inicial > Conversa Histórica

O significado de ser justo é abater cães sempre (o número de corações negativos é o que os estudiosos querem dizer nos bastidores)

Chen Hang Wei 2023-01-09 frequência

Resumo:"Todo cachorro será abatido pela justiça, mas um estudioso será traído" é um famoso dístico de Cao Xuequan, um poeta da Dinastia Ming. Isso significa que aqueles que falam sobre lealdade são, e

“Todo homem que mata cães por justiça, muitas vezes ele é um estudioso por ser infiel.” Há uma história insuportável por trás disso!

“Para cada pessoa que é justa e mata um cachorro, a maioria das pessoas que são infiéis são estudiosos.” Por que os estudiosos são frequentemente ridicularizados? “Para cada cachorro abatido por justiça, também há estudiosos que são infiéis.” Há uma história insuportável por trás disso!

Na longa era feudal, os estudiosos eram geralmente respeitados, então havia " O legado de o lema da família é “Lealdade e Educação”.

No entanto, em alguns contextos, os estudiosos causaram uma impressão muito ruim nas pessoas, e muitos ditados antigos que eram depreciativos para os estudiosos sobreviveram na história.

Por exemplo, "O acadêmico se rebelou, mas levou três anos para ter sucesso" "O acadêmico prejudicou o país"...e assim por diante . O comentário mais cruel sobre os estudiosos é o dístico frequentemente citado pelos internautas: “Todo cachorro é abatido por justiça, mas um estudioso é a pessoa mais infiel”.

"Cada vez que um cachorro é abatido por causa da justiça, é um estudioso que é infiel" é um famoso dístico de Cao Xuequan, um poeta da Dinastia Ming. Isso significa que a maioria das pessoas que são leais são pessoas comuns envolvidas em profissões humildes, enquanto as pessoas instruídas não o fazem. Muitas vezes fazem coisas que vão contra a sua consciência e traem a sua amizade.

Por que Cao Xuequan, que originalmente era um estudioso, "odeia tanto os estudiosos"?

Cao Xuequan é natural do município de Hongtang, condado de Houguan, província de Fuzhou, província de Fujian. Ele está ansioso para aprender durante toda a vida e se interessa por literatura, poesia. Estudou geografia, astronomia, teoria Zen, música e várias escolas de pensamento, especialmente poesia.

No 23º ano de Wanli, Cao Xuequan, de 21 anos, era um Jinshi no ensino médio. Ele serviu sucessivamente como chefe do departamento doméstico, médico do departamento doméstico de Nanjing, o direito conselheiro político de Sichuan, o inspetor e conselheiro de direita de Guangxi. O dístico "Cada vez que uma pessoa é justa, mas um cachorro é abatido, uma pessoa sem coração é um estudioso" foi criado durante seu mandato em Guangxi.

Naquela época, a maioria dos membros da família real da Dinastia Ming estava espalhada por vários lugares. Eles eram muitas vezes arrogantes e sem lei quando o imperador estava longe e gostavam de criar cães de briga. Os domésticos os escravos também confiavam em seu status de parentes reais para serem arrogantes e dominadores.Eles não apenas oprimiam As pessoas comuns, e até mesmo o governo, não levam isso a sério!

Cao Xuequan era um funcionário honesto e aplicava a lei de maneira adequada. Antes de assumir o cargo em Guangxi, ele aprendeu que o clã Guilin sempre foi arrogante e frequentemente envolvido em comportamentos ilegais. Depois de chegar ao cargo, ele secretamente decidiu matar a majestade dessa gangue de vilões.

Um dia, um escravo da família real ficou entediado e soltou um cão de briga para morder os transeuntes à vontade. . Um estudioso não conseguiu correr e foi jogado no chão. O cão de briga estava montando no estudioso e mordendo-o violentamente, e ele estava prestes a morrer. Nesse momento, um açougueiro de porcos saiu correndo da beira da estrada, ergueu a faca e cortou a cabeça do cachorro, salvando a vida do estudioso.

Quando os escravos viram que o açougueiro havia realmente matado o cachorro de estimação de seu dono, eles imediatamente amarraram o açougueiro e o enviaram ao governo junto com o cachorro morto, pedindo ao governo que o sentenciasse à morte e lhe desse a vida de cachorro por uma vida.

Este caso caiu nas mãos de Cao Xuequan. Depois de ler detalhadamente a petição, ele absolveu o açougueiro na hora e pediu à família real que indenizasse o estudioso por suas despesas médicas. O imperador ficou insatisfeito e exigiu um novo julgamento.

Durante o novo julgamento, o estudioso mudou repentinamente sua confissão, dizendo que ele e o cão de briga se deram bem relacionamento e éramos amigos. Naquele dia eu estava brincando com um cachorro de briga, e foi o açougueiro quem esfaqueou o cachorro de forma indiscriminada e maliciosa.

Depois de ouvir a mudança de confissão de Xiucai, Cao Xuequan ficou furioso e gritou: "As testemunhas e as evidências físicas estão todas lá. Além disso, o açougueiro salvou sua vida. Você não quer retribuir, mas quer matá-lo." Morrer, ser amigo dos cães, reconhecer os cães como amigos, é prejudicial à natureza! Deus te tolera, mas eu não vou tolerar você!"

Depois de dizer isso, ele perguntou ao O servo de Yamen bateu no estudioso com uma bengala, mas o estudioso não aguentou e foi finalmente convocado pelo imperador. Foi somente por meio de coerção e indução que ele fez uma falsa confissão para incriminar o açougueiro. Depois que os fatos do caso foram revelados, Cao Xuequan ficou furioso e escreveu um veredicto pesado sobre o caso:

"O açougueiro não é culpado; o estudioso, que tem um bom relacionamento com cães, reconhece os cães como amigos, retribui a bondade e o ódio, tira sua fama e a dá à família real Seja um cachorro!" e escreveu com raiva no arquivo do caso: "Todo cachorro é abatido por justiça, mas um estudioso é a pessoa mais infiel".

Depois de ler esta história, todos entenderam que o dístico de Cao Xuequan não foi feito para repreender a todos. É para estudiosos de todo o mundo, mas na verdade significa alguma coisa.

No entanto, embora seja verdade, estudiosos como estudiosos em casos semelhantes não estão sozinhos. Portanto, este dístico é frequentemente traduzido e citado repetidamente.

Ele é um oficial tão bom que não tem medo dos poderosos e trabalha em benefício do povo, porque nas "Crônicas Históricas Não Oficiais", ele escreveu diretamente toda a história do "Caso Greve" . Escrever a história nacional de forma privada para confundir o certo e o errado".

Depois de ficar preso por 70 dias, Cao Xuequan foi rebaixado a um cargo civil e a versão em livro de "Crônicas Não Oficiais" foi destruída. Somente nos primeiros anos de Chongzhen é que Cao Xuequan foi nomeado vice-enviado a Guangxi, mas não conseguiu renunciar.

Embora ele vivesse a vida de um sábio rural vivendo em reclusão e escrevendo livros, seu coração estava seguindo o destino do país E em movimento. O exército rebelde invadiu Pequim e o imperador Chongzhen se enforcou. Ao ouvir a notícia, Cao Xuequan cometeu suicídio jogando-se em um lago, mas foi salvo por sua família.

No dia seguinte ao exército Qing capturar Fuzhou, Cao Xuequan finalmente se enforcou em sua casa em Xifengli e prometeu sua riqueza ao país. Antes de morrer, Cao Xuequan deixou um dístico:

Uma única caneta durante a vida, um barbante após a morte.

Após a morte de Cao Xuequan, sua casa foi confiscada por soldados Qing, sua família também foi presa e sua coleção de livros foi roubada por soldados Qing. Cem anos após a morte de Cao Xuequan, o governo Qing nomeou-o postumamente "Zhongjie".

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde