inicial > Conversa Histórica

Há flores na primavera e neve no inverno. O autor do poema completo é um monge? (O significado simbólico da expressão)

Yu Ranxuan 2023-05-15 frequência

Resumo:Há um poema que é bastante famoso e muitos dos meus amigos deveriam tê-lo lido: Há centenas de flores na primavera e uma lua no outono, e há uma brisa fresca no verão e neve no inverno. Não se

O monge escreveu um poema Zen. Os 28 caracteres são todos únicos, mas ele escreveu muitas verdades que os grandes poetas não conseguiam entender.

A poesia Zen é uma existência que não pode ser ignorada na poesia clássica. Pode ser dividido em dois tipos: um é a poesia Zen escrita por literatos e oficiais; o outro é escrito pelos próprios monges.

Poemas como "O nascer da lua assusta as montanhas e os pássaros cantam nos riachos da primavera" e "Não há pessoas na montanha vazia, mas você pode ouvir as vozes das pessoas" são todos cheios de Zen.

Entre os monges que escreveram melhores poemas Zen, estão Qi Ji, Han Shan e outros. O nível de escrita nessas obras é difícil de comparar com o de grandes poetas como Wang Wei, mas muitos deles os poemas contêm O significado do Zen não é algo que os poetas comuns possam compreender.

O que quero compartilhar com vocês nesta edição é um poema Zen escrito por um monge. O poema é chamado de "Uma das Cinquenta e Cinco Canções Antigas" foi escrito por Shi Shaotan, um monge da Dinastia Song. Não há muitos registros sobre esse monge poético nos livros de história. Seu ano de nascimento é desconhecido. Ele já serviu como monge no Templo Fahua Zen, na província de Pingjiang.

Embora o autor não seja muito conhecido, este poema é bastante famoso. Muitos amigos deveriam tê-lo lido:

Há flores na primavera, lua no outono, brisa fresca no verão e neve no inverno.

Não se preocupe com outras coisas, este é um bom momento no mundo. (Parte 1: Se você não tem mais nada com que se preocupar)

O poema é muito simples, com apenas 28 palavras e nada incomum. A julgar pelo significado literal, os alunos do ensino fundamental devem ser capazes de lê-lo, mas escreveu muito, uma verdade que nem os grandes poetas conseguem compreender. Embora o poema seja simples, poucas pessoas conseguem realmente compreender o pensamento Zen que ele incorpora.

No entanto, mesmo que você entenda apenas superficialmente tal trabalho, você ainda se beneficiará muito. O editor não é talentoso, deixe-me dizer o que entendi.

As duas primeiras frases do poema começam com o cenário das quatro estações.

A primeira frase fala sobre a primavera e o outono. Na primavera, centenas de flores desabrocham e, no outono, a lua brilhante brilha no céu. Comparando a primavera e o outono, um é a época do cultivo e o outro é a época da colheita. Se os compararmos com as fases da vida, um é a juventude cheia de esperança e o outro é uma meia-idade sólida e estável.

A segunda frase "Há vento frio no verão e neve no inverno" usa o vento frio do verão para lidar com a neve fria do inverno. Do ponto de vista das pessoas comuns, o verão é quente, mas o poeta disse que também há uma brisa fresca no verão. Por que isso acontece? É justamente por causa do calor do verão que todos podem sentir o frescor do vento. Esse é o significado do vento para o verão.

Na vida, muitas das belezas que nos rodeiam podem ser sentidas mesmo quando estamos em adversidades. Quanto a "Neve no Inverno", o poeta também escreve com a mentalidade de elogiar a neve. O inverno frio também tem uma qualidade poética e pitoresca por causa da neve branca, que já não é monótona.

Nas primeiras 4 frases, o poeta usou um total de 4 palavras "você" e viu 4 Bela temporada. As duas últimas frases explicam por que as quatro estações são boas para ele, só porque ele não tem nada com que se preocupar.

O que é "intrometido"? A compreensão de cada pessoa pode ser diferente. Algumas pessoas podem entender isso como intrometido em "intrometido", enquanto outras podem entendê-lo diretamente como coisas irritantes.

No pensamento budista, esse tipo de reino de vida de “nada para fazer” deveria corresponder à palavra “vazio”. Tudo é apenas uma aparência, o coração está vazio e quieto como um vale profundo, e nem tudo é levado a sério. Este é o estado de “nada com que se preocupar”. Com esse estado de espírito, você poderá enfrentar os altos e baixos da vida com facilidade.

O poema parece fácil de entender. Em última análise, apenas nos aconselha a pensar sobre isso, mas o que realmente pode acontecer neste mundo? Quantas pessoas entendem a palavra “vazio” e quantas pessoas realmente não conseguem se preocupar com assuntos triviais? É por isso que nós, pessoas comuns, não podemos compreendê-lo e não podemos realmente obter grande liberdade.

Muitos amigos podem ter dúvidas. Nós, pessoas comuns, podemos realmente alcançar esse tipo de poesia Zen, então qual é o sentido de lê-la?

Na verdade, embora geralmente não possamos fazer isso, mesmo que entendamos um pouco deste poema e aprendamos um pouco de mente aberta refletida no poema, nos beneficiaremos muito. Pelo menos quando estamos com raiva ou chateados, quando pensamos neste poema, podemos obter uma paz temporária em nossos corações. Isso pode ser suficiente.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde