inicial > Enciclopédia de curiosidades

Qual é o som da fala humana em decibéis (o som mais alto ouvido pelos humanos tem 194 decibéis)

Dou Yinji 2023-01-13 frequência

Resumo:De modo geral, o som está abaixo de 40 decibéis e não afetará o corpo humano; 55 decibéis é o som da fala normal das pessoas, o som do despertador é de cerca de 80 decibéis e a serra elétrica

Por que o som mais alto ouvido pelos humanos tem 194 decibéis? Quão terrível é depois de ultrapassar 200 decibéis?

Os danos do ruído estão muito além da sua imaginação. De modo geral, o som está acima 40 abaixo de decibéis, não afetará o corpo humano;

55 decibéis é o som da fala normal das pessoas, o som do despertador é de cerca de 80 decibéis, e a serra elétrica pode até produzir 100 decibéis de ruído quando está funcionando.

Quando um avião está a 100 metros acima do solo, as pessoas podem ouvir um ruído alto de 130 decibéis. Na verdade, são insuportáveis ​​100dB-120dB.

Leva apenas alguns minutos para fazer com que uma pessoa perca a audição. Isso pode lembrá-lo do mágico "O Grito" de Munch.

A julgar pelos registros atuais, o Recorde Mundial do Guinness para o som mais alto produzido por humanos ainda está em 129 decibéis , esse recorde foi estabelecido pelo britânico Gil Drake em 2000 e ninguém conseguiu quebrá-lo até agora.

A voz dela é mais alta que um trovão, mas é muito inferior ao rugido do leão nos filmes de artes marciais. Este é um show de rock, e o som aqui pode chegar a 150 decibéis, sim, é mais alto que um avião de passageiros. O som produzido é ainda mais alto.

Neste momento, mesmo que você cubra os ouvidos com os dedos, não terá nenhum efeito. Quando o ônibus espacial é lançado, o som que ele faz é ainda mais assustador. A intensidade máxima é de cerca de 160dB , que é ainda mais forte que isso. Deveria ser o som produzido quando uma bomba de hidrogênio explode.

Então, qual é o tamanho da energia sonora mais forte que ultrapassa a explosão de uma bomba de hidrogênio? Se o limite de energia for excedido, como será o som?

A resposta dada pelos cientistas é que no ar o som máximo não pode ultrapassar 194 decibéis. Na água , o som máximo é de 270 decibéis.

194 decibéis, esse som foi gerado por uma erupção vulcânica. Felizmente, Krakatoa era uma ilha desabitada em 1883. Quando o vulcão entrou em erupção, basicamente não havia pessoas ao redor da ilha.

Com a erupção do vulcão Krakatoa naquele ano, espetaculares pores do sol laranja-avermelhados apareceram no céu em muitos lugares ao redor do mundo durante vários meses.

A ilha de Krakatau foi quase arrasada. Alguns dados apontavam que no ano seguinte a temperatura média do verão no hemisfério norte foi abalada devido à grande quantidade de cinzas vulcânicas misturadas à atmosfera.

Eles filtraram perfeitamente uma grande quantidade de radiação solar da superfície da Terra e, depois de alguns anos, o clima global começou a voltar ao normal.

O tsunami causado pela erupção vulcânica foi igual ao tsunami indonésio de 2004. Esta crise mortal destruiu quase tudo ao seu redor.

Naquela época, as pessoas também descobriram um recife de coral de 600 toneladas que foi jogado na terra pelo tsunami. No evento vulcânico mais mortal já registrado, pelo menos mais de 36.000 pessoas morreram. A coisa mais aterrorizante não foi seu poder destrutivo, mas o som que fez. Através deste evento, as pessoas sentiram o poder do som mais alto de todos os tempos.

Diz-se que naquela época o som vindo do Krakatoa era ouvido em 1/13 do mundo. Após esta erupção vulcânica com energia 10.000 vezes superior à de uma bomba atómica, os tímpanos dos marinheiros que trabalhavam no Estreito de Sunda começaram a romper-se a 64 quilómetros de distância;

Mesmo que o som viajasse 160 quilómetros, o volume atingiu 170 decibéis, o que é suficiente para causar danos permanentes às pessoas no local. Ao mesmo tempo, ele também podia sentir verdadeiramente que o som poderia ser tão destrutivo quanto o rugido do leão.

A questão é: por que o limite de som é de 194 decibéis? Isso ocorre porque todo som é o resultado de moléculas que se chocam umas com as outras e formam uma ligação invisível que se estende da fonte do som até o tímpano.

Para dar um exemplo simples, quando você estala os dedos, as moléculas de ar ao redor serão perturbadas. Elas colidirão com moléculas vizinhas e então essas moléculas transmitirão obedientemente essa onda. Dê-lhes a molécula mais próxima. Por analogia, quando o som chega ao tímpano, o tímpano transmite a informação ao cérebro.

As moléculas se movem apenas por uma curta distância durante esse processo, e o que é transmitido da fonte do som para seus ouvidos é uma misteriosa onda de energia. Essa onda de energia é muito especial. , que é uma onda de alta energia. região de pressão contendo um grande número de moléculas, mas também tem uma região de baixa pressão relativamente esparsa.

A comunidade científica concorda que a razão pela qual o som tem limites reside nas suas "deficiências", ou seja, a área de baixa pressão relativamente esparsa que acabamos de mencionar. Quando atingir 194 decibéis, a área esparsa de baixa pressão aparecerá como um vácuo completo.

Como resultado, os cientistas concluíram que, neste ponto, o som não pode mais ser mais alto. Por causa disso, os cientistas concluíram que, teoricamente, a pressão sonora máxima que pode ser transmitida sob 1 atmosfera padrão O limite de nível é 194 decibéis.

Atualmente, um grande número de experimentos mostrou que campos de ruído fortes podem causar a morte imediata de animais. A 170 decibéis, leva apenas cerca de 6 minutos para que metade dos ratos do experimento fique inconsciente.

Obviamente, uma vez que o som excede o limite de energia, a preocupação das pessoas nunca será tão simples quanto a perfuração do tímpano. Uma vez que o som excede o limite de energia, ele se torna extremamente inquieto e até empurra o ar para fora. Isso cria o que chamamos de onda de choque. O que as ondas de choque podem fazer? A resposta é que pode causar lesões graves por impacto.

Ainda me lembro que durante a Segunda Guerra Mundial, depois dos ataques nucleares a Hiroshima e Nagasaki, além das queimaduras e lesões por radiação, o mais chocante foram as lesões por impacto.

Estes são os tímpanos e os ossículos auditivos. Eles são as principais armas mágicas para os humanos ouvirem sons, e as ondas de choque podem destruí-los, fazendo com que a audição humana desapareça diretamente. Portanto, você também pode dizer que o som mais alto que os humanos podem ouvir, que tem 194 decibéis, é o som que causa perda auditiva completa.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde