inicial > Conversa Histórica

Representantes da Escola Tongcheng (as proposições teóricas literárias da Escola Tongcheng em meados da Dinastia Qing)

Hua Tongcan 2022-04-02 frequência

Resumo:No mundo literário da Dinastia Qing, havia um ramo chamado Escola Tongcheng, também conhecida como Escola de Literatura Tongcheng, Escola Clássica de Literatura Tongcheng ou Escola de Prosa Tongche

No final da Dinastia Qing, havia o Exército Hunan em assuntos militares e a facção Tongcheng na literatura.

A "Escola Tongcheng" é a maior escola de prosa da China antiga, também conhecida como "Escola de Prosa Antiga Tongcheng", e é conhecida como a "Escola Tongcheng" no mundo. Dai Mingshi, Fang Bao, Liu Dakui e Yao Nai são reverenciados como os “quatro ancestrais” da Escola Tongcheng.

A Seita Tongcheng foi formada muito cedo e atualmente é reconhecido que se originou de Gui Youguang no final da Dinastia Ming. Após meados da Dinastia Ming, os acadêmicos de Tongcheng floresceram e "aqueles que conseguem escrever prosa antiga terão sucessores de geração em geração". No final da Dinastia Ming e no início da Dinastia Qing, Fang Yizhi, Qian Chengzhi e outros estavam empenhados na revitalização da prosa antiga.

Durante o período Kangxi de Shunzhi, com a ascensão de várias pessoas que ingressaram no exame imperial, como Zhang Ying, Zhang Tingyu e seu filho, eles expandiram sua influência por meio do exame imperial e do funcionalismo.

O verdadeiro período de ascensão ocorreu durante o período Qianlong. Figuras representativas incluem Dai Mingshi e Fang Bao.

A "Coleção Nanshan" de Dai Mingshi teve uma grande influência na corte Qing, porque, além da literatura, também registrou muitos eventos no final da dinastia Ming e no início da dinastia Qing. Embora seja verdade, alguns objetivos realidades têm É prejudicial para a imagem da corte Qing.

Alguns dos elogios àqueles que se esconderam no cargo e resistiram à Dinastia Qing no início da Dinastia Qing, embora quisessem expressar sentimentos patrióticos, na verdade tocaram os nervos dos governantes.

A rebelião finalmente eclodiu em outubro do quinquagésimo ano de Kangxi. Zhao Shenqiao, o censor imperial de Zuodu, denunciou Dai Mingshi e sua "Coleção Nanshan" por serem "arrogantes e imprudentes". A corte Qing impôs uma série de sanções a toda a facção Tongcheng. Rise desferiu um grande golpe.

Fang Bao é o mais sortudo entre vários escritores da Escola Tongcheng. No trigésimo oitavo ano do reinado de Kangxi, ele conquistou o primeiro lugar no Exame Provincial de Jiangnan. No 45º ano do reinado de Kangxi, ele passou no exame Jinshi, mas sua mãe estava doente e voltou para casa, então ele não se tornou oficial.

No 50º ano do reinado de Kangxi, ele também foi implicado no caso "Coleção Nanshan" e foi para a prisão. No entanto, ele foi perdoado pelo Imperador Kangxi logo depois. Ele não apenas foi perdoado, mas também foi promovido ao Exército Han das Oito Bandeiras, onde foi designado para a Sala de Estudos do Sul e serviu como presidente do departamento de conserto de livros de Wuying. Palácio.

Nos períodos Yongzheng e Qianlong, embora houvesse altos e baixos, eles eventualmente viveram muito e morreram bem.

Liu Dakui teve bastante azar em comparação com Fang Bao. Embora não tenha sido preso na "Coleção Nanshan", ele foi atacado por Zhang Tingyu, um compatriota e grande estudioso da atual dinastia.

Em seus primeiros anos, ele tinha a ambição de "tornar as escrituras práticas", mas falhou em muitas tentativas. Mais tarde, mudou para o "método antigo". Quando chegou à cidade imperial em no início do quarto ano do reinado de Yongzheng, ele começou a escrever para mudar a capital. No sexto ano do reinado de Qianlong, ele foi recomendado por Fang Bao para participar do exame Bo Xue Hong Ci, mas foi derrotado por Zhang Tingyu.

No décimo quinto ano do reinado de Qianlong, Zhang Tingyu o selecionou especialmente para fazer o exame de clássicos confucionistas como compensação, mas ele não foi admitido. Finalmente, no trigésimo segundo ano do reinado de Qianlong, ele abandonou completamente o exame imperial e regressou à sua cidade natal para lecionar.

Yao Nai quase não tem experiência como uma verdadeira burocracia de poder. Ele fez o Exame Provincial de Jiangnan no 15º ano do reinado de Qianlong e tornou-se Jinshi no 28º ano do reinado de Qianlong.Como examinador e editor.

Ele mesmo viu isso acontecer. Renunciou cedo e voltou para sua cidade natal para ensinar e ensinar. Ele criou um grupo de discípulos e estabeleceu uma boa base para a prosperidade da seita Tongcheng.

Portanto, a prosperidade da Escola Tongcheng originou-se naturalmente de Yao Nai. Yao Nai é o mestre da Escola Tongcheng, estudou com Liu Dakui e Yao Fan e tem seu próprio estilo.

Ele teve vários discípulos, incluindo Mei Zengliang, Guan Tong, Fang Dongshu, Yao Ying, Liu Kai, etc. Entre eles, Mei Zengliang, Guan Tong, Yao Ying e Fang Dongshu eram conhecidos como as "Quatro Elites do Clã Yao".

Essas pessoas também eram admiradas por Zeng Guofan.Com a ascensão do Exército Hunan, a influência de Zeng Guofan cresceu, e a "Escola Tongcheng" que Zeng Guofan uma vez admirou foi oficialmente convocada. No seu auge, a Escola Tongcheng não se dedicava apenas à literatura, mas também incluía poesia, pinturas, etc.

A "Seita Tongcheng" em seu apogeu era principalmente de Tongcheng ., principalmente de Anhui, as conexões entre essas pessoas são muito complexas, incluindo principalmente três tipos: relacionamento com professores, relacionamento pessoal e relacionamento conjugal.

Entre eles, a relação entre casamento é a mais próxima. Até agora, de acordo com os registros, várias famílias grandes em Tongcheng são todas relacionadas por casamento. Veja a família Zhang Tingyu como exemplo: a avó de Zhang Tingyu, a avó Família Wu, é filha de Wu Desheng, e é da mesma família do posterior Wu Rulun;

A mãe de Zhang Tingyu é Yao, filha de Yao Sunsen; sua esposa Yao, é neta de Yao Sunsen; a nora mais velha Yao, a esposa de Zhang Ruoai, etc.; Eles também são da mesma família de Yao Fan e Yao Nai.

Pela geração de Zeng Guofan, ele já estava no final de a "Escola Tongcheng", incluindo Zeng Guofan e os "Quatro Discípulos do Clã Zeng" Zhang Yuzhao, Li Shuchang, Xue Fucheng, Wu Rulun, bem como seus alunos.

No final do período, a China já havia enfrentado muitas mudanças no meio ambiente. A China estava declinando gradualmente. A ciência prática ocidental estava impactando a influência da literatura clássica chinesa e através da invasão contínua de estrangeiros, etc. ., esses artigos que enfatizavam a "literatura antiga" foram vividamente educados.O grande confucionista da "Lei".

Nessa época, surgiram gradualmente diferenças dentro do Moliu. Zeng Guofan começou a combinar "gestão do mundo e aplicação prática", enquanto muitas pessoas ainda seguiam as regras antigas. Naquela época, eles gradualmente se olharam e começaram a se opor.

Na época do "Movimento 4 de Maio", ele se opôs seriamente ao Movimento da Nova Cultura. A literatura clássica de Tongcheng, que enfatiza os "métodos antigos", foi violentamente impactada por várias ciências que se aplicam ao mundo e começou a desaparecer gradualmente da visão das pessoas.

Resumindo, toda a literatura da "Escola Tongcheng" durou toda a Dinastia Qing. Do final da Dinastia Ming ao Movimento da Nova Cultura, a influência na literatura da Dinastia Qing ocupou quase uma posição absoluta, podendo-se dizer com certeza que promoveu o desenvolvimento da cultura Han.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde