inicial > Conversa Histórica

Quem era a mãe biológica de Hongli (exploração da identidade da mãe biológica de Qianlong)

Qin Lingxiao 2023-04-28 frequência

Resumo:A julgar pelos registros, há uma diferença de tempo entre a mãe biológica de Qianlong da família Qian de Xi Fei e a família Niu Hulu de Xi Fei, ou seja, quando a família Qian de Xi Fei foi cano

Mãe biológica de Qianlong: Ela deu à luz um bebê, mas desfrutou de toda a glória e riqueza do mundo.

De acordo com os registros, há uma diferença de tempo entre a mãe biológica de Qianlong, a família de Qian e a família de Niu Hulu, ou seja, a Concubina Xi foi conferida em 14 de fevereiro do primeiro ano de Yongzheng (1723 ) Na época da família Qian, a mãe de Hongli, a família Qian, ainda podia manter seu sobrenome Han porque o príncipe herdeiro ainda não havia sido estabelecido secretamente.

Mas depois que o príncipe herdeiro foi estabelecido secretamente em agosto daquele ano, porque a mãe do príncipe herdeiro (Hongli) precisava de um nascimento nobre, foi necessário mudar o nome da família Qian da Concubina Xi para um Sobrenome nobre manchu.Esta é a chamada família Niu Hulu.

Logicamente falando, essa inferência faz algum sentido, mas o autor usa a "família Qian" como ponto de partida e então infere que a mãe biológica de Qianlong era a filha mais nova da pintora de Jiaxing, Chen Shu, e da irmã de Qian Chenqun, um famoso ministro das dinastias Yongzheng e Qian. Isso é surpreendente. Parece um pouco rebuscado.

Na verdade, é verdade que Niu Hulu é um dos oito sobrenomes da Manchúria, e muitos imperadores e concubinas Qing também vieram desta família aristocrática, mas não se pode concluir disso que Niu Hulu, filho de Qianlong. mãe biológica, é de nascimento nobre.

Como diz o ditado em "A Dream of Red Mansions", "Há também três parentes pobres em a corte imperial." Niu A maioria dos mestres da família Hulu está concentrada no ramo de Hongyi Gongfeidu, como Yibilong, Neqin, etc.

Quanto ao ramo de seu irmão mais novo, Fu Yiteng, ninguém de seus descendentes ouviu falar dele até a mãe biológica de Qianlong, então o potencial é muito pouco conhecido.

No primeiro ano de Yongzheng (1723), Niu Hulu foi chamada de "Concubina Xi" com o título de "Gege". Embora o livro dissesse que ela era de uma "família famosa", era apenas uma combinação de uma família famosa e um sobrenome.A luz deve ser tratada de forma diferente em sua pequena família.

Se a família Qian da Concubina Xi é a família de Niu Hulu, então é hora de falar seriamente sobre a situação dela.

De acordo com o "Manuscrito de História da Dinastia Qing", a Imperatriz Xiaoshengxian, Niu Hulu, era da "filha de Dian Lingzhu da quarta série. Ela tinha treze anos depois e serviu na última residência do Imperador Shizong, chamado Gege".

Este título é suficiente para mostrar que ele veio de uma origem humilde. Quanto à "Cerimônia da Quarta Série" de seu pai Lingzhu, é provavelmente uma sinecura devida à graça, porque seu avô Wu Lu e seu bisneto o avô E Yiteng já havia feito. São todos homens brancos, sem nenhum emprego mundano ou título oficial, que é o chamado “corpo branco” nas Oito Bandeiras.

É precisamente por causa de sua origem humilde que Niu Hulu trabalhou como "gege" em Yongdi por vinte anos. anos.", ela não foi nomeada Concubina Xi até que Yongzheng ascendeu ao trono. Escusado será dizer que a chave para a transferência da família Niu Hulu foi o nascimento do futuro príncipe herdeiro e quarto filho de Yongzheng, Hongli.

Para efeito de comparação, Geng, que também era princesa e deu à luz o quinto filho do imperador, Hongzhou, no mesmo ano, chamava-se apenas Maobin. A diferença entre os dois foi obviamente intencional por Yongzheng.

No entanto, como Niu Hulu só teve um filho na vida, isso também mostra, até certo ponto, que ela não foi favorecida por Yongzheng. A razão é provavelmente porque ela não era bonita, o que parece ser evidente nos restantes retratos da Dinastia Qing.

Embora sua aparência seja um pouco baixa, Niu Hulu teve boa saúde durante toda a vida, sem desastres ou doenças, e sua condição física é muito boa.

De acordo com o "Manuscrito da História da Dinastia Qing", a mãe e o filho de Qianlong eram ambos entusiastas de viagens. "Cada vez que o imperador fazia uma viagem, eles sempre visitavam a Rainha Mãe. Três dos eles visitaram o sul, três visitaram o leste, três visitaram o Monte Wutai e três visitaram Zhongzhou. O primeiro. Visitando o Mausoléu de Xiaoling e vendo Mulan, o ano chegará."

Apenas um ano antes de sua morte (o quadragésimo primeiro ano do reinado de Qianlong, 1776), a família Niu Hulu seguiu Qianlong com grande interesse. Existem poemas que comprovam a escalada do Monte Tai: “A mãe de oitenta e cinco anos ainda anda saudável e o filho de sessenta e seis anos tem a cabeça ligeiramente branca"; "A viagem de ida e volta é de mais de três mil milhas, e o homem de oitenta e cinco anos está se curvando de forma saudável."

Meio mês depois de retornar a Pequim, Niu Hulu foi com ele ao resort de verão e escalou a estupa de nove andares. Qianlong escreveu um poema sobre isso, dizendo: “Manshou atingiu oitenta e cinco anos e bloquear as ondas é como um pico de nove andares”.

No ano seguinte, Niu Hulu morreu de doença aos oitenta e seis anos. Entre as imperatrizes viúvas das dinastias passadas, é raro viver uma vida longa.

A este respeito, Qianlong, que morreu aos oitenta e nove anos, pode ter herdado o seu gene de longevidade, o que também prova, até certo ponto, que Niu Hulu era de facto a mãe biológica de Qianlong.

Durante mais de 260 anos de governo, todos os imperadores da Dinastia Qing defenderam "governar o mundo com benevolência e piedade filial". exemplo para o mundo.

Todos os anos, quando a família Niu Hulu comemorava seu aniversário, Qianlong fazia pessoalmente poemas, caligrafias e pinturas, e liderava seus ministros para celebrar a ocasião.

A cada dez anos, a cerimônia de celebração será atualizada, e presentes de aniversário, como coroas, grampos de cabelo, ilusões, estátuas de Buda, ouro, jade, ágata, etc., e até mesmo vários tesouros estrangeiros, são todos disponível.

Como Kangxi previu antes, a velha rainha-mãe é de fato uma "pessoa abençoada". Ela é a mãe do mundo há mais de 40 anos e pode-se dizer que desfrutou de todos os tipos de glória e riqueza. .

Vale a pena mencionar especialmente que entre os mais de 40.000 poemas escritos pelo "grande poeta" Qianlong, mais de 200 deles eram sobre a sua mãe biológica. Embora o número desses poemas não seja grande, deve-se dizer que eles são da mais alta qualidade entre os poemas de Qianlong porque provêm de sentimentos verdadeiros.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde