inicial > Conversa Histórica

O que significa injetar sangue de galinha (a origem da frase injetar sangue de galinha)

Zhao Ang Jing 2023-05-01 frequência

Resumo:Já vi esta frase em vários filmes de espionagem: “É como receber uma injeção de sangue de galinha”. Significa que alguém é enérgico e excessivamente animado; fanático, até mesmo maníac

Já vi esta frase em vários filmes de espionagem: "É como receber uma injeção de sangue de galinha." Significa que alguém é enérgico e excessivamente animado; fanático, até mesmo maníaco.

Sinto que a "injeção de sangue de galinha" não é popular há muito tempo, e não é tanto tempo assim. Então procurei informações e descobri que a busca por esse método de assistência médica por parte do povo chinês atingiu seu auge entre o final da década de 1970 e o início da década de 1980.

Há informações de que em 1965, a sociedade de classe alta de uma determinada província difundiu a ideia de "bater sangue de galinha" para curar todas as doenças. O boato originou-se do fato de que um certo tenente-médico geral do Kuomintang deu uma "receita secreta" para se proteger antes de sua execução, alegando que poderia fortalecer o corpo e prolongar a vida. Ele também disse que Chiang Kai-shek sobreviveu injetando sangue de galinha ; os líderes locais acreditaram.

Durante a Revolução Cultural, este líder foi criticado e estrangulado, mas não teve escolha senão confessar os seus crimes e foi denunciado pelo crime de “tomada do trabalho e do poder e restauração do capitalismo”. Folhetos foram impressos e distribuídos sobre o incidente, que inesperadamente gerou uma mania por sangue de galinha.

Já em junho de 1959, um aventureiro chamado Yu Changshi, em Xangai, fez experiências com "terapia com sangue de galinha" entre os funcionários da Fábrica Têxtil de Algodão Nº 3 de Yong'an.

Em agosto de 1964, Yu Changshi compilou "Chicken Blood Therapy" e publicou-o, compilando mais de 100 experiências de casos. Yu Changshi, de 60 anos, rapidamente se tornou popular e seus experimentos foram até reconhecidos pelas autoridades competentes.

A terapia com sangue de galinha certamente não é científica. Em geral, para garantir uma transfusão de sangue bem-sucedida, os tipos sanguíneos do doador e do receptor devem ser compatíveis. Caso contrário, os anticorpos (lectinas) no sangue do receptor atacarão as células sanguíneas do doador e formarão um coágulo sanguíneo através reação de aglutinação.

Em outras palavras, colher sangue de galinha mostra que os vasos sanguíneos estão distendidos, o que na verdade é uma resposta do corpo ao estresse, e não o efeito do sangue de galinha na saúde.

Em outras palavras, injetar sangue de galinha é prejudicial, mas não benéfico. Como os animais também têm tipos sanguíneos, a injeção de muito sangue de diferentes tipos sanguíneos pode levar à morte, e o sangue de galinha pode conter vírus. A excitação ao beber sangue de galinha é a resposta ao estresse do corpo quando corpos estranhos entram no corpo; mesmo ao beber água de melancia, essa reação ocorrerá.

Na década de 1980, o ator de crosstalk Jiang Kun criou uma vez "Kombuchá e sangue de galinha". Satirize esse comportamento. A conversa cruzada de Ma Ji, "A Gust of Wind", também criou a imagem de "Zhao Quanxin", um admirador de sangue de galinha.

Com a conscientização das pessoas, o "sangue de galinha" foi rapidamente abandonado. Depois de 1990, o estudioso Sang Ye publicou um artigo na revista "Dushu" resumindo os meandros de "bater no sangue de galinha".

A lição de "bater no sangue da galinha" é profunda. Superstição, obediência cega e falta de conhecimento científico são coisas ridículas de se pensar.

Usar a frase "bater no sangue de galinha" como uma metáfora para pessoas e coisas não deveria ser muito ultrajante; especialmente na República da China e mesmo nas piadas anteriores, nem mesmo as seringas estavam disponíveis.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde