inicial > Conversa Histórica

As razões da revolta camponesa no final da Dinastia Tang (como ocorreu a Revolta Huangchao no final da Dinastia Tang)

Chu Qikun 2022-11-09 frequência

Resumo:Durante dez anos antes e depois da grande revolta camponesa no final da Dinastia Tang, a guerra espalhou-se pela maior parte da China, destruindo ainda mais o poder da pequena nobreza rica, desferindo

No início de 875, Wang Xianzhi, que era um negociante privado de sal, liderou a primeira revolta em Changyuan (agora a nordeste de Changyuan, província de Henan) e autodenominou-se "General Tianbujunjun".

No mesmo ano, Huang Chao, natural de Yuenju (agora a sudoeste de Heze, Shandong) e negociante privado de sal, levou a multidão a responder. Os dois exércitos rebeldes convergiram.

Mais tarde, Wang Xianzhi foi capturado e sacrificado. Huang Chao foi chamado de Rei Amarelo e "General Subindo ao Céu" e liderou o exército rebelde para continuar lutando.

Em 880, o exército rebelde extraiu pedra (agora Anhui) Tu) atravessou o rio e foi para o norte para capturar Luoyang. Então, eles romperam Tongguan.

No início do segundo ano, o exército rebelde entrou em Chang'an e Tang Zhizong fugiu para Sichuan. Huang Chao proclamou-se imperador em Chang'an e o país foi nomeado Daqi.

No entanto, depois que o exército rebelde capturou Chang'an, Tang Zhizong, que não aproveitou a vitória para perseguir Xisu, deu ao inimigo a oportunidade de se reagrupar e lançar um contra-ataque.

Em março de 881, o governo Tang pensou em convocar enviados de Jiedu de vários lugares tentaram atacar o exército rebelde para se protegerem.Mais tarde, convocaram os nobres Shatuo para se juntarem ao exército rebelde no cerco de Chang'an.

Ao mesmo tempo, os proprietários de terras perto de Chang'an acumulavam grãos e montavam acampamentos para se protegerem, o que dificultou temporariamente a compra de grãos e grama pelo exército rebelde.

Ao mesmo tempo, o general rebelde Zhu Wen, que estava estacionado em Tongzhou, rebelou-se e rendeu-se ao inimigo, o que colocou o exército rebelde num dilema por um tempo.

Sob dupla pressão, os rebeldes de Huangchao foram forçados a se retirar. deixando Chang'an, ele viajou para Henan e tentou capturar Chenzhou como um lugar para se estabelecer, mas encontrou resistência obstinada dos oficiais e soldados de Chenzhou e não conseguiu capturá-la por um longo tempo.

Neste momento, a cavalaria dos nobres Shatuo aproximou-se gradualmente de Chenzhou. Como resultado, os rebeldes Huangchao foram atacados de ambos os lados e sofreram pesadas perdas.

Forçado, Huang Chao não teve escolha senão recuar para o Vale Langhu, no sopé do Monte Tai. Sob pressão, ele cometeu suicídio. Por esta altura, a revolta camponesa no final da Dinastia Tang foi considerada um fracasso.

10 anos completos antes e depois do camponês A revolta no final da Dinastia Tang, lutou por metade da China, destruiu ainda mais o poder da pequena nobreza rica, desferiu um duro golpe na classe dos proprietários de terras e indiretamente encurtou o tempo para o fim da Dinastia Tang.

Embora a revolta camponesa tenha falhado, vamos olhar para trás e analisar porque é que a revolta camponesa eclodiu no final da Dinastia Tang.

Em primeiro lugar, no final da Dinastia Tang, a anexação de terras intensificou-se e os impostos tornaram-se cada vez mais severos.

Quando a Lei dos Dois Impostos foi implementada pela primeira vez, a seda foi convertida em moeda para cálculo, mas quando o imposto propriamente dito foi cobrado, ele foi simplesmente implementado.

Dessa forma, as idas e vindas levaram indiretamente a que a quantidade de seda paga pelas pessoas fosse, na verdade, várias vezes maior do que antes.

Além das duas leis fiscais, os funcionários de nível inferior invocaram vários impostos exorbitantes e impostos diversos, como impostos sobre habitação, dinheiro para colheitas jovens, etc. Devido à grave anexação de terras e aos pesados ​​impostos, muitos agricultores foram forçados a fugir.

Segundo, de Su At No início da Dinastia Zong, a Dinastia Tang implementou a política de monopólio de venda de sal por parte do governo, o que fez com que o preço do sal continuasse a subir. Algumas pessoas não tinham dinheiro para comprar sal, então tiveram que comer alimentos leves.

Desde o início do monopólio do sal, o governo da Dinastia Tang proibiu estritamente a venda de sal privado. Como resultado, havia cada vez mais comerciantes privados de sal. Eles até organizaram forças armadas para resistir à perseguição do governo.

A combinação das forças armadas destes negociantes de sal e dos camponeses em fuga tornou-se uma força importante na resistência ao domínio da Dinastia Tang.

Terceiro, final da Dinastia Tang O governo era corrupto. Quando o imperador Yizong da dinastia Tang estava no poder, ele não prestava atenção aos assuntos políticos da corte. O que era ainda mais absurdo era que ele organizava banquetes mais de dez vezes por mês para os poderosos proprietários comerem. , bebia e se divertia, e não dava ouvidos aos assuntos das classes populares.

Quando Xizong da Dinastia Tang chegou, ele intensificou seus esforços e só se preocupou em se divertir. O resto era entregar todos os assuntos políticos da corte ao eunuco Tian Lingzi. Ele até ligou para ele " pai" e permitiu que ele aceitasse subornos com seu poder.

Quarto, os desastres naturais são desenfreada Em 873, ocorreram inundações em Henan e Shandong. No ano seguinte houve outra seca severa, que reduziu a colheita de verão pela metade e a colheita de outono ainda menos.Muitos agricultores comeram sementes de gramíneas e folhas de alfarroba para saciar a fome, mas o governo continuou a pressionar por aluguel e impostos.

Sob os efeitos duplos dessas condições, no final do período Tang Dinastia A revolta camponesa eclodiu aqui. 

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde