inicial > Enciclopédia de curiosidades

O plantio de árvores no deserto causará o declínio das águas subterrâneas? (O plantio de árvores no deserto realmente afeta as águas subterrâneas?)

Peng Liang Yu 2022-04-21 frequência

Resumo:Embora as árvores possam melhorar a desertificação do solo, diferentes florestações não só não conseguem melhorar o ambiente, como podem exacerbar a degradação ambiental. Quando a precipita

Nas últimas décadas, o movimento de florestamento da China alcançou grande sucesso, especialmente a publicidade ativa da atividade "Ant Forest" do Grupo Alibaba nos últimos anos, que fez com que o deserto originalmente desconhecido A governança entrasse no campo de todos de visão.

A maioria dos internautas gritou: "Acontece que a gestão do deserto na China é muito bem-sucedida. Se plantarmos florestação em grande escala na orla do deserto, todos os desertos não desapareceriam em algumas décadas?" !"

< p>

Então, é realmente apropriado plantar árvores de grande porte na orla do deserto?

A resposta não é certa. A área, a estação e as espécies de plantas de florestamento são cruciais para o sucesso da transformação do deserto. Plantar árvores cegamente e à força na borda do deserto que não é adequado para a transformação A florestação apenas irá acelerar o esgotamento das águas subterrâneas e acelerar o processo de desertificação.

Por que a florestação cega acelerará o esgotamento das águas subterrâneas

Como todos sabemos, qualquer planta tem transpiração - elas criarão raízes no solo, extraem água e nutrientes nos caules e folhas, com a maior parte da água evaporando pelas superfícies das folhas e retornando ao ar.

A precipitação é escassa nas áreas desérticas e a evaporação da vegetação tolerante à seca no deserto atingiu um equilíbrio relativo com a precipitação local. A evaporação da água da vegetação é diretamente proporcional à área das folhas. Para reduzir a evaporação da água, as folhas das plantas tolerantes à seca muitas vezes evoluíram para formas semelhantes a agulhas. Os caules e as folhas são muito curtos e compacto. Para absorver a água das profundezas do deserto, seus sistemas radiculares são frequentemente muito desenvolvidos. , o típico espinho de camelo da planta do deserto é mostrado na imagem abaixo.

No entanto, se as plantas selecionadas forem inadequadas ou muitas Quando a precipitação em uma pequena área é inferior à taxa de evaporação, as plantas absorverão o máximo possível de água subterrânea e nutrientes, o que acabará por levar ao esgotamento das águas subterrâneas. Não apenas as plantas recém-plantadas morrerão, mas também outras plantas que tenham As plantas que já sobreviveram na área serão afetadas, tornando a condição da terra local pior do que antes do florestamento.

Quais são os princípios da transformação do deserto?

Na verdade, já há alguns anos, o relatório da Academia Chinesa de Engenharia apontava que a relação correta entre os humanos e os desertos deveriam ser: humanos e Para uma coexistência harmoniosa no deserto, devemos evitar “a areia avança e as pessoas recuam”, e não devemos “marchar cegamente para o deserto”. Os desertos são necessários para existir na Terra. É o apoio mútuo e as restrições de diferentes ecossistemas, como florestas, pastagens e desertos, que formam o ecossistema global.

O florestamento razoável só é viável em áreas que foram originalmente transformadas em desertos devido ao desmatamento causado pelo homem e à destruição da vegetação, porque o conteúdo de água subterrânea nessas áreas é relativamente suficiente em comparação com desertos maduros, e a ecologia O meio ambiente é relativamente menos frágil.Na verdade, estas áreas são onde a gestão do deserto pela China tem sido mais bem sucedida.

Em áreas desérticas maduras, o uso da extração de águas subterrâneas para irrigação e florestamento resultará em um funil de águas subterrâneas em grande escala, o que reduzirá o nível das águas subterrâneas próximas e levará à falta de outra vegetação na área. Ela desaparece da água, ameaçando em última análise o desenvolvimento sustentável do ambiente ecológico regional.

Principais questões na transformação do deserto

Acredito que o sucesso da transformação do deserto está intimamente relacionado aos seguintes fatores:

Primeiro, seleção do local

Como mencionado acima, florestamento O local deve ser escolhido em áreas que foram originalmente transformadas em desertos devido ao desmatamento causado pelo homem e à destruição da vegetação. Plantar árvores em áreas desérticas maduras só será contraproducente!

Segundo, seleção de espécies

As plantas selecionadas devem ser capazes de se adaptar ao clima seco do deserto com pouca chuva, como a árvore Haloxylon ammodendron e Populus euphratica, de que ouvimos falar com frequência, etc. Além disso, a florestação também deve centrar-se na diversidade de espécies de árvores para evitar a fragilidade ecológica e a propagação em grande escala de pragas e doenças causadas por uma única espécie.

Terceiro, escala de vegetação < /p>

A florestação pode promover a circulação de água em todo o mundo, mas devido à transpiração das plantas, quando as águas subterrâneas não conseguem satisfazer as necessidades de evaporação, levará a um clima local mais seco. Portanto, ao plantar árvores, é necessário encontrar clareiras adequadas para evitar densidade excessiva de plantio, o que levará à redução de água e nutrientes para cada planta e à evaporação excessiva da água.

Resumindo, devemos seguir o exemplo do país em matéria de florestação. Não devemos ser radicais ou agressivos. Plantar árvores às cegas ou à força na orla dos desertos que não são adequados para a transformação apenas irá acelerar o descoberto das águas subterrâneas.Acelerar o processo de desertificação.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde