inicial > Conversa Histórica

Quando foi assinado o Tratado de Shimonoseki? (Quando foi assinado o Tratado de Shimonoseki?)

Yan Chenming 2022-04-28 frequência

Resumo:Em abril de 1895, o traidor Li Hongzhang foi enviado para Shimonoseki do Japão (agora conhecido como Shimonoseki) para "negociar a paz" e assinou o Tratado desigual de Shimonoseki sob a opressão jap

A Guerra Sino-Japonesa de 1894 foi uma guerra agressiva lançada pelo Japão para expandir a sua invasão da Coreia e a sua expansão para a China. Este ano é a Guerra Sino-Japonesa da Guerra Sino-Japonesa, por isso também é chamada de Guerra Sino-Japonesa.

Do final do século XIX ao início do século Século XX, a Doutrina do capital mundial entrou na fase imperialista. Depois de 1868, o capitalismo japonês desenvolveu-se gradualmente, combinou-se com as forças feudais e gradualmente tornou-se o imperialismo mais agressivo.

O governo japonês formulou uma ambiciosa política agressiva para conquistar a Coreia do Norte, a China e até o mundo inteiro.

Antes de 1894, o Japão já havia realizado algumas atividades agressivas. Em 1894, o Japão expandiu a sua agressão contra a Coreia e preparou-se para invadir ainda mais a China.

Em agosto do mesmo ano, a marinha do governo chinês Qing foi repentinamente atacada pela marinha japonesa no Mar Amarelo, e os dois lados travaram uma batalha feroz.

A força naval da China não é mais fraca que a do Japão, no entanto, devido até a Dinastia Qing O governo sempre se comprometeu e se rendeu aos países estrangeiros. Os generais navais eram corruptos e incompetentes. Na guerra, quase metade dos navios foram perdidos.

Nesta batalha, alguns oficiais e soldados da Marinha mostraram espírito heróico e destemido. Depois que o navio "Zhiyuan" foi atingido por um canhão, o capitão Deng Shichang ordenou usar força total para abalroar o navio inimigo e foi afundado por uma mina no meio do caminho.

Lin Yongsheng, o capitão do navio "Jingyuan", morreu na batalha. Todos os oficiais e soldados do navio lutaram duro até o fim e morreram heroicamente. Devido aos combates heróicos dos soldados da marinha chinesa, a marinha japonesa também sofreu pesadas perdas.

Em outubro de 1894, o exército invasor japonês cruzou o Yalu River e atacou a China por terra. Neste momento de grave crise nacional.

Na China, "todas as contradições entre classes (incluindo a principal contradição entre o sistema feudal e as massas populares) foram temporariamente reduzidas a uma posição secundária e subordinada".

Depois que os invasores japoneses ocuparam a cidade de Jiulian e Andong (hoje Dandong), eles dividiram suas forças para atacar Xiu (Qingxiu) Yan (sudeste de Liaoning). A população local realizou espontaneamente resistência armada, matando e ferindo muitas pessoas. inimigos. .

O exército invasor japonês tentou invadir Liaoyang ao norte.As autoridades locais em Liaoyang apoiaram as massas na organização de grupos de milícias, coordenaram-se com o exército Qing para proteger os pontos perigosos e repeliram continuamente as forças inimigas.

O exército japonês não se atreveu a invadir Liaoyang e, em vez disso, foi para o sul para ocupar Haicheng, Niuzhuang, Yingkou e outros lugares.

Ao atacarem a cidade de Jiulian e Anton, os invasores japoneses também dividiram suas forças e desembarcaram em Huayuankou, condado de Zhuanghe, na costa leste da Península de Liaodong. Eles ocuparam Dalian e Lushun em novembro e massacraram brutalmente muitos chineses. em Lushun, militares e civis.

Em janeiro de 1895, o exército japonês desembarcou em Rongcheng, província de Shandong, e atacou o porto de Weihaiwei. A frota da Marinha Beiyang da Dinastia Qing foi completamente exterminada no porto.

Os governantes da Dinastia Qing curvaram os joelhos diante da arrogância dos invasores japoneses Rendidos, em abril de 1895, o traidor Li Hongzhang foi enviado ao Shimonoseki do Japão (agora conhecido como Shimonoseki) para "negociar a paz", e o Tratado desigual de Shimonoseki foi assinado sob a opressão japonesa.

O Japão forçou a China a "ceder" a Península de Liaodong (a Rússia czarista há muito tinha ambições para a Península de Liaodong. Ela acreditava que a ocupação da Península de Liaodong pelo Japão não era boa para si mesma, então forçou a França e a Alemanha intervir.

Como resultado, a China "resgatou" a Península de Liaodong, Taiwan e todas as ilhas afiliadas e as Ilhas Penghu ao Japão por 30 milhões de taéis de prata, pagou uma indenização de 20 milhões de taéis e permitiu os invasores japoneses para abrir fábricas na China.

O "Tratado de Shimonoseki" marcou um novo período de agressão capitalista estrangeira contra a China, colonizando ainda mais a China.

Desde então, o Japão e os países imperialistas ocidentais exportaram capital para a China e abriram fábricas na China, aprofundando ainda mais a sua pilhagem económica e a opressão política da China. A cessão de grandes extensões de terra na China alimentou directamente a ambição imperialista de dividir o território da China.

O Japão ocupou Taiwan, na China, e extorquiu enormes quantias de dinheiro da China As reparações e o privilégio da agressão económica contra a China aceleraram a transformação do Japão no imperialismo.

A assinatura do "Tratado de Shimonoseki" despertou forte resistência do povo chinês. Especialmente os nossos compatriotas em Taiwan, eles não querem ser escravos da subjugação do seu país e opõem-se fortemente à ocupação japonesa de Taiwan.

Quando os invasores japoneses ocuparam oficialmente Taiwan, os compatriotas taiwaneses pegaram em armas e travaram uma luta heróica.

Desde a ocupação de Taiwan em 1895 até à devolução de Taiwan à China em 1945, durante o domínio colonial brutal do imperialismo japonês, a luta dos compatriotas de Taiwan para regressar ao abraço da pátria nunca parou.

Eles foram corajosos e inflexíveis, lutaram sucessivamente e travaram uma luta longa e épica contra os ocupantes imperialistas japoneses. Houve mais de 20 revoltas em grande escala.

Isto mostra plenamente que o povo chinês nunca poderá ser conquistado por invasores estrangeiros e que o território da China nunca poderá ser dividido por invasores estrangeiros.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde