inicial > Conversa Histórica

A explicação e o significado de "Shan Mo Da Yan" (explicando o significado de "O Livro das Mutações" em que conhecer os erros pode melhorar Mo Da Yan)

Miao Daxun 2023-04-26 frequência

Resumo:"Ninguém é sábio e nunca pode cometer erros. Ele pode corrigir seus erros e não há bem maior." Isso significa: quem pode evitar cometer erros? Se você cometer erros, deve corrigi-los. Não há n

"Livro das Mutações": Se você conhece seus erros e pode corrigi-los, não há bem maior!

Se você conhece seus erros e pode corrigi-los, não há bem maior. O coração de um santo está em ter a sabedoria para corrigir seus erros, se você os tiver, e para encorajá-lo se você não tiver erros.

Todos cometerão erros nesta vida, não importa quem sejam, eles cometeram muitos erros, grandes ou pequenos. Às vezes, quanto mais medo de cometer erros, mais fácil é cometer erros, mas há ninguém neste mundo que não cometa erros. O mais importante é a coragem de admitir depois de cometer um erro, a coragem de corrigi-lo e a coragem de enfrentar os próprios problemas.

Além do mais, só quem não faz nada não errará. Quanto mais trabalhar, maior será a chance de errar, mas cada erro o fará pisar nos erros e continuar subindo.

Ao longo dos tempos, houve muitos exemplos de pessoas que conheciam seus erros e poderiam corrigi-los, como como a história de Lian Po assumindo a culpa.

Durante o Período dos Reinos Combatentes, o Estado de Zhao tinha dois generais, Lin Xiangru e Lian Po. Como Lin Xiangru devolveu o jade intacto a Zhao e teve serviços meritórios, ele foi classificado como ministro, ficando acima Lian Po. Lian Po não estava muito convencido e deliberadamente procurou por problemas.

Mais tarde, quando Lin Xiangru soube disso, ele tentou evitar a tolerância e disse: "O Estado de Qin não se atreveu a invadir nosso Estado de Zhao por minha causa e do General Lian Po. Minha tolerância e concessão ao General Lian Po deveria colocar o país em perigo." Coloque isso na frente e coloque rancores pessoais atrás."

Esta palavra chegou aos ouvidos de Lian Po. Lian Po ficou muito emocionado, então ele foi até A casa de Lin Xiangru nua e carregou um arbusto para se declarar culpado. Os dois eventualmente formaram um casal. Tornaram-se um amigo que é considerado um amigo de vida ou morte.

Existe esta frase no "Livro das Mutações": Seis Cinco: Dunfu, sem arrependimentos.

O significado desta frase é que no dia 65, sua natureza honesta e honesta o encoraja a saber o caminho de volta e não se arrepender.

Sessenta e cinco está no meio do hexagrama externo Kun, e está no meio, porque é moderado e submisso, e está em uma posição honrosa, que simboliza a adesão aos princípios, a reflexão sobre o próprio comportamento e o aperfeiçoamento de si mesmo.É claro que não haverá arrependimentos, e esta linha explica que, após um período de auto-exame, devemos encontrar o caminho de volta e mudar nossos erros do passado.

Durante o período da primavera e do outono, Jin Linggong foi injusto e matou pessoas inocentes indiscriminadamente. Primeiro Ministro Shi Ji deu-lhe um conselho, Jin Linggong disse naquela época: "Eu sei e com certeza corrigirei meus erros."

Shi Ji disse-lhe alegremente: "Ninguém é sábio. Quem não pode cometer erros ? Se você pode corrigir seus erros, não há grande virtude." ."

Isso significa: Quem pode evitar cometer erros? Se você cometer um erro, corrija-o. Não há nada melhor do que isso. Mas infelizmente, Jin Linggong não cumpriu sua palavra e ainda foi cruel. Eventualmente, ele foi assassinado por seus subordinados.

Se o rei não deixa as pessoas viverem, mas não mata sem razão, então a vida das coisas é uma pena; o sábio não culpa as pessoas pelas suas falhas, mas pode induzi-las a mudar os seus erros de muitas maneiras, e o coração das pessoas pode mudar.

O significado desta frase é:

Como rei, embora ele não ordene que as pessoas sejam libertadas, ele não matará criaturas indiscriminadamente sem motivo, porque tudo no mundo merece ser valorizado.

O sábio não exige que as pessoas não cometam erros, mas usa vários métodos para orientar as pessoas a corrigirem seus comportamentos errados, porque somente dessa maneira o coração das pessoas pode mudar do mal para o bem, e do errado para o mau. caminho correto.

Ninguém é santo e ninguém pode cometer erros.

Até os santos cometerão erros, assim como Confúcio, ele é o fundador do confucionismo, mas Confúcio também cometeu erros.

Uma vez, quando Confúcio foi a Wucheng para verificar o governo de Ziyou, ele ouviu cantos. Confúcio sorriu e disse: "Onde está a necessidade do ensino de etiqueta e música em Wucheng?"

< p> Ziyou disse: "Você disse que um cavalheiro amará os outros quando aprender o Tao, e um vilão será fácil de fazer quando aprender o Tao." Confúcio afirmou o ponto de vista de Ziyou e admitiu seu erro.

Até os santos cometem erros, muito menos as pessoas comuns. Cometer erros não é importante. O importante é aprender com seus erros e mudar seus erros do passado.

E o mais importante é ser uma pessoa real, fazer um esforço real, aprender verdadeiramente a lei, ser uma pessoa virtuosa, corrigir seus erros quando você sabe que eles estão errados, e você certamente se beneficiará muito com isso.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde