inicial > Esportes e preparação física

Por que o ácido láctico aumenta no corpo durante o exercício?

administrador 2023-10-18 frequência

Resumo:Durante o exercício, o aumento do ácido láctico no organismo é causado principalmente pelo metabolismo anaeróbico. O metabolismo anaeróbico refere-se à via de fornecimento de energia que ocorr
Durante o exercício, o aumento do ácido láctico no organismo é causado principalmente pelo metabolismo anaeróbico. O metabolismo anaeróbico refere-se à via de fornecimento de energia que ocorre sob condições hipóxicas. Durante o exercício de alta intensidade, o corpo necessita de uma grande quantidade de energia para apoiar o movimento dos músculos em exercício, mas devido ao fornecimento insuficiente de oxigênio, as células musculares não conseguem produzir energia suficiente através da decomposição oxidativa do açúcar. Portanto, sob condições hipóxicas, as células musculares produzem energia através da glicólise, e um dos produtos finais produzidos é o ácido láctico.
Por que o ácido lático aumenta no corpo durante o exercício
O ácido láctico é um ácido fraco e, quando o ácido láctico se acumula no corpo, altera o pH do corpo. Esta alteração pode ter um impacto na função das células musculares, fazendo com que os músculos com acumulação de ácido láctico fiquem doloridos e cansados. Quando o ácido láctico se acumula até um certo nível, as células musculares acumulam ácido láctico e a função e a resistência muscular diminuem significativamente.
Por que o ácido láctico aumenta no corpo durante o exercício
Além disso, a produção de ácido láctico vem da via da glicólise, que requer menos produção de energia aeróbica e exige que mais glicose seja consumida para a glicólise, o que levará ao consumo acelerado de glicogênio no organismo. Quando o glicogênio do corpo se esgota, o corpo recorrerá às reservas de gordura para fornecer energia, e é por isso que exercícios de baixa intensidade podem queimar gordura.
Por que o ácido láctico aumenta no corpo durante o exercício
O aumento do ácido láctico no corpo também é afetado por vários fatores, como intensidade do exercício, tempo de exercício, experiência de exercício, etc. Sob intensidade de exercício adequada, a produção de ácido láctico pode ser eficazmente regulada e transportada para tecidos e órgãos como o fígado, para posterior metabolismo através da circulação sanguínea. À medida que o exercício progride, o corpo irá adaptar-se gradualmente, reduzindo assim a acumulação de ácido láctico e melhorando a resistência do corpo e os efeitos do exercício.
Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde