inicial > Conversa Histórica

As Seis Habilidades de Controle de Pessoas de Shang Yang são reais? (O dano causado à China pelas Cinco Habilidades de Controle de Pessoas)

Lu Xianyi 2023-04-26 frequência

Resumo:Shang Yang acreditava: "No passado, aqueles que podiam controlar o mundo deviam primeiro controlar o seu povo. Aqueles que podiam derrotar inimigos poderosos deviam primeiro derrotar o seu povo." Port

A que se referem as "Cinco habilidades para controlar as pessoas" de Shang Yang e até que ponto isso é prejudicial para a China?

"A política dos últimos dois mil anos, a política de Qin, são todas grandes ladrões."

——Tan Sitong

Shang Yang é uma pessoa que acredita e mantém uma atitude pragmática em relação à vida.

De acordo com os registros de Sima Qian, depois que Shang Yang chegou a Qin, ele “fala dos costumes do rei”, Qin Xiaogong bocejou e obviamente não estava interessado nisso. Portanto, Shang Yang aproveitou a oportunidade e mudou sua atitude “hegemônica” de apenas perguntar sobre sucesso ou fracasso sem perguntar sobre meios, só então ele se deu bem com o duque Xiao e “conversou com ele por dias sem se cansar disso”.

Talvez tenha sido esse temperamento especulativo que permitiu a Shang Yang ir a extremos sem qualquer pressão ideológica por interesses práticos e reduzir o legalismo ao ponto da exaustão.

As "Cinco Habilidades para Controlar Pessoas" são o representante mais maligno entre elas.

Shang Yang acreditava: "No passado, aqueles que podiam controlar o mundo deviam primeiro controlar o seu povo; aqueles que podiam derrotar inimigos poderosos deviam primeiro derrotar o seu povo.". p >

Assim, durante o processo de reforma, ele colocou descaradamente o "país de poucas pessoas" representado por Qin Xiaogong contra o povo Qin comum, enfatizando que, para tornar o país próspero e forte, ele devepobres, fracos , e Enganando o povo, humilhando o povo e punindo o povo.

Um homem pobre

Há um ponto na reforma de Shang Yang chama-se “O país é rico e os pobres são governados”. Ele acredita que quando as pessoas são pobres, elas trabalharão duro para ficarem ricas, mas quando ficarem ricas, as pessoas se tornarão ávidas por conforto ("Se a família tiver comida suficiente, eles viverão em paz e contentamento >").

Portanto, o país deve privar o povo de sua riqueza, tornar os ricos novamente pobres e controlar seus padrões de vida ao nível mínimo de alimentos e roupas. Desta forma, o povo não será preguiçoso e o país ficará pobre. Seja mais forte.

Duas pessoas fracas

Shang Yang acredita que as pessoas comuns são "Os fracos levarão à pista, os promíscuos levarão à ambição, os fracos serão úteis, e os mais ambiciosos serão fortes. ”Se as pessoas comuns forem fracas, serão obedientes e manterão as suas próprias regras; se as pessoas comuns forem fortes, irão além dos seus deveres e resistirão às corte imperial.

Como resultado, "Se um cidadão tiver dois ou mais homens que não estão separados, o imposto será duplicado." Se houver dois homens adultos na família, mas a família não estiver separada, o dobro do imposto serão cobrados impostos, o que se tornou uma medida para enfraquecer o povo.

Três idiotas

Só a supressão econômica é não o suficiente para impedir que o povo "fortaleça o país".Shang Yang também defende maior controle mental do povo e implementação da política de obscurecimento do povo. Porque “é fácil governar o povo se for estúpido”.

O método específico é promover a "queima de poemas e livros para esclarecer as leis"; não permitir que ministros e burocratas acadêmicos se movam livremente para exibir conhecimento e discutir ideias, cortando assim os canais de aprendizagem das pessoas comuns; Além disso, , conferir cavaleiros por qualquer motivo enfraquecerá o interesse do povo em buscar conhecimento.

A fim de implementar completamente o conceito de "as pessoas são fáceis de governar quando são estúpidas", Shang Yang até exilou para a fronteira aqueles que concordaram com suas políticas de reforma. Porque elogiar também exige reflexão, e as pessoas só precisam obedecer às leis e não precisam pensar na qualidade das políticas.

O efeito disto foi criar uma atmosfera de terror em que "as pessoas não ousavam dar ordens".

Quatro humilhações ao povo

“< forte> Pessoas que são humilhadas pelo povo serão nobres." Pessoas que não têm dignidade ansiarão por um título e arriscarão suas vidas pela recompensa, então serão usadas pelo país.

De modo geral, o fracasso do país levará à privação da vida das pessoas, mas Shang Yang propôs com uma ideia clara que a criação deliberada de desigualdade tornará as pessoas miseráveis, tornando assim as políticas de incentivos do país mais eficazes método.

Cinco Xingmin

E se os métodos acima não forem suficientes? Não importa, Shang Yang tem outra estratégia: “punir o povo”. Sua base teórica é que “Pessoas covardes devem ser corajosas se forem punidas.” Mesmo pessoas tímidas se tornarão corajosas sob a ameaça de punição.

Diferentemente dos conceitos jurídicos modernos, no caso de Shang Yang, a essência da "lei" é na verdade "punição", ou seja, violência estatal. Em vez de governar o país com "lei", é melhor dizem que ele governa o país com a "lei". "Xing" governou violentamente as pessoas comuns de Qin.

O que é ainda mais assustador é que Shang Yang defendia que "A punição do rei é usada para corrigir erros", ou seja, mesmo que uma pessoa não tenha cometido um crime , enquanto houver indícios disso, ele deve ser punido. O infrator deve ser punido; e "punições severas podem ser associadas ao crime", ou seja, punições pesadas para contravenções, mesmo que pessoas inocentes estão implicadas, de modo a maximizar o efeito de intimidação.

Por esta razão, como em "Ode ao Grande Qin", todos os refugiados e pessoas comuns " quero ser o povo Qin" A cena é simplesmente impossível de ocorrer na história.

As opiniões básicas do povo naquela época eram que "os estudiosos de Qin estão de luto enquanto o povo sofre" e "o mundo não ficará feliz pelo povo de Qin por muito tempo". mundo, "haverá pessoas que irão para o Mar da China Oriental e morrerão. Não suporto fazer isso."

Mas é uma pena que os monarcas das gerações posteriores muitas vezes governou o país com o confucionismo e leis práticas, e a má governação de Shang Yang também foi herdada até certo ponto, caiu e tornou-se a norma na sociedade feudal da China durante dois mil anos.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde