inicial > Conversa Histórica

Qual é a diferença entre o Yi Jing e o Zhou Yi (sobre o que são o Yi Jing e o Zhou Yi, respectivamente)

Tao Aochen 2022-11-13 frequência

Resumo:A diferença entre o “Livro das Mutações” e o “Livro das Mutações” é que o “Livro das Mutações” contém o “Livro das Mutações”, e os dois são subordinados. São monografias

Muitas pessoas já ouviram falar do "Livro das Mutações" e do "Livro das Mutações" até certo ponto e acham que não há diferença entre os dois. De qualquer forma, ambos foram usados ​​pelos antigos para adivinhação. Na verdade , o “Livro das Mutações” e o “Livro das Mutações” são Há uma diferença, e não é exclusivamente uma ferramenta de adivinhação usada pelos antigos.

Vamos falar sobre isso em detalhes hoje.

01 Qual é a diferença entre "Livro das Mutações" e "Livro das Mutações"‍‍

Em primeiro lugar, vamos falar do "Livro das Mutações". É um dos documentos mais antigos do nosso país, e o "Livro das Mutações" pode ser dividido em um sentido amplo e sentido restrito. O sentido amplo do "Livro das Mutações" é uma coleção de três partes. "Montanha", "Gui Zang" e "Zhouyi", mas infelizmente, "Lianshan" e "Gui Zang" foram perdido.

Em termos de conteúdo, essas "Três Mudanças" são todas compostas por 64 hexagramas individuais sobrepostos aos oito trigramas. Quais são as diferenças específicas? É muito provável que as dinastias sejam diferentes. Eles são materiais de ensino de adivinhação para Xia, Shang e Zhou, respectivamente, mas apenas o "Livro das Mutações" foi transmitido.

De acordo com lendas relevantes, o Bagua foi criado por Fu Xi. O Rei Zhou Wen desenvolveu os Sessenta e Quatro Hexagramas baseados no Bagua, além do Yao Ci criado por Zhou Gong. O Bagua, Sessenta e Quatro Hexagramas e Yao Ci, essas três partes constituem a parte "Jing" do "Livro das Mutações".

Este "Livro das Mutações" é a versão restrita do "Livro das Mutações" que mencionamos anteriormente.

Este "Sutra" é equivalente à antiga adivinhação e hexagrama Livro didático de interpretação, mas o livro didático é muito profundo e ainda precisamos de interpretação auxiliar para entendê-lo. Nessa época, apareceu uma leitura suplementar chamada “Dez Asas”.

"Dez Asas" também é chamado de "Yizhuan", que é a parte "Zhuan" de "Zhouyi". É uma obra que anota o "Jing" em "Zhouyi". Por causa da busca de Confúcio pelo "Livro das Mutações", muitas pessoas pensam que o autor de "Dez Asas" é Confúcio, mas não é o caso. "Ten Wings" provavelmente foi escrita durante o Período dos Reinos Combatentes.

O "Livro das Mutações" no sentido estrito, ou seja, o "Livro das Mutações" no "Livro das Mutações", é um simples hexagrama, adivinhação e técnicas de adivinhação, como um livro didático, conciso e conciso; embora o "Zhuan" contenha muitas filosofias e especulações históricas, ele faz com que o "Livro das Mutações" não seja mais simplesmente uma ferramenta para adivinhação e leitura da sorte.

02 O papel do "I Ching" não se limita à adivinhação

Até agora, ainda é difícil para nós chegarmos a uma interpretação unificada das linhas do "Livro das Mutações". Muitas pessoas pensam que o "Livro das Mutações" é muito misterioso e profundo, mas na verdade simplesmente não conseguimos entendê-lo.

No período pré-Qin, a leitura da sorte usando o "Livro das Mutações" era muito popular e os cálculos eram bastante precisos, mas se considerarmos isso apenas como uma técnica de leitura da sorte, teríamos subestime isso.

Todos sabemos que Qin Shihuang queimou livros para prender os estudiosos. Como um livro de leitura da sorte, o "Livro das Mutações" evitou o destino de ser queimado. Qin Shihuang sentiu que se tratava apenas de uma leitura da sorte. livro de ferramentas e não poderia ser usado para escrever nada. Quem diria que há grande sabedoria no "Livro das Mutações". Da vida civil à governança, todos os pensamentos podem encontrar pistas no "Livro das Mutações".

Sima Qian comentou uma vez sobre o "Livro das Mutações": "Yi Benyin" Yi Zhi Xian "significa que, embora use o" Livro das Mutações "para prever a sorte e a sorte, também existem leis e regras históricas ocultas, que podem não apenas prever a sorte, mas também prever os tempos antigos e modernos.

Feng Youlan das gerações posteriores também disse que "O Livro das Mutações" "não tem forma nem corpo". Na opinião deles, o "Livro das Mutações" não fala sobre nada substantivo, mas é derivado de tudo.Fundamentalmente, todas as coisas e leis podem ser rastreadas até o próprio "Livro das Mutações".

Não apenas os antigos sábios chineses descobertos, mas também o sistema binário e outras leis descobertas pelos ocidentais são considerados originados do "Livro das Mutações". O "Livro das Mutações" é a fonte de todos isto, portanto, o "Livro das Mutações". O Sutra tem conotações amplas e profundas.

Todos que leem o "Livro das Mutações" estão moldando um novo Também estou interpretando o "Livro das Mutações". Algumas pessoas aprenderão com ele os princípios da vida e até escolherão palavras para se nomearem depois de lê-lo.

Por exemplo, a 62ª linha de "Yi Jing·Yu Gua" diz: "Entre pedras, nunca há fim, castidade e sorte." Isso significa que se você ficar preso entre duas pedras, você será resgatado em menos de um dia., este é um presságio auspicioso.

Acredito que você saiba quem deu esse nome, mas por que dá "sorte" estar "preso" entre as pedras?

Isso ocorre porque, ao enfrentar as tentações do mundo, você deve manter sua mente sólida como uma rocha e permanecer imóvel. Somente dessa forma você poderá garantir que não se entregará a isso. Em nome sobre isso, quero me lembrar de manter a calma em todos os momentos., ambição firme, isso é uma espécie de expectativa para si mesmo.

Em resumo, "Livro das Mutações" e "Livro das Mutações" Mudanças" "A diferença é que o "Livro das Mutações" contém o "Livro das Mutações", e os dois são subordinados. São monografias que resumem as leis da natureza e as práticas humanísticas. Além de serem utilizadas para adivinhação e leitura da sorte, seus conteúdos também abrangem diversos campos como política, filosofia, literatura, ciência, etc., e têm influência de longo alcance. .

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde