inicial > Enciclopédia de curiosidades

Características ambientais naturais do Planalto Qinghai-Tibete (o impacto do Planalto Qinghai-Tibete no ambiente geográfico natural)

Ma Yang Fan 2023-02-27 frequência

Resumo:O planalto Qinghai-Tibete no meu país é conhecido como o “terceiro pólo” da Terra. Isso ocorre porque sua altitude, enorme área e clima frio formaram uma série de características naturais e

Que impacto teve a ascensão do planalto Qinghai-Tibete no ambiente geográfico natural do meu país?

O planalto Qinghai-Tibete no meu país é conhecido como o "terceiro pólo" da Terra.

Isso ocorre porque sua alta altitude, enorme área e clima frio formaram uma série de características naturais e culturais únicas, por isso é chamado de "Terceiro Pólo" da Terra.

O planalto Qinghai-Tibete tem as seguintes características:

Primeiro acima de tudo, o planalto Qinghai-Tibete tem uma área enorme.

A região do planalto Qinghai-Tibete é vasta, começando no planalto Pamir, no oeste, e nas montanhas Qinling, no leste, abrangendo 31 longitudes e cerca de 2.700 quilômetros de extensão de leste a oeste;< /p>

Do sul até Ele se estende desde o sopé sul do Himalaia Oriental até o sopé norte das montanhas Qilian ocidentais, no norte, passando por aproximadamente 13 latitudes, com uma largura de 1.400 quilômetros de norte a sul, e uma área total de aproximadamente 2,5 milhões de quilômetros quadrados, representando mais de um quarto da área total do meu país. Os planaltos e as regiões alpinas do mundo também dominam.

Em segundo lugar, o planalto Qinghai-Tibete tem uma altitude elevada.

Os movimentos da crosta terrestre desde o Período Terciário fizeram com que o antigo Mediterrâneo se retirasse e o Himalaia subisse cada vez mais.

Na Época do Plioceno, há 10 milhões de anos, a altitude média da região Qinghai-Tibete era de cerca de 1.000 metros. Já se passaram cerca de 3 a 4 milhões de anos desde o final da Época do Plioceno.

A região Qinghai-Tibete foi significativamente elevada até sua altura atual. Hoje, a altitude média do planalto Qinghai-Tibete é de mais de 4.000 metros. Ele é cercado por montanhas altas, e muitas montanhas altas se estendem através do planalto.

Um terreno tão alto e reto, juntamente com numerosos picos cobertos de neve representados pelo Monte Everest, o topo da Terra, fazem dele uma planície montanhosa única no mundo.

Terceiro, o planalto tibetano tem temperaturas tão frias quanto o Pólo Norte e o Pólo Sul.

No interior do planalto, a uma altitude de mais de 4.500 metros, a temperatura média anual é inferior a 0°C, e a temperatura média no mês mais quente em uma grande área é inferior a 10°C. ℃. Um clima tão frio é o único na Terra. As regiões polares podem ser comparadas.

Como o Pólo Norte e o Pólo Sul, muitos lugares não têm vida; o ar é rarefeito e a pressão atmosférica é baixa. A radiação solar é forte, a temperatura é baixa e a temperatura varia muito entre os dias.

As geleiras modernas se desenvolveram, representando mais de quatro quintos da área glaciar do país. O permafrost é generalizado e tem quase 100 metros de espessura, formando uma enorme zona de solo congelado.

Quarto, a densidade populacional do planalto Qinghai-Tibete é pequena e o impacto da fatores humanos sobre o ambiente natural é pequeno.

Devido às condições naturais, o planalto Qinghai-Tibete é escassamente povoado, com apenas cerca de 5 pessoas por quilómetro quadrado, o que representa apenas um trigésimo da densidade populacional média nacional.

No desenvolvimento e evolução do ambiente natural do planalto, o papel e a influência dos factores humanos não são apenas incomparáveis ​​com os das áreas de monções do leste do meu país, mas também são muito mais fracos do que os das regiões áridas. áreas do noroeste da China.

Alguns locais ainda mantêm as suas condições naturais primitivas, especialmente no interior do planalto, muitas vezes inacessível.

O planalto Qinghai-Tibete é uma área menos desenvolvida no meu país. No entanto, devido ao desenvolvimento económico e às melhorias nos transportes nos tempos modernos, o impacto dos factores humanos no ambiente natural aumentou gradualmente. Como o vale do curso médio do rio Brahmaputra.

As pessoas consideram o planalto Qinghai-Tibete como o "terceiro pólo" da Terra, principalmente devido à sua altitude elevada e associada ao clima frio. Portanto, o Planalto Qinghai-Tibete é merecidamente considerado o “Terceiro Pólo”.

Então, qual o impacto que a existência do planalto Qinghai-Tibete tem na geografia física?

Primeiro, a localização geográfica de latitudes médias e baixas do planalto Qinghai-Tibete proporciona-lhe uma combinação de condições de temperatura e humidade que são completamente diferentes daquelas nas regiões da Antártica e do Ártico Sul, formando um ambiente único. planalto e paisagem natural montanhosa.

Como prados arbustivos alpinos, pastagens alpinas, desertos alpinos e vegetação alpina, etc., que são diferentes do mundo monótono de gelo e neve nas regiões Sul e Ártico.

Em segundo lugar, a enorme área do Planalto Tibetano o torna completamente diferente dos picos isolados do latitudes médias e baixas ou uma estreita cadeia de montanhas.

Este último mostra mudanças muito óbvias no zoneamento vertical; enquanto o Planalto Qinghai-Tibete forma uma área natural distinta com regras únicas de diferenciação regional dentro dele, refletindo zonas naturais verticais e integração horizontal estreita de zonas.

Terceiro, a elevação do planalto tibetano mudou a situação da circulação atmosférica nele e nas áreas circundantes. Desempenha um papel na manutenção e fortalecimento das monções do Leste Asiático e provoca a ramificação do fluxo de ar oeste, o que tem um impacto importante na formação e manutenção do clima árido no noroeste do meu país.

Isto teve um impacto profundo no ambiente geográfico natural da Ásia Oriental, especialmente no nosso país.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde