inicial > Emoções psicológicas

Como incentivar os outros a devolver o dinheiro sem ficar envergonhado (Guiguzi ensina duas maneiras de incentivar os outros a devolver o dinheiro)

Zheng Lingcong 2022-09-11 frequência

Resumo:Diz-se que “pedir dinheiro emprestado é mais fácil do que conseguir dinheiro”. Depois de emprestar dinheiro, se você não pedir à outra parte que devolva o dinheiro, a outra parte continuará

Você já passou pela experiência de “pressionar alguém para devolver o dinheiro”?

Diz-se que "é mais fácil pedir dinheiro emprestado do que conseguir dinheiro". Depois de emprestar dinheiro, se você não pedir à outra parte que devolva o dinheiro, a outra parte continuará atrasando; se você pressionar demais, a outra parte ficará ansiosa - este é o estado da maioria das pessoas "pressionando as pessoas para devolver o dinheiro".

No entanto, ouvi falar de um caso muito clássico há algum tempo, que faz as pessoas sentirem que não é difícil para pessoas com "truques profundos" instar as pessoas a devolverem o dinheiro.

Dicas de cobrança de dívidas

Lao Wang Por causa dos negócios, pedi emprestada uma enorme quantia de dinheiro ao meu amigo Lao Li. Não muito tempo depois, Lao Wang morreu inesperadamente.

Neste momento, a empresa de Lao Li precisava urgentemente de rotação de capital.

Lao Li de repente caiu em um dilema: se ele pedisse dinheiro à esposa de Lao Wang, isso não seria justificado emocional ou racionalmente; mas se ele não conseguisse o dinheiro de volta, a empresa iria à falência novamente. perigo.

No final, Lao Li ajudou a cuidar de Lao Wang assuntos funerários, disse à esposa de Lao Wang:

"Minha cooperação com Lao Wang apenas começou, mas não esperava que Lao Wang fosse embora. Cunhada, não acho que seja melhor assim. Você também conhece os clientes de Lao Wang. Continue com os negócios de Lao Wang. Se precisar da minha ajuda, basta pedir e eu estarei lá."

Depois de ouvir isso, a esposa de Lao Wang a confortou e disse , "É verdade. Sinto muito, Lao Wang fez com que você sofresse perdas devido a este acidente. Eu também não entendo os negócios de Lao Wang. É melhor você pegar o dinheiro de volta e encontrar outro parceiro."

Você deve prestar atenção às "rotinas" ao falar

O clássico chinês "Guiguzi" diz: "A boca é o órgão, por isso fecha as emoções."

Guiguzi significa: a boca é o interruptor de pensamentos. Quando conversando com outras pessoas, você deve saber como usar a boca para esconder ou transmitir a ideia do seu coração.

Muitos amigos que já participaram de eventos sociais sabem que quando o chefe está discutindo um projeto, muitas vezes ele troca óculos, e você vai e vem. Parece que tudo é harmonioso, mas na verdade, cada palavra falada por ambas as partes tem seu próprio significado.

Em vernáculo, essa forma de falar costuma ser chamada de "rotina". Seja incentivando as pessoas a devolverem o dinheiro, conectando-se ao trabalho ou negociando com clientes, ao se comunicar com outras pessoas, você deve saber como usar algumas “rotinas” para se tornar invencível.

Entenda "desvios"

Como No caso anterior, o corpo de Lao Wang ainda estava frio, e se Lao Li começasse a cobrar dívidas, seria constrangedor por um lado e irracional por outro. Portanto, Lao Li tomou um caminho indireto para induzir a esposa de Lao Wang a mencionar primeiro o reembolso do dinheiro.

Gui Guzi, o buscador de santos, disse: Se você quiser persuadir a outra parte através de palavras, você deve pensar duas vezes sobre o que vai dizer de antemão. Obviamente, o que Guiguzi chama de “considerar repetidamente” é um processo de “desvio”.

Na comunicação interpessoal, há sempre muitas “regras ocultas” que não são adequadas para serem colocadas em cima da mesa. Neste momento, você precisa expressar seu propósito com tato por meio de “rotundas”.

Use mentiras para dizer a verdade

Na vida, muitas pessoas honestas só dizem a verdade, mas ser muito direto e dizer tudo o que pensam muitas vezes desperta ressentimento nos outros.

"Guiguzi" diz: A boca pode ser usada para comer, mas não pode ser usada para falar bobagens, porque a comunicação entre as pessoas é um tabu. A maneira de evitar esses tabus é modificar suas palavras.

Por exemplo, se você for até a empresa de um cliente para receber o pagamento final e não souber se o cliente está na empresa ou não - neste momento, você não pode contar ao outro funcionário do partido “Estou aqui para fechar o pagamento.” Quando outros ouvirem isso, é claro que você dirá “O chefe está fora.”

Mas você pode dizer o contrário: “Alguns detalhes sobre o projeto precisa ser finalizado. Quando seu chefe estará livre?" Dessa forma, é natural que as mentiras se tornem verdadeiras.

Conclusão

Em "Guiguzi" Diga: Quando você fala, você espera que alguém ouça, e quando você faz algo, você espera que seja feito - tudo isso faz parte da natureza humana.

"Conversar" é a forma básica de cooperação, competição e fazer amigos. Ao interagir com outras pessoas, se você for direto e expor seu propósito diretamente, talvez não consiga realizar as coisas.

Se você adotar algumas "rotinas" de falar apropriadamente, souber usar desvios e usar mentiras para dizer a verdade, muitas vezes você terá mais chances de sucesso.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde