inicial > Enciclopédia de curiosidades

Por que os vulcões entram em erupção (a formação dos vulcões e as razões pelas quais eles entram em erupção)

Kong Xuchen 2022-11-10 frequência

Resumo:Uma erupção vulcânica é um fenômeno natural causado pela ejeção de material derretido do interior da Terra sob pressão. A temperatura e a densidade dentro da Terra são desiguais, criando cor

Presumivelmente todo mundo já viu vulcões na vida diária através de livros ou da Internet, e até viu erupções vulcânicas.

Então você já pensou por que os vulcões entram em erupção? O que exatamente causa isso?

A formação do vulcão

Primeiro dar Vamos explicar como os vulcões são formados.A formação de vulcões é o resultado de violentas mudanças na crosta terrestre e envolve uma série de processos físicos e químicos.

É um relevo especial formado por magma de alta temperatura e gases e detritos relacionados ejetados de partes fracas da crosta terrestre sob a superfície terrestre.

Geralmente, a forma de um vulcão é em forma de cone, composta principalmente por um cone vulcânico, uma cratera e uma abertura. Os vulcões são divididos principalmente em três tipos: vulcões ativos, vulcões extintos e vulcões adormecidos.

Vulcões ativos referem-se a vulcões modernos que ainda estão ativos ou ocorrem Vulcão ativo periodicamente eruptivo. Existem cerca de 500 vulcões ativos no mundo, e esses vulcões estão em um período de pico de atividade. Um vulcão extinto refere-se a um vulcão que entrou em erupção em tempos pré-históricos, mas não esteve ativo na história.

Este tipo de vulcão perdeu a capacidade de se mover. Alguns vulcões ainda mantêm uma forma vulcânica completa, enquanto outros sofreram intemperismo e erosão, deixando apenas restos vulcânicos incompletos.

Um vulcão adormecido refere-se a um vulcão que entrou em erupção na história, mas que está relativamente estático há muito tempo. Todos esses vulcões têm formas de cone vulcânico bem preservadas e ainda são capazes de atividade vulcânica, ou não se pode concluir que perderam a sua atividade vulcânica.

Os vulcões que frequentemente conhecemos em erupção são todos vulcões ativos. A seguir, explicaremos as razões das erupções vulcânicas.

Pressão dentro da Terra

A A erupção vulcânica é um fenômeno natural causado pela ejeção de material derretido do interior da Terra sob pressão. A temperatura e a densidade dentro da Terra são desiguais, criando correntes de convecção do manto ou plumas do manto dentro do manto.

Quando o material quente sobe para as partes rasas da Terra, ocorre derretimento parcial devido à pressão reduzida.

Sob a ação da força externa, esses materiais fundidos se reúnem e formam sacos de magma nas partes rasas da terra. Quando a pressão do saco de magma é maior que a pressão da formação, o magma irá correm ao longo de falhas ou pontos fracos da crosta terrestre, causando erupções vulcânicas.

Interação entre placas

Por exemplo , em zonas de subducção ou zonas de colisão entre placas, a fricção cria altas temperaturas locais, e a desidratação de alguns minerais contendo água também reduz o ponto de fusão das rochas. Bolsas de magma também se formarão neste momento, desencadeando atividade vulcânica.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde