inicial > Conversa Histórica

Uma coleção de poemas sobre Chang'an (dez canções elogiando e famosos poemas antigos descrevendo Chang'an)

Zou Fangqi 2022-12-24 frequência

Resumo:Não vejo você, Du Mu está olhando para Chang'an de longe, “Olhando para trás, para Chang'an, há pilhas de bordados e milhares de portões se abrindo no topo da montanha”; Wang Han está com s

Dez poemas antigos que descrevem Chang'an são brilhantes e vale a pena apreciar e colecionar!

Na próspera Dinastia Tang, Chang'an tinha o espírito de prosperidade e elegância de renome mundial. O poeta também tinha um amor indescritível por Chang'an em seu coração.

As montanhas, rios, plantas e árvores de Chang'an, até mesmo a fumaça e os salgueiros de Baqiao, as vicissitudes das estradas dos correios, a ternura das meninas e o espírito dominador dos cavaleiros, etc., são todos incluídos no capítulo e se tornarão A tinta espessa será transmitida às gerações futuras. Apenas Chang'an na Dinastia Tang tem tal profundidade e acumulação.

Se você não me vê, Du Mu está olhando para Chang'an de longe, "Chang 'an olha para trás, para pilhas de bordados, e milhares de portas são abertas no topo da montanha. "; Wang Han estava com saudades de casa na fortaleza da fronteira, "Ouvir os salgueiros dobrando-se à noite, isso lembra as pessoas de Chang'an "; Meng Jiao foi admitido no exame imperial, "A brisa da primavera era tão excitante que os cavalos tinham cascos, e ele viu todas as flores em Chang'an em um dia"; Li Bai subiu na Torre da Fênix, "Sempre as nuvens pode bloquear o sol." , Chang'an deixa as pessoas tristes."

Na antiga Chang'an, o vento norte assobiava e os chifres eram realmente desolados; na antiga Chang'an, havia batalhas , e o sol poente estava manchado.

Chang'an é um símbolo da Dinastia Tang e do apogeu da civilização antiga. Os poetas sentem falta de Chang'an, os viajantes sentem falta de Chang'an e as pessoas de hoje sentem falta de Chang'an. Assim como ele Zhu disse: "Para suportar a velha conversa, viajar para o novo sonho, Chang'an fica a três mil milhas de distância." Abaixo estão dez poemas antigos que descrevem Chang'an. Bem-vindo a coletá-los.

Vista da Primavera de Chang'an

Dinastia Tang: Lu Lun

O vento leste sopra a chuva pelas colinas verdes, mas você pode ver milhares de portas com grama verde.

Quando chegará a casa do sonho?Quantas pessoas retornarão ao rio Chunsheng?

Fora das nuvens flutuantes em Kawahara, os palácios do palácio estão espalhados e iluminados.

Quem quiser ser confucionista encontrará dificuldades no mundo e será apenas convidado em Qingan.

Apreciação: O poeta está se sentindo confuso e com saudades de casa. O que ele vê em seus olhos e o que ele pensa em seu coração nada mais são do que cenas tristes e sentimentos tristes. Ele canta em voz baixa, cantando e suspirando , que pode facilmente despertar os sentimentos das pessoas após a leitura.Simpatia e piedade, esta é a expressão da beleza feminina.

Chang'an Qiuwang

Dinastia Tang: Du Mu

< p> O prédio está encostado na árvore congelada e não há espelho no céu.

As montanhas Nanshan e as cores do outono são poderosas.

Apreciação: O pavilhão está encostado na floresta coberta de gelo e o céu é como um espelho brilhante sem uma única nuvem. As majestosas montanhas Nanshan e as refrescantes cores do outono competem entre si em termos de impulso?

Marcha para a cidade natal de Chang'an por nove dias

Dinastia Tang: Cen Shen

Eu queria subir alto, mas ninguém me trouxe vinho.

Os crisântemos que têm pena da minha cidade natal deveriam florescer perto do campo de batalha.

Apreciação: No dia 9 de setembro, no Festival Double Ninth, subi relutantemente a um lugar alto e tive uma visão distante. No entanto, durante esta marcha devastada pela guerra, ninguém pôde me trazer vinho. Olhei para minha cidade natal, Chang'an, com o coração pesado. Os crisântemos pareciam florescer esporadicamente perto do campo de batalha.

Turnê Juvenil

Dinastia Song: Liu Yong

Chang'an Os cavalos na estrada antiga estão atrasados, os salgueiros altos são caóticos e as cigarras relincham. Fora de Sunset Island, nas planícies do vento de outono, meus olhos ficaram quebrados e caídos por quatro dias.

Depois que Guiyun desapareceu sem deixar rastros, onde está o estágio inicial? O relacionamento não é familiar, o bêbado é solitário e não é mais como era quando era jovem.

Apreciação: Montando um cavalo magro e caminhando lentamente pela Estrada Antiga de Chang'an, os altos salgueiros e as cigarras de outono cantavam aleatoriamente. Sob o sol poente, o vento de outono soprava forte no deserto, olhei para cima e vi o céu pendurado em todas as direções.

Ondas de outono

Dinastia Song: Lu You

O outono chega A esquina da cidade fronteiriça grita de luto e o farol brilha na plataforma alta. A canção triste atinge o prédio, contando com o vinho alto, esse é um caminho tranquilo.

Uma pessoa apaixonada é como a lua na montanha ao sul, principalmente quando as nuvens se abrem ao entardecer. Os salgueiros esfumaçados em Baqiao e o lago em Qujiang estão esperando a chegada das pessoas.

Apreciação: A primeira parte do poema descreve a chegada à cidade fronteiriça no outono, e o som de tambores e buzinas é cheio de tristeza. A segunda parte faz a transição do "alto" e "esta alegria é vagaroso" na primeira parte, expressando plenamente o "feliz" "prosperar".

Todo o poema muda de "tristeza" para "xing", refletindo o otimismo e a ambição patriótica do autor.

Chang'an Chun

Dinastia Tang: Bai Juyi

< p> Qing Os galhos de salgueiro na porta são macios e fracos, e o vento leste sopra com uma cor dourada.

O vinho em Jiedong é tão ralo que é fácil acordar da embriaguez, e os olhos cheios de tristeza primaveril não podem ser vendidos.

Apreciação: Os salgueiros do lado de fora da porta caíram fracamente, e o vento leste da primavera soprou os galhos do salgueiro em um amarelo dourado. O álcool em Dongjie é muito fraco e você acordará facilmente depois de estar bêbado, ainda cheio de tristeza.

Obras Chinesas de Dian Jiang Lip·Chang'an

Dinastia Yuan: Yuan Haowen

A primavera volta na areia, e a janela verde ainda canta sobre ficar na primavera. Quando pergunto onde está a primavera, as flores caem e os papagaios ficam sem palavras.

A névoa canta no coração e as árvores estão na fumaça do deserto. Ao entardecer, na Torre Oeste, cai uma garoa nas cortinas e procuro a primavera em meu sonho.

Apreciação: O amor expressa meus sentimentos íntimos de longe, mas só consigo ver as árvores na fumaça nebulosa. O sol se põe na Torre Oeste, deixando apenas a garoa fora das cortinas. Receio só poder procurar vestígios de primavera em meus sonhos.

Bodhisattva Man·Shu Jiangxi Ostomy Wall

Dinastia Song do Sul: Xin Qiji< /p >

Sob as águas cristalinas do Yugu Terrace, muitos transeuntes choram. Olhando para noroeste em direção a Chang'an, podem-se ver inúmeras montanhas.

As montanhas verdes não podem cobri-lo e, afinal, ele fluirá para o leste. Quando Jiang estava triste à noite, ele ouvia perdizes nas profundezas das montanhas.

Agradecimento: A água do rio Ganjiang sob o Terraço Yugu contém as lágrimas de muitos transeuntes. Olhei para Chang'an, no noroeste, mas infelizmente só consegui ver inúmeras montanhas verdes.

Midnight Wu Song·Autumn Song

Dinastia Tang: Li Bai

Há lua em Chang'an e o som de milhares de famílias batendo em suas roupas.

O vento do outono nunca passa, mas sempre há amor entre os dois.

Quando os bárbaros Hu forem derrotados, um homem bom interromperá sua expedição.

Agradecimento: Há luar na cidade de Chang'an e milhares de famílias estão batendo roupas. O vento de outono carrega o som de roupas batendo, e todas as famílias sentem falta daqueles que guardam a fronteira.

Neve

Dinastia Tang: Luo Yin

Fim Diz-se que uma boa colheita será auspiciosa, e o que acontecerá numa boa colheita.

Se houver uma pessoa pobre em Chang'an, a auspiciosidade não deve ser muito grande.

Apreciação: Diz-se que a neve auspiciosa anuncia uma boa colheita. O que acontecerá na boa colheita? Há pessoas pobres na cidade de Chang'an, então acho que não deveria haver muita neve auspiciosa.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde