inicial > Conversa Histórica

O resumo principal da fábula sobre uma barra de ferro sendo transformada em uma agulha (os pensamentos de Li Bai depois de ler uma barra de ferro sendo transformada em uma agulha)

Yang Fenyi 2023-03-22 frequência

Resumo:A história “Um pilão de ferro mói uma agulha” inspirou gerações de estudantes e se tornou uma das histórias clássicas para incentivar o aprendizado. A velha da família Wu, que trabalhava

A história de Li Bai transformando um pilão de ferro em uma agulha:

No capítulo sobre incentivo ao aprendizado, a história de Li Bai transformando um pilão de ferro em uma agulha foi a maior influência.

Foi publicado pela primeira vez em "Fang Yu Sheng Lan" por Zhu Mu da Dinastia Song do Sul, e seu texto original é o seguinte:

Mozhen Creek fica no sopé da montanha Elephant Er. Diz a lenda que Li Taibai estava estudando nas montanhas, mas abandonou antes de concluí-lo. Atravessando o riacho, encontrei uma velha moendo um pilão de ferro. Quando questionado, ele disse: “Quero fazer uma acupuntura.” Taibai percebeu o que ele queria dizer e voltou aos estudos.

Traduzido para o vernáculo, significa:

Mozhen Creek fica no sopé da Montanha Orelha de Elefante.

A montanha Elephant Er está localizada na cidade de Meishan, província de Sichuan, a uma altitude de 1.236 metros. O local de nascimento de Li Bai não fica longe daqui. A Montanha Orelha de Elefante é um dos famosos locais de nascimento do budismo na China antiga e consiste na Montanha Tromba de Elefante, na Montanha Orelha de Elefante e na Rocha Orelha de Sassafrás.

As montanhas são densamente cobertas de pinheiros e ciprestes, e há milhares de varas de bambu. A paisagem é agradável. Nele está localizado o Templo Orelha de Elefante. É calmo e tranquilo. É um bom lugar para ler e estudar. Diz-se que Li Bai já praticou muito aqui.

Um dia, o jovem Li Bai sentiu que seu aprendizado não tinha fim nem esperança. Quando Cansei de estudar, planejei parar os estudos e desistir.

Descendo a montanha, passei por um pequeno riacho e vi uma velha de cabelos brancos moendo ali um pilão de ferro. Li Bai se sentiu muito estranho, porque o uso do pilão de ferro não exigia afiação. Afiar o pilão não é uma perda de tempo?

Então ele se aproximou e perguntou: "Vovó, por que você quer afiar o pilão de ferro?"< /p>

A velha senhora disse: "Quero fazer uma agulha de bordar."

Li Bai ficou muito surpreso e disse: "Quanto tempo leva para transformar um pilão de ferro em um agulha de bordar?"

A velha senhora disse: "Enquanto eu moer, o pilão de ferro ficará mais fino e ficará um passo mais perto da agulha de bordar. Vou continuar moendo assim, e um dia poderei moê-lo."

< p>Li Bai ficou muito chocado, pensando que diante de uma tarefa como "moer uma agulha com um pilão de ferro" que quase ninguém ousava desafiar, um moribundo a velha ainda podia ser tão confiante e perseverante.

Quando eu era jovem, era muito melhor que minha avó em termos de energia, força física e tempo. Além disso, moer agulhas era muito mais chato do que estudar e estudar.

A velha senhora pode ser tão focada e dedicada e trabalhar incansavelmente por seus objetivos, mas ela não suporta a solidão nas montanhas, estuda muito e quer interromper os estudos. Isso é uma pena .

Por curiosidade e respeito, Li Bai perguntou à senhora qual era o nome dela. No entanto, a senhora tinha uma posição humilde e não tinha nome. Ela só sabia que seu sobrenome era Wu, e seus vizinhos a chamou de Wu.

Ela é simplesmente a pessoa mais comum entre milhares de pessoas na China antiga. Li Bai suspirou de emoção durante todo o caminho, voltou às montanhas para estudar muito e finalmente se tornou o poeta com maior realização em poesia durante a próspera Dinastia Tang, sendo conhecido como o “Imortal da Poesia”.

Quando desci a montanha e passei novamente por esse riacho, o riacho ainda estava lá, com um fiozinho correndo em direção a ele. Antes, a pedra onde as agulhas estavam cravadas ainda estava lá, mas a velha senhora não estava em lugar nenhum.

Li Bai lamentou a contribuição da avó para sua educação e chamou o riacho de "Riacho Mozhen" e a pedra para moer agulhas de "Rocha de Wu".

Depois de descer da montanha, Li Bai veio para Chang'an. Seus poemas, com seu vazio e diversas técnicas de escrita, alcançaram o reino mágico de serem imprevisíveis e balançarem à vontade, causando sensação no mundo literário e se tornando famoso ainda jovem. , o mais alto funcionário e altamente favorecido;

Ele fez grandes contribuições em caligrafia, poesia e herança cultural. He Zhizhang, que era o Secretário Supervisor na época, exclamou "Relegado Imortal", e seus poemas foram recitados. Foi até copiado de volta ao Japão pelos enviados enviados à Dinastia Tang e foi apreciado pela família real.

Cópias dos poemas de Li Bai também foram encontradas na coleção Dunhuang, o que mostra o quão popular ela é.

"Gênio é um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração." Sem noventa e nove por cento de transpiração, um por cento de inspiração será difícil de exercer seu valor.

Portanto, ao estudar e estudar, você deve ser capaz de sentar no banco, ser paciente e trabalhar duro. Você deve ter objetivos claros, como um pilão de ferro moendo uma agulha. Somente progredindo todos os dias e ganhando todos os meses você pode dar um passo à frente no caminho para o sucesso. primeiro passo.

A história "Um pilão de ferro mói uma agulha" inspirou gerações de estudantes e se tornou uma das histórias clássicas para incentivar o aprendizado. A velha da família Wu, que trabalhava e trabalhava à beira do rio, influenciou inesperadamente uma criança que estava cansada de aprender e se tornou um gigante literário. Um artista marcial, uma pessoa civilizada, um velho e um jovem, podem ser chamados de lendas. Vale a pena saborear de novo e de novo.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde