inicial > Conversa Histórica

Uma breve introdução à Batalha de Jinzhou (status, antecedentes e resultados da Batalha de Jinzhou na Batalha de Liaoshen)

Qian Tuyan 2022-08-19 frequência

Resumo:A batalha mais crítica entre eles foi a Batalha de Jinzhou, o capítulo inicial da Campanha de Liaoshen. Jinzhou está localizada no sudoeste da província de Liaoning e é uma importante garganta e

A Batalha de Liaoshen foi a mais importante das três grandes batalhas durante a Guerra de Libertação. Foi a primeira batalha decisiva que determinou o destino do Kuomintang e do Partido Comunista.

A batalha mais crítica entre eles é também a abertura da Campanha de Liaoshen, a Batalha de Jinzhou.

Jinzhou está localizada no sudoeste da província de Liaoning, conectando o Nordeste e Ocupar Jinzhou, uma importante garganta e centro no Norte da China, significa cortar a ligação entre o Nordeste da China e o exército do Kuomintang no Norte da China.

Isto evita a possibilidade do exército do Kuomintang no Nordeste da China recuar estrategicamente e fundir-se com o exército do Kuomintang no Norte da China quando enfrenta uma situação de batalha desfavorável, o que também reduz a dificuldade do nosso Exército de Libertação Popular aniquilar a força eficaz força do exército do Kuomintang.

Para vencer a Campanha de Liaoshen, devemos primeiro conquistá-la Jinzhou controla firmemente esse ponto de estrangulamento. Foi sob esta circunstância que o Comitê Central do Partido, liderado pelo Presidente Mao, emitiu uma ordem de que “Jinzhou deve ser capturada dentro de dez dias”.

Assim, o Comitê da Frente Geral composto por Lin Biao (41 anos na época), Luo Ronghuan (46 anos na época) e Liu Yalou (38 anos na época) comandou e desdobrou a Campanha Jinzhou.

Batalha de Jinzhou

Tempo: 1948, 7 de outubro - 15 de outubro de 2016

Força de ambos os lados: 250.000 soldados do ELP e 150.000 soldados do KMT

Vítimas de ambos os lados: 2.000 vítimas do ELP e 24.000 soldados do KMT morto

Os principais comandantes de ambos os lados: Lin Biao, Fan Hanjie

O principal plano de combate do exército do Kuomintang:

1. Fan Hanjie (52 anos velho na época) grupo defendeu Jinzhou;

p>

2. Hou Jingru (46 anos na época) comandou o corpo de marcha para o leste, e Liao Yaoxiang (42 anos na época) comandou o corpo para o oeste corpo em marcha para atacar nosso Exército de Libertação Popular de leste a oeste;

3. Zheng Dongguo (então com 42 anos) 45 anos) O Primeiro Corpo estava estacionado em Changchun e atacava Shenyang de vez em quando para conter nossa retaguarda principal.

O principal plano de combate do nosso Exército de Libertação Popular:

1. Han Xianchu (então com 35 anos) comandou o Grupo de Assalto Norte, Deng Hua (então com 38 anos) comandou o Grupo de Assalto Sul e Duan Suquan (então com 32 anos) comandou o Grupo de Assalto Leste (incluindo o regimento de artilharia) para cercar e capturar Jinzhou;

2. Wu Kehua (então com 35 anos) comandou a quarta coluna, e He Jinnian (então com 38 anos) comandou a 11ª coluna para capturar Tashan e bloquear o avanço do exército do Kuomintang para o leste; Liang Xingchu (então com 36 anos) comandou a 10ª coluna para ocupar Heishan. A linha de frente da montanha Dahu bloqueou o avanço do regimento do exército do Kuomintang para o oeste;

3. Zhong Wei (37 anos na época). ) comandou a 12ª coluna e cinco divisões independentes para sitiar Changchun.

Resultados diretos:

Jinzhou libertada, completou a campanha "porta fechada e cachorro espancado", cortou a conexão entre o Nordeste e o Norte da China e lançou as bases pela aniquilação completa do exército do Kuomintang no Nordeste da China. Foram capturados Fan Hanjie (52 anos), vice-comandante-chefe da Supressão do Nordeste, Lu Junquan (49 anos), comandante do 6º Corpo, Sheng Jiaxing (44 anos), comandante do 93º Exército, e outros .

Resultados indiretos:

Outubro em No dia 17, o 60º Exército do Exército do Kuomintang revoltou-se sob a liderança do Comandante Zeng Zesheng (46 anos na época).No dia 19 de outubro, o novo Comandante do 7º Exército, Li Hong (45 anos na época), liderou suas tropas para rendição.Em 21 de outubro, o Exército do Kuomintang, Zheng Dongguo, comandante do Primeiro Corpo de Exército, conduziu suas tropas à rendição. Changchun foi libertado pacificamente.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde