inicial > Emoções psicológicas

A relação entre os fenómenos e a essência e os seus métodos (queremos falar sobre olhar a essência através dos fenómenos)

Qian Tuyan 2023-04-24 frequência

Resumo:Essência e fenômeno são um par de categorias dialéticas básicas que revelam as conexões internas e as manifestações externas das coisas. Essência é a relação interna das coisas, o que det

Essência e fenômeno são um par de categorias dialéticas básicas que revelam as conexões internas e as manifestações externas das coisas.

Essência é a relação interna das coisas e é o que determina a natureza e a tendência de desenvolvimento das coisas.

Fenômenos são a conexão externa das coisas e a manifestação externa da essência em todos os aspectos.

Essência e fenômeno estão em uma relação unificada de opostos. Tudo tem dois aspectos: essência e fenômeno. Não existe essência no mundo que não apareça como fenômeno, e não existe fenômeno que exista separado da essência.

Essência e fenômeno são unificados, mas existem diferenças e contradições entre eles. A essência estipula a natureza e a direção básica do desenvolvimento das coisas como um todo, e o fenômeno expressa a essência de diferentes aspectos; a essência é composta pelas contradições internas das coisas, que é uma coisa relativamente simples, estável e profunda que pode ser apreendido pelo pensamento; o fenômeno é rico e mutável, as coisas superficiais podem ser percebidas com os sentidos.

A ilusão expressa a essência das coisas a partir do aspecto negativo, dando às pessoas uma impressão completamente oposta à coisa, encobrindo a essência. A existência da ilusão mostra obviamente a contradição entre essência e fenômeno. Portanto, os fenômenos não podem simplesmente ser equiparados à essência. Marx disse: "Se a manifestação das coisas e a essência das coisas forem diretamente integradas em uma só, toda a ciência se tornará redundante."

Para compreender as coisas, as pessoas devem compreender a essência através dos fenômenos e compreender a essência. A lei do desenvolvimento das coisas. Este é um processo meticuloso e iterativo. Somente através da análise e pesquisa de fenômenos multifacetados na prática, eliminando o áspero e o essencial, eliminando o falso e retendo o verdadeiro, passando de um para aquilo, de fora para dentro, podemos perceber a profundidade infinita de " do fenômeno à essência, da essência menos profunda à essência mais profunda". Processo."

Como melhorar capacidades de desenvolvimento da vida no processo de compreensão da essência das coisas

1. A compreensão das coisas não pode parar nos fenômenos superficiais.

2. Reconhecer a relação dialética entre fenômeno e essência.

Os fenômenos são as características superficiais e as conexões externas das coisas. São coisas individuais e mutáveis ​​que podem ser percebidas diretamente pelos órgãos sensoriais humanos.

Essência é a natureza fundamental das coisas, algo comum entre fenômenos semelhantes, e a relação interna relativamente estável das coisas, que só pode ser compreendida pelo pensamento racional humano. Por exemplo, “uma maçã caindo no chão” é um fenômeno que pode ser observado através dos nossos olhos, mas a “gravidade” é a essência.

3. Aprenda a compreendê-lo através do pensamento racional.

Qualquer fenômeno é uma manifestação da essência, e a essência sempre aparece como um fenômeno. Embora os fenômenos sejam diversos e complexos, todos eles são determinados pela essência e são manifestações externas da essência. Por exemplo: quando dizemos qual pessoa tem boas qualidades, muitas vezes isso é expresso através de sua fala e comportamento. Da mesma forma, cada palavra e ação de uma pessoa reflete sua qualidade sob diferentes aspectos e em diversos graus.

4. Compreenda a essência através dos fenômenos e melhore continuamente suas capacidades de desenvolvimento de vida.

A natureza dos fenômenos é diversa e complexa. O fenômeno inclui verdade e ilusão. A verdade é um fenômeno que expressa diretamente a essência de frente. A ilusão é um fenômeno que distorce a essência do lado oposto. Todos são manifestações da essência das coisas e são objetivos. Não podemos considerar a verdade como compreensão correta e a ilusão como compreensão errada.

Por exemplo, "Soar no leste e atacar no oeste" significa que os fenômenos das coisas são diferentes do verdadeiro para o falso. "Soar no leste" é uma ilusão, e "atacar no Ocidente" é a verdade. Sua essência é confundir o inimigo e preservar-se. Outro exemplo é “jogar duro para pegar”, “cercar Wei e resgatar Zhao”, “dançar a espada em Xiangzhuang”, “construir uma estrada de tábuas a céu aberto, cruzar Chencang secretamente”, “não conhecer a verdadeira face do Monte Lu, só porque estou nesta montanha", etc., que também se enquadram nesta categoria.

Na vida real, diante do mesmo problema, algumas pessoas só conseguem ver alguns fenômenos, mas não conseguem compreender sua essência. O nível de capacidade cognitiva das pessoas afeta diretamente se as pessoas conseguem compreender as coisas cientificamente e resolver problemas corretamente.

Então, como podemos nos esforçar para compreender a essência por meio dos fenômenos?

Em primeiro lugar, devemos nos aprofundar na realidade, praticar repetidamente e compreender plenamente os vários fenômenos das coisas. O fenômeno é o precursor para começar, e a compreensão de algo só pode começar com a compreensão de seu fenômeno.

Para compreender a essência por meio dos fenômenos, devemos possuir de forma abrangente grandes e ricas quantidades de materiais perceptivos, sintetizar vários fenômenos das coisas, e não podemos apenas ouvir e ouvir alguns fenômenos parciais e individuais. , para tirar conclusões precipitadas sobre a natureza das coisas, muito menos ficar cego pela ilusão das coisas.

Em segundo lugar, devemos aproveitar ao máximo a nossa iniciativa subjetiva e usar métodos de pensamento científico para conduzir análises e pesquisas científicas sobre um grande número de fenômenos e suas inter-relações, de modo a " retire o áspero e selecione o essencial." Elimine o falso e preserve o verdadeiro, daqui até lá, de fora para dentro.”

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde