inicial > Conversa Histórica

Por que Zhufuyan foi executado pelos Nove Clãs (Por que o Imperador Wu da Dinastia Han quis exterminar Zhufuyan)

Han Jianxiao 2023-01-04 frequência

Resumo:Wei Qing admirava os talentos de Zhu Fuyan e o recomendou muitas vezes ao Imperador Wu da Dinastia Han, mas ele foi ignorado pelo imperador. O pai do mestre, Yan, permaneceu muito tempo na capital e

Zhufu Yan ajudou o Imperador Wu da Dinastia Han a criar uma era próspera e foi considerado o primeiro oficial a dar uma grande contribuição. Por que ele acabou sendo executado por todos em sua família?

Como o ministro mais destacado durante o período do Imperador Wu da Dinastia Han, Zhufuyan era de Linzi, estado de Qi. Ele nasceu na pobreza. Ele aprendeu a arte dos movimentos verticais e horizontais. em seus primeiros anos, e mais tarde estudou as opiniões de diversas escolas de pensamento.Um homem culto.

No entanto, embora Zhu Fuyan fosse muito experiente, seu caráter era muito pobre. Como ele não podia viver em Qi, ele viajou pelos reinos de Yan, Zhao, Zhongshan, etc., na esperança de ser apreciado por os príncipes e os reis. Sem exceção, todos terminaram em fracasso.

Quando Zhu Fuyan estava mais envergonhado, ele não conseguia nem pagar uma refeição completa e ficava extremamente deprimido.

No primeiro ano de Yuanguang (134 aC), o pai do mestre, Yan, entrou sozinho em Chang'an para Visite o general Wei Qing e quero encontrar uma maneira de me tornar um oficial através dele. Wei Qing admirava os talentos de Zhu Fuyan e o recomendou muitas vezes ao Imperador Wu da Dinastia Han, mas ele foi ignorado pelo imperador.

O pai do mestre, Yan, permaneceu na capital por muito tempo e o dinheiro que ele trouxe foi acabando. Em desespero, ele escreveu ao imperador declarando diretamente sua ambição.

Zhufu Yan teve muita sorte. Ele escreveu nove sugestões ao imperador pela manhã, oito das quais foram adotadas pelo imperador ao meio-dia. À noite, ele foi convocado pela graça e entrou no escritório oficial carreira.

Entre as oito sugestões adotadas, a que mais interessou ao Imperador Wu da Dinastia Han foi a "Ordem Tweening", que pretendia enfraquecer o poder dos príncipes. Após a “Rebelião dos Sete Reinos”, embora a Dinastia Han tenha tomado várias medidas para restringir os príncipes e reis, eles ainda eram muito poderosos.

Por exemplo, o tio do imperador Wu da dinastia Han, o rei Liu Wu de Liang, era tão majestoso quanto o imperador sempre que viajava. Ele também fabricava centenas de milhares de arcos e flechas no país. , e os tesouros do tesouro eram ainda maiores do que os da capital, o que muitas vezes fazia o imperador Wu da dinastia Han dormir e comer inquieto.

Em vista disso, Zhufuyan sugeriu que o Imperador Wu da Dinastia Han emitisse uma "Ordem Tianfa" para permitir que os príncipes e reis distribuam seu feudo aos seus filhos e estabeleçam estados principescos menores.

Como resultado, cada geração de príncipes e reis enfrentará o problema de reduzir sua jurisdição durante seu reinado. Se isso continuar, dentro de algumas gerações, os príncipes e reis não terão mais a capacidade de resistir. a corte imperial.poder.

A beleza desta estratégia é que a corte pode atingir o objetivo de enfraquecer os príncipes e reis sem pagar quase nenhum preço. Na verdade, é matar dois coelhos com uma cajadada só.

O imperador Wu da Dinastia Han reconheceu muito o conteúdo da "Ordem Tianen" e imediatamente a promulgou na forma de lei em todo o país. Zhufu Yan também foi apreciado por sua contribuição e serviço meritório, e foi nomeado médico pelo imperador.

Depois disso, em menos de um ano, Zhu Fuyan foi sucessivamente promovido a Yezhe, Zhonglang e Zhongdafu. Alguns anos depois, Lord Fuyan fez grandes contribuições ajudando Wei Zifu a obter a posição de rainha, expondo o comportamento escandaloso do Rei Yan Liu Dingguo e outras atividades, e conquistou o respeito do Imperador Wu da Dinastia Han e da Rainha Wei.

O pai do mestre, Yan, é tacanho e inflexível. Assim que tiver sucesso, ele retaliará contra aqueles que o excluíram e humilharam.

A fim de impedi-lo de fazer falsas acusações, ou para bajulá-lo a fim de obter uma promoção, os cortesãos o subornaram com pesadas somas de dinheiro, enriquecendo assim o pai do mestre, Yan.

Um amigo viu que seu pai Yan estava agindo de forma muito arrogante, então ele gentilmente o aconselhou a não ir a extremos, mas a aprender a "deixar uma saída" para si mesmo.

Zhufuyan não levou a sério o conselho do amigo e disse eloquentemente:

< p>"Estou casada com meu marido há mais de quarenta anos e estudamos juntos. Não tenho conseguido ter sucesso na vida, não considero meu marido como meu filho, meu irmão não me aceitou, meus convidados me abandonaram e estamos apaixonados há muito tempo. Além disso, se meu marido não tiver cinco panelas de comida na vida, ele terá cinco panelas na morte. Cozinhando orelhas. Eu estava longe ao anoitecer, então eu recorreu à violência." (Ver "Registros Históricos: Biografia do Mestre e Pai do Marquês de Pingjin").

Zhufu Yan foi tão inescrupuloso em seu comportamento que só poderia ser morto no final, e o incidente que o levou à autodestruição aconteceu no Estado de Qi.

Acontece que depois que seu pai Yan teve sucesso, ele enviou pessoas para fazer lobby junto à Rainha Mãe Ji do Estado de Qi, na esperança de enviar sua filha para o palácio como concubina. Como resultado, ela não foi apenas rejeitado pela Rainha Mãe Ji, mas também foi humilhado.

O pai do mestre, Yan, ficou tão zangado que escreveu ao imperador Wu da dinastia Han, alegando que Qi era próspero e poderoso, mas o rei de Qi estava muito distante do imperador pelo sangue, e ele tinha enviar ministros de confiança para supervisioná-lo e garantir que nenhum problema ocorreria. Imediatamente, o mestre Fuyan pediu-se para ser o primeiro-ministro e recebeu o consentimento do Imperador Wu da Dinastia Han.

Assim que seu pai Yan chegou, ele procurou em todos os lugares pelos crimes do Rei Qi Liu Cichang, e finalmente descobri que ele e seus compatriotas. Minha irmã teve um caso e cometeu muitos atos sujos e escandalosos. Quando o Mestre Fuyan soube desses fatos, escreveu ao tribunal e pediu ao Imperador Wu da Dinastia Han que punisse severamente Liu Cichang.

No entanto, antes que o Imperador Wu da Dinastia Han pudesse emitir uma decisão sobre a punição, o assustado Liu Cichang bebeu veneno e cometeu suicídio. Como não tinha herdeiros, o Estado de Qi foi abolido após sua morte, no segundo ano de Yuanshuo (127 AC).

Depois que a notícia do suicídio de Liu Cichang foi divulgada, o rei Zhao Liu Pengzu (meio-irmão do imperador Wu da dinastia Han) sentiu medo em seu coração porque havia insultado seu pai Yan antes e cometido muitos atos ilegais no país feudal.

Para evitar que seu sogro Yan "explodisse" sobre ele, Liu Pengzu decidiu dar o primeiro passo e pediu a alguém que relatasse a aceitação de subornos de príncipes por seu sogro, e pediu ao Imperador Wu da Dinastia Han que o punisse severamente. O Imperador Wu da Dinastia Han ficou furioso ao receber o relatório e imediatamente ordenou a prisão de seu pai Yan.

No entanto, o Imperador Wu da Dinastia Han não quis executar seu pai em vista de suas grandes contribuições . Mas neste momento, Gongsun Hong, inimigo político de Zhufuyan, aconselhou o imperador, alegando que se Zhufuyan forçasse o príncipe à morte, seria difícil reprimir a raiva nos corações dos príncipes se ele não fosse executado.

Após cuidadosa consideração, o Imperador Wu da Dinastia Han finalmente concordou com a sugestão de Gongsun Hong e ordenou que o pai do senhor fosse exterminado.

De acordo com registros históricos, quando Zhufu Yan ganhou o poder, havia milhares de pessoas que o seguiram. Mas depois que ele foi exterminado, todas essas pessoas o amaldiçoaram. Como pode ser assim neste mundo cruel!

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde