inicial > Conversa Histórica

Um relato detalhado dos principais eventos históricos da República da China (um período da história que é mais facilmente esquecido)

Zhou Wei'an 2023-05-12 frequência

Resumo:Há um fenómeno estranho na compreensão da história chinesa: muitas pessoas têm uma compreensão mais sistemática e clara da história antiga do que da história moderna. A história da Repúbli

A República da China, um período da história que é mais facilmente esquecido na história chinesa!

Há um fenómeno estranho na compreensão da história chinesa: muitas pessoas têm uma compreensão mais sistemática e clara da história antiga do que a sua compreensão da história moderna. A história da República da China, especialmente a história da primeira metade da República da China, é um ponto cego para muitas pessoas.

Esse fenômeno tem muito a ver com as "canções da dinastia" na história da nossa escola primária. "Xia, Shang e Zhou Ocidental, Zhou Oriental é dividido em dois períodos" até "Depois das Dinastias Song, Yuan, Ming e Qing, a dinastia chegou ao fim." A maioria dos alunos do ensino médio memoriza-o como um riacho.

Essa conhecida canção da dinastia serviu como uma estrutura geral para alunos do ensino fundamental e médio aprenderem história ao longo de nossa história. história, carreira de estudo. As vantagens são grandes: existe um enquadramento num instante, mas as desvantagens também são muito óbvias: a história da República da China não está incluída nele.

A República da China começou com a queda da Dinastia Qing, que durou cerca de trinta e sete anos. Embora o tempo fosse curto, muitas coisas aconteceram, então parecia muito confuso e difícil de lembrar. Na primeira metade da República da China, a China estava sob o domínio dos senhores da guerra de Beiyang e passou aproximadamente por quatro fases: Yuan Shikai, a camarilha de Anhui, a camarilha de Zhili e a camarilha de Fengcian.

Entre eles, Yuan Shikai foi o homem que forçou o imperador Qing a abdicar e foi também o primeiro presidente da República da China.

Após a morte de Yuan Shikai, seus subordinados foram divididos em muitas facções, entre as quais a camarilha de Anhui e a camarilha de Zhili a camarilha era a mais forte. Na primeira rodada da batalha entre a camarilha de Zhili e a camarilha de Anhui, a camarilha de Anhui venceu e Duan Qirui, o líder da camarilha de Anhui, naturalmente começou a governar.

Durante este período, a camarilha Feng no Nordeste tornou-se gradualmente mais forte. No entanto, durante a administração de Duan Qirui, a camarilha de Zhili nunca desistiu de tomar o poder. Como não se pode vencer sozinho, a camarilha de Zhili simplesmente une forças com a camarilha de Feng para tomar o poder.

Com mais pessoas e maior força, a camarilha de Anhui foi logo expulsa e Cao Kun, da camarilha de Zhili, chegou ao poder. A camarilha de Zhili e Feng conseguiu tomar o poder, mas o poder basicamente caiu nas mãos da camarilha de Zhili, e os despojos foram divididos de forma desigual;

A camarilha de Feng uniu-se à camarilha de Anhui para lutar contra a camarilha de Zhili camarilha novamente, desta vez eram dois contra um, e havia mais pessoas. Um lado venceu, mas desta vez a camarilha de Feng foi significativamente mais forte do que a camarilha de Anhui, e a camarilha de Feng realizou seu desejo e se tornou o governante.

Em resumo, a Dinastia Qing caiu e Yuan Shikai governou a China; após a morte de Yuan, o Clã Anhui Duan Qirui e o clã Zhili Cao Kun chegaram ao poder, e Zhang Zuolin chegou ao poder sucessivamente.Como todos os que estavam no poder eram senhores da guerra Beiyang, eles foram chamados coletivamente de "Governo Beiyang". Esta foi a primeira metade da República da China.

A segunda metade da República da China começou com a Expedição do Norte do Kuomintang. O Exército Nacional Revolucionário foi baseado em Guangdong e Guangxi e foi eliminado um após o outro.Ele derrotou os poderosos senhores da guerra da camarilha de Zhili, Wu Peifu, e as tropas de Sun Chuanfang, e atacou e enfraqueceu as tropas da camarilha de Feng, Zhang Zuolin.

Após a vitória da primeira Expedição do Norte, o Kuomintang realizou uma reunião para reorganizar o exército para a segunda hora de unificar o País. Prepare-se para a Expedição do Norte.

Os principais alvos da Segunda Expedição do Norte foram os senhores da guerra da camarilha Feng. Logo, os subordinados de Zhang Zuolin chegaram fora da passagem.

O próprio Zhang Zuolin foi bombardeado até a morte pelos japoneses em Huanggutun quando saía da alfândega em um trem especial. Ao mesmo tempo, devido à intervenção do exército japonês, a Expedição do Norte terminou dentro do Passo.

Felizmente, Zhang Xueliang, que assumiu o comando das três províncias do Nordeste, optou por mudar a bandeira do Nordeste. Neste ponto, o país alcançou a unificação formal.

Os senhores da guerra de Beiyang entraram em colapso, mas novos senhores da guerra formaram-se dentro do Exército Nacional Revolucionário construído em torno da Expedição do Norte. Insatisfeito com a divisão do território recém-ocupado e a redução do exército, Yan Xishan uniu forças com Feng Yuxiang e Li Zongren para lançar uma guerra anti-Chiang, conhecida na história como Guerra das Planícies Centrais.

Durante a Guerra nas Planícies Centrais, Chiang Kai-shek usou todas as suas forças para atacar os anti- Tropas de Chiang enquanto as dividia e as reunia. A Guerra das Planícies Centrais terminou com a vitória de Chiang Kai-shek. Zhang Xueliang foi o líder da Rebelião do Nordeste antes, e mais tarde saiu para ajudar Chiang Kai-shek, tornando-se a segunda figura mais poderosa do Governo Nacional.

A mudança de bandeira no Nordeste da China não só não conseguiu dissipar a ideia do Japão de invadir a China, mas também acelerou o ritmo da invasão da China pelo Japão. Logo, o “Incidente de 18 de setembro” eclodiu no Nordeste da China, chocando o mundo inteiro.

Diante das repetidas provocações do exército japonês, Chiang Kai-shek acreditava firmemente que “para lutar contra a agressão estrangeira, devemos primeiro pacificar a situação interna”. com o exército japonês levará à derrota." Portanto, o Exército do Nordeste implementou estritamente a "política de não resistência" e as três províncias do Nordeste ficaram muito vulneráveis. Logo cairiam.

Três províncias orientais caíram, mas Chiang Kai-shek permaneceu teimoso e insistiu em dar prioridade à "supressão do Comunistas", que desencadeou a queda de Zhang Xueliang, A insatisfação de Yang Hucheng e outros generais patrióticos levou ao "Incidente de Xi'an".

Após o Incidente de Xi'an, o Kuomintang e o Partido Comunista uniram-se para resistir ao Japão. Após oito anos de árdua resistência, o povo chinês derrotou os invasores japoneses.

Infelizmente, a vitória da Guerra Antijaponesa não trouxe a paz. Chiang Kai-shek descaradamente lançou uma guerra civil na tentativa de eliminar o Oitavo Exército da Rota e o Novo Quarto Exército sob a liderança do Partido Comunista.

O povo chinês iniciou uma guerra de libertação de quatro anos sob a liderança do Partido Comunista. Em 1948, o Exército de Libertação Popular lançou as três grandes batalhas de Liaoshen, Huaihai e Pingjin, derrotando completamente o exército do Kuomintang e estabelecendo a República Popular da China em 1949.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde