inicial > Conversa Histórica

Uma breve introdução à vida de Yelubei (por que Yelubei, o príncipe herdeiro Khitan, se rebelou e fugiu para a dinastia Tang posterior)

Tao Aochen 2022-11-10 frequência

Resumo:Yelu Bei nasceu em 899. Seu pai era Yelu Abaoji e sua mãe era Shuluping. Yelubei é inteligente e estudioso desde criança. Embora viva nas pastagens do norte, ele gosta especialmente da cultura Han

Em 930, primeiro ano de Changxing na Dinastia Tang Posterior, Li Siyuan, Imperador Mingzong da Dinastia Tang Posterior, recebeu um convidado especial de longe. Esta pessoa é o filho mais velho de Liao Taizu Yelu Abaoji, o ex-príncipe herdeiro de Khitan, Yelu Bei!

Como herdeiro do trono Khitan, por que Yelubei abandonou seu país, deixou as pastagens do norte e mudou-se para as Planícies Centrais? Que histórias pouco conhecidas estão escondidas por trás disso e qual é o final de Yelvbei?

1. O Imperador Humano

Yelübei nasceu em 899. Seu pai era Yelu Abaoji e sua mãe era Shuluping. Yelubei é inteligente e estudioso desde criança. Embora viva nas pastagens do norte, ele gosta especialmente da cultura Han.

Em 916, Yelu Abaoji proclamou-se imperador e fez de Yelu Bei o príncipe herdeiro. Naquela época, Yelu Abaoji queria construir um templo para oferecer sacrifícios, e Yelu Bei propôs que “Confúcio, o grande sábio, fosse respeitado por todas as gerações e deveria ser o primeiro a fazê-lo”.

Yelu Abaoji ficou muito feliz e adotou a sugestão de Yelu Bei, "ele imediatamente construiu um templo de Confúcio e ordenou que o príncipe herdeiro prestasse homenagem no período da primavera e do outono."

Embora seja o príncipe herdeiro, Yelvbei também participou de algumas guerras e é um herdeiro com habilidades civis e militares. Certa vez, ele participou da conquista de Wugu e Dangxiang e mais tarde serviu como comandante de vanguarda para "traçar estratégias para a região de Yan".

Em 924, Yelu Abaoji planejou conquistar o Reino Bohai a oeste, e Yelu Bei foi responsável por ficar para trás. Ele ofereceu conselhos e sugestões e ajudou os Khitan a vencer.

Depois disso, Yelu Abaoji mudou o nome do Reino Bohai para Dongdan, nomeou Yelu Bei o Rei dos Imperadores Humanos, e o deixou assumir o comando. Ao mesmo tempo, Yelu Abaoji também concedeu a Yelu Bei o "Capitão do Imperador".

2. Forçado a ceder

Pouco tempo depois, Yelu Bei recebeu a má notícia de que seu pai, Yelu Abaoji, morreu repentinamente de doença, então ele correu para comparecer ao funeral. Logicamente falando, Yelu Bei deveria herdar o trono, que é o que Yelu Abaoji quis dizer.

No entanto, a mãe de Yelu Bei, Shulu Ping, era parcial e queria que seu segundo filho, Yelu Deguang, fosse o imperador.

Por esse motivo, Shu Luping apresentou uma peça. Ela convocou centenas de oficiais e pediu-lhes que escolhessem um novo imperador. Quem quer que eles apoiassem seguraria a sela e o freio. Como resultado, todos correram para o cavalo de Yelu Deguang.

Yelübei disse desamparado: "O grande marechal (referindo-se a Yelu Deguang) tem méritos e ações e pertence tanto à China quanto a países estrangeiros, então ele deveria estar no comando do país." Desta forma, O trono de Yelubei foi arrebatado por sua mãe e seu irmão mais novo.

Isso ainda não acabou. Yelvbei está sob suspeita. Dizem que Luping e Yelu Deguang "montaram guardas para esperar por qualquer movimento". Depois de ouvir a notícia, o Imperador Mingzong, da posterior Dinastia Tang, enviou alguém com uma carta para convidar Yelvbei para ir às Planícies Centrais.

Em 930, Yelvbei partiu de Liaodong, "levando o povo de Gaomei com ele e carregando livros através do mar".

3. Morte em um país estrangeiro< /p>

Antes de partir, Yelvbei escreveu um poema para expressar sua insatisfação e desamparo: "As pequenas montanhas estão dominando as grandes montanhas, e as grandes montanhas estão completamente impotentes. Tenho vergonha de ver o povo da minha cidade natal, e irei para o exterior de agora em diante." Mingzong, da Dinastia Tang Posterior, expressou sua insatisfação e desamparo a Yelvbei. Atribuímos grande importância à sua chegada e o saudamos com a guarda de honra do imperador.

Depois que Yelvbei chegou a Kaifeng, o Imperador Mingzong da Dinastia Tang Posterior "a tomou como esposa do Imperador Zhuangzong da família Xia" e a chamou de Li Zanhua. Ao mesmo tempo, Yelvbei também foi nomeado Jiedushi. Embora estivesse na Dinastia Tang Posterior, Yelvbei ainda sentia falta de seus parentes e "enviava saudações constantemente".

Em 933, o imperador Mingzong, da dinastia Tang posterior, morreu de doença e seu filho adotivo, Li Congke, assumiu o trono. Yelu Bei relatou secretamente a Yelu Deguang: "Cong Ke matará o rei e Yu o atacará." Não muito depois, Shi Jingtang, com o apoio dos Khitan, reuniu suas tropas e foi para o sul.

Li Congke queria se autoimolar com Yelu Bei, mas Yelu Bei recusou. Furioso, Li Congke enviou alguém para matar Yelubei e morreu aos 38 anos.

Embora Yelu Bei tenha sido morto, seu filho mais velho, Yelv Ruan, sobreviveu e se tornou o terceiro imperador de Khitan. O trono Khitan acabou sendo herdado pelos descendentes de Yelubei.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde