nos tempos antigos, mas a região de Altay não fazia parte das regiões ocidentais nos tempos antigos. Durante a Dinastia Han, este lugar pertencia à "terra certa" dos Hunos. Durante a Dinastia Han Oriental, era o feudo do Rei Huyan, uma poderosa tribo dos Hunos do Norte.

Após o declínio dos Xiongnu, ficou sob a jurisdição de Xianbei, Rouran, Turk, Tiele, Geluolu, Xigasi, Khitan e outros grupos étnicos. Durante o período mongol, Naiman e outras tribos viveram aqui. Durante a Dinastia Ming, pertencia à Mongólia.

Durante a Dinastia Qing, o Ministro dos Assuntos Khovd e o Ministro dos Assuntos Kobdo foram estabelecidos, sob a jurisdição do General Ulyasutai, que é hoje a região da Mongólia Exterior.

Durante o final da Dinastia Qing, a Rússia continuou a se expandir na região Central A Ásia e também forçou a Dinastia Qing a assinar tratados como o "Tratado sobre a Demarcação da Fronteira Noroeste" e atribuiu a área dos Sete Rios e parte da área de Altai à Rússia. Depois disso, a Rússia continuou a infiltrar forças na Mongólia Exterior.

Após a queda da Dinastia Qing, a Mongólia Exterior alcançou a independência com o apoio da Rússia. Finalmente, a China e a Rússia assinaram o "Acordo China-Rússia-Mongólia" em 1915, que estipulava que a suserania da Mongólia Exterior pertencia à China, mas tinha autonomia. A China não pode estacionar tropas na Mongólia Exterior. Isto tornou a Mongólia Exterior efetivamente controlada pela Rússia.

Naquela época, o governo de Beiyang enviou Chen Lu e Chen Yi para estações na Mongólia Exterior. Em 1917, o Império Russo entrou em colapso devido à Primeira Guerra Mundial. Os príncipes e nobres da Mongólia Exterior esperavam aproveitar a oportunidade para se livrarem do controle russo e retornarem à China.

Chen Yi viu que a oportunidade era favorável à China, então convocou o governo Beiyang para enviar tropas para a Mongólia Exterior. Atendendo aos repetidos pedidos de Chen Yi, o governo Beiyang finalmente enviou tropas para a Mongólia Exterior em 1918 e recuperou Tangnu Ulianghai.

Depois disso, ele exigiu veementemente que a região de Altay fosse atribuída a Xinjiang. Acontece que durante o período Qianlong, um dos mongóis do deserto, a tribo Torgut, retornou para o leste. Qianlong os organizou em Xinjiang, e alguns deles foram colocados na região de Altay, que pertencia à Mongólia Exterior.

Após a queda da Dinastia Qing, a Mongólia Exterior buscou a independência, e a tribo Torgut não estava disposta a seguir a independência da Mongólia Exterior. Naquela época, a Rússia também continuou a se expandir aqui. Após o retorno da Mongólia Exterior, a região de Altay estabeleceu uma região administrativa separada.

Chen Yi acredita que a região de Altay está isolada e indefesa e pode ser anexada pela Rússia a qualquer momento. Por isso, ele exigiu que a região de Altay fosse incorporada a Xinjiang.

Ele apresentou dois relatórios ao governo Beiyang em 1918 e 1919 , São milhares de palavras detalhando os “dez benefícios” da mudança de Altai para Xinjiang, bem como os “dois perigos” enfrentados por Altai, conflitos internos e externos.

No final, o governo Beiyang concordou com ele. Em 1º de junho de 1919, a região de Altay foi incorporada à província de Xinjiang.

A medida de Chen Yi realmente salvou um pedaço de terra para a China.

Depois disso, Xu Shuzheng liderou o exército para a Mongólia Exterior, fazendo com que os esforços de Chen Yi para recuperar a Mongólia Exterior fossem perdidos.

Xu Shuzheng era arrogante na Mongólia Exterior e criou sérios conflitos étnicos.

O que ele fez fez com que os príncipes mongóis perdessem a confiança na República da China. Ele retirou-se e a Mongólia Exterior tornou-se efetivamente independente com a ajuda da União Soviética.

No entanto, como a região de Altay foi atribuída à província de Xinjiang, a região de Altay pode continuar a permanecer dentro do território da China.

Chen Yi é como Zuo Zongtang na República da China, mas Ele é um homem de letras. Ele é mais parecido com Ban Chao durante a Dinastia Han Oriental - ele largou a caneta e se juntou ao exército.

Ele deu uma enorme contribuição para a defesa das fronteiras da China, mas poucas pessoas o conhecem hoje. Sua reputação foi ofuscada por outro Chen Yi e ele se tornou desconhecido.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde