inicial > Enciclopédia de curiosidades

Qual é exatamente o plano da eclíptica no sistema solar?Por que o plano da eclíptica é formado?

administrador 2023-07-20 frequência

Resumo:O plano eclíptico do sistema solar refere-se à área em forma de cinturão formada pela projeção eclíptica das órbitas dos planetas do sistema solar na esfera celeste. O plano da eclíptica pas
O plano eclíptico do sistema solar refere-se à área em forma de cinturão formada pela projeção eclíptica das órbitas dos planetas do sistema solar na esfera celeste. O plano da eclíptica passa pelo centro do sistema solar e pelo plano equatorial da Terra e é o caminho médio do movimento do Sol observado da Terra. Os planetas do sistema solar, incluindo Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, têm suas órbitas aproximadamente consistentes com o plano da eclíptica do sistema solar, portanto, no céu, esses planetas aparecem principalmente perto da eclíptica. plano do sistema solar. Então, o que causa o surgimento do plano da eclíptica?
Qual é exatamente o plano da eclíptica do sistema solar?
A razão pela qual os planetas do sistema solar se movem no mesmo plano remonta à evolução da nebulosa original. Sob a influência da rotação e da força centrífuga do disco estelar inicial, a nebulosa original formou gradualmente uma estrutura plana. A rotação e a gravidade do disco estelar primitivo gradualmente evoluíram a nebulosa para uma estrutura plana, semelhante à superfície rotativa do tecido na técnica do lenço. Este processo evolutivo fez com que os planetas do sistema solar se movessem em um plano unificado, denominado plano eclíptico. Os planetas no plano da eclíptica incluem água, metal, fogo, madeira e terra, e giram em torno do Sol em órbitas aproximadamente circulares.
Qual é exatamente o plano da eclíptica do sistema solar?
No entanto, nem todos os corpos celestes se movem ao longo do plano da eclíptica. Além do Sol e dos planetas, existem muitos asteróides e cometas no sistema solar, e suas órbitas são inclinadas em ângulos diferentes do plano da eclíptica. Isso ocorre porque a existência de órbitas claras após a formação faz com que as órbitas dos asteróides e cometas fiquem inclinadas em relação ao plano da eclíptica.
Qual é exatamente o plano da eclíptica do sistema solar?
Asteróides e cometas no sistema solar são restos da evolução do sistema solar. Devido à influência gravitacional de outros planetas, as órbitas desses pequenos corpos celestes estão até certo ponto inclinadas em relação ao plano da eclíptica. Por exemplo, os milhões de asteroides no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter têm inclinações mais elevadas e uma massa total menor que a da Lua. Além disso, de acordo com o dado da eclíptica, que é gerado com base no eixo de rotação da Terra, a rigor, com exceção da Terra, os outros planetas do sistema solar não estão no plano da eclíptica. Isso faz com que outros planetas tenham órbitas com ângulos de inclinação variados. Por exemplo, Marte tem uma inclinação de 1,8 graus, Mercúrio tem uma inclinação de 7,0 graus e Plutão tem uma inclinação de até 17 graus. Isso torna a órbita de Plutão extremamente elíptica e em certo ponto está ainda mais perto do Sol do que Netuno.
Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde