inicial > Conversa Histórica

A história de Brahms e Clara

Lang Xianlian 2023-04-30 frequência

Resumo:Clara é 14 anos mais velha que ele, assim como a relação irmão-irmã de seus pais. A música de Brahms, a gravadora alemã DGG tem uma crítica musical muito especial: rosto clássico, coração

"Bom compartilhamento de artigos" A história de "amor" de Brahms e Clara.

No outono de 1853, em Dusseldorf, às margens do rio Reno, o famoso compositor In Na mansão de Schumann, ao lado do piano, o belo rapaz Brahms, de 20 anos, era tímido e nervoso. Assim que tocou as notas da "Sonata em Fá sustenido menor" que ele mesmo compôs, Schumann o interrompeu com lágrimas em seus olhos: “Espere, vou pedir à Clara para vir ouvir também.”

Schumann convidou sua esposa e ouviu o talento e a sinceridade do jovem com a bela e nobre pianista.

A cena acima foi descrita inúmeras vezes por amantes e críticos musicais. E às vezes você tem que acreditar no destino.

Brahms nasceu em Hamburgo, Alemanha, em 1833, quando sua mãe tinha 41 anos. Meu pai é apenas 24 anos. A enorme diferença de idade entre seus pais e as muitas tristezas e preocupações na vida de casado lançaram as bases para a formação do conceito de celibato de Brahms.

Desde a infância, Brahms teve um relacionamento profundo e próximo com sua mãe, ele a admirava e era apegado e conversava sobre tudo. Ainda não foi verificado se o profundo complexo mãe-filho o levou a ignorar os sentimentos de outras mulheres, mas uma coisa é certa: o seu ardente apego emocional e espiritual à sua amante Clara, por quem se apaixonou à primeira vista, durou muito tempo. duradouro e persistente.

E Clara é 14 anos mais velha que ele, assim como a relação irmão-irmã de seus pais.

A música de Brahms, a gravadora alemã DGG, tem uma crítica musical muito especial: rosto clássico, coração romântico.

A sua busca pela tradição da música clássica, a ênfase na estrutura musical harmoniosa e rigorosa e o seguimento das técnicas criativas de Beethoven nas suas obras são reflexos calorosos da sua herança e defesa do elevado ideal classicista.

Entre os compositores de sua geração, o radicalmente subversivo Wagner e o ostentoso Liszt estavam imersos no redemoinho de carnaval romântico que criaram. Aonde quer que fossem, arrebatavam um grande número de fãs e, em seguida, Questionando Brahms .

Os pioneiros da época achavam Brahms chato e teimoso, enquanto os fãs de música ridicularizavam a natureza conservadora e calma de seu estilo criativo. O rigor e a contenção expressos na sua música são também objecto de ridículo e desprezo. A sua profunda introspecção, a sua cautela, a sua reserva e conservadorismo tornaram-se a dissonância daquela era radical.

Brahms nunca pareceu se importar com o barulho do mundo exterior. Ele amava a música antiga, a velha razão e a ordem. A sua música olha sempre para trás, para as modestas virtudes de Bach e Handel, para a vasta e profunda filosofia de Beethoven, e para as duas importantes mulheres mais velhas da sua vida.

Uma é sua mãe, a mulher manca que ganhava a vida costurando nas favelas e enfrentava dificuldades; a outra é a esposa de seu professor. Ele disse uma vez: "Minhas melodias mais lindas vêm de Clara". A vida de Brahms, ele apenas deu sua sinceridade a eles.

A morte de sua mãe em 1865 comoveu profundamente Brahms. Para comemorar sua tristeza incontrolável, ele criou a obra de grande porte "Requiem Alemão" para orquestra, coro e cantores solo. Esta obra, que pode ser chamada de clássico coral mundial, possui sete movimentos comoventes, dos quais o quinto movimento é interpretado por um solo de soprano.Dedicado à minha falecida mãe.

O dia da primeira apresentação foi um grande acontecimento na vida musical de Viena. Na plateia estavam Clara, o violinista Achim, o pai de Brahms e quase todos os seus amigos. Brahms dirigiu pessoalmente a orquestra e o coro para tocar sua própria missa solene: "Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados; as sementes semeadas com lágrimas serão colhidas com alegria e trazidas de volta com alegria."

O mundo está ocupado como um fantasma. Uma vida inteira é tão estreita quanto a palma da sua mão.

"Lullaby" de Brahms e outra canção artística "If I Only Knew the Way Back" também expressam sua nostalgia pelos velhos tempos, pela infância e pelo amor materno.

As tempestades imprevisíveis da vida e a desolação que ninguém consegue falar sobem e descem no som contínuo da melodia e das estrofes: Se ao menos eu soubesse o caminho de volta, quão maravilhoso é o caminho para a infância, por que quero sempre buscar a felicidade e sair dos braços de minha mãe?

O escritor Yu Hua disse isso em "A Narração da Música": "Brahms ganhou autoconfiança suficiente para durar uma vida inteira com Schumann e encontrou um amor para toda a vida com Clara. Mais tarde, Brahms Ele se converteu silenciosamente esse amor em apego.

Nos escritos subsequentes de Brahms, a visão de Schumann durante sua vida e após sua morte sempre passa por isso. Através da compreensão e apoio eternos de Clara, Venha observá-lo gentilmente, observando como ele distribui seus talentos em suas muitas obras..."

Após a morte de Schumann, Brahms e Clara viveram em cidades diferentes, respectivamente. Ele revisou o "Quarteto para piano em dó menor" que escreveu repetidamente para ela, que durou 20 anos. De 1856 a 1896, durante 40 anos, ele e ela nunca mais se encontraram.

A última vez, aos 63 anos, recebeu o telegrama informando que Clara havia falecido. Estava tão ansioso e triste que pegou o trem no sentido oposto. Depois de dois dias e duas noites, ele chegou ao local do funeral tremendo e tirou o manuscrito de “As Quatro Canções Mais Sérias”.

"As It Goes to Earth", "I Turned to See", "How Cold Death Is" e "I Speak the Language of Men and the Language of Angels" - músicas compostas especialmente para o aniversário de a mulher que você ama, mas só pode acalmar a lápide fria.

É melhor sentir sua falta do que conhecê-lo. A música de Brahms sempre me lembra os poemas do poeta iraniano Emraan Sarohi: Quanto mais eu fujo, mais perto fico de você; mais carrego meu voltar Quanto mais te olho, mais te vejo; sou uma ilha isolada, nas águas da paixão; todas as direções me isolam de você; mil e um espelhos refletem seu rosto; começo por você e termino com você.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde