inicial > Conversa Histórica

O que significa o título póstumo de Sima Guang (como Zizhi Tongjian foi escrito)

Wang Zhiyan 2023-06-07 frequência

Resumo:Sima Guang morreu de doença e recebeu o título póstumo de Wenzheng. Sima Guang disse uma vez durante sua vida: Wenzheng e títulos póstumos são extremamente bonitos e não podem ser adicionados

Como foi escrito o Imperador Shu Zhi Zhi Tong Jian? Sima Guang: Cego, desdentado, neurastênico!

Yang Guo, escrito por Jin Yong, passou 16 anos esperando pela pequena menina dragão no fundo do Vale Jueqing, enquanto Sima Guang, da Dinastia Song do Norte, passou 19 anos de energia compilando Zizhitong, conhecido como o Livro do Imperador. Jian, o que é profissionalismo?

Sima Guang fez três coisas em sua vida: em sua infância, ele ganhou sabedoria e quebrou um tanque para salvar pessoas; na meia-idade, ele resistiu fortemente às reformas de Wang Anshi; em seus últimos anos, ele dedicou toda a sua energia para completar a obra-prima histórica Zizhi Tongjian. Claro, a maior conquista é, sem dúvida, a conclusão de Zizhi Tongjian, que também fez com que Sima Guang e Sima Qian se tornassem os “Dois Historiadores Sima”, brilhando através dos tempos.

Revisão abrangente da primeira qualificação do imperador, 294 volumes, mais de 3 milhões de palavras, inscrita no 23º Rei Weilie da Dinastia Zhou Em 403 aC, as três famílias de Han, Zhao e Wei destruíram Zhibo, e então no Sexto Ano de Xiande das Cinco Dinastias, Zhou Shizong conquistou Huainan, que durou 16 dinastias e durou 1.362 anos.

Para este livro, Sima Guang passou 19 anos desde o início do rascunho no terceiro ano de Zhiping (1066) de Song Yingzong até a conclusão do livro no sétimo ano de Song Shenzong Yuanfeng (1084). ). Nos últimos 15 anos, por ter objeções às atividades reformistas de Wang Anshi, Sima Guang tomou a iniciativa de escrever ao imperador e pediu para deixar Kaifeng, a capital. O destino que escolheu foi Luoyang para servir como censor de Xijing.

Longe da vista, longe da mente, Sima Guang chamou seu estudo de "Paraíso da Solidão" para que as pessoas possam ter um vislumbre de seu mundo espiritual, onde ele estava longe da agitação e se divertia. Saindo do redemoinho do poder, Si Guangma concentrou-se em escrever livros nesta condição de vida relegada.

A história histórica é vasta. É claro que uma obra-prima como Zizhi Tongjian não pode ser concluída por uma pessoa. A equipe de redatores também foi equipada com estudiosos famosos Fan Zuyu, Liu Xun, Liu Shu e outros da época, com Sima Guang atuando como editor-chefe.

Ao contrário de muitos líderes atuais que são editores-chefe apenas no nome, o editor-chefe de Sima Guang é uma pessoa real. A razão pela qual Zizhi Tongjian é chamado de compilação é porque suas principais fontes de materiais incluem 359 livros históricos. Em particular, as primeiras dezenove das Vinte e Quatro Histórias, incluindo Registros Históricos, Hanshu, Hanshu Posterior, Três Reinos, etc., foram concluídas durante a Dinastia Song do Norte, quando Sima Guang viveu.

A equipe de redatores de Tongjian listou os principais eventos da ascensão e queda da dinastia com base na linha do tempo, e então selecionou os materiais originais.O conteúdo relevante das Dezenove Histórias no estilo biográfico foi reescrito em um estilo cronológico.

Devido ao grande número de escritores e extensos materiais de referência, os estilos e estilos são naturalmente diferentes. No entanto, no final, Sima Guang excluiu a redundância, revisou e aprimorou-a e escreveu-a no final rascunho, tornando todo o livro unificado em estilo, como se fosse escrito por uma só pessoa.

Por 19 anos, Sima Guang dedicou muito esforço a Zizhi Tongjian, o que pode ser considerado um esforço de vida ou morte.

Ficando em casa no escritório todos os dias, recebendo refeições entregues por familiares, o manuscrito que ele revisava todos os dias tinha mais de três metros de comprimento. O único manuscrito autêntico de Sima Guang que sobrevive até hoje é o artigo sobre o primeiro ano de Yongchang, Imperador Yuan da Dinastia Jin Oriental, escrito em Zi Zhi Tong Jian (322 DC) é um fragmento de um manuscrito, com 33,8 cm de largura e 130 cm de comprimento, com um total de 29 linhas e 465 palavras. Está tudo escrito na meticulosa escrita regular de Sima Guang, sem um único caractere cursivo.

Para evitar a insolação durante o calor escaldante do verão, Sima Guang pediu a alguém que cavasse um grande buraco em seu Também foram colocados tijolos, fazendo com que parecesse um túmulo de mortos-vivos, mas ele vivia nele, pesquisando informações e escrevendo manuscritos. Naquela época, Wang Gongchen, o ministro da cidade de Luoyang, tinha um complexo com portões altos, uma residência luxuosa e um prédio de três andares em sua casa. As pessoas em Luoyang disseram: A família Wang está no céu, e Sima está na terra.

Quando Zizhi Tongjian foi escrito, Sima Guang já tinha cerca de 65 anos. Ele disse que estava exausto mental e fisicamente, seu corpo estava quebrado, seus olhos estavam quase cegos e seus dentes estavam faltando. Ele estava quase doente e também sofria de neurastenia, perda extrema de memória, e sentia que não morreria tão cedo. Ele até preparou sua própria nota de suicídio. Esta era várias posições acima da classificação dos codificadores carecas atuais.

Com certeza, dois anos depois, Sima Guang morreu de doença e seu título póstumo foi Wenzheng.

Sima Guang disse uma vez durante sua vida: Wen Zheng, o título póstumo é tão bonito que não pode ser adicionado a ele. Esta opinião foi apoiada pelos contemporâneos e pelas gerações posteriores, e a corte imperial não estava disposta a concedê-la facilmente aos seus ministros. Portanto, o título póstumo de Sima Guang, Wenzheng, pode ser considerado o maior elogio para ele.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde