inicial > Conversa Histórica

As proposições ideológicas de Wang Yangming (qual é o núcleo principal da filosofia da mente de Wang Yangming)

Zhu Fengnan 2022-05-08 frequência

Resumo:O próprio Wang Yangming resumiu: “Ter uma boa consciência é um grande cérebro para aprender, e é o primeiro significado de um santo ensinar as pessoas. sábio. Meus ensinamentos ao longo da min

O núcleo teórico da teoria da mente de Yangming pode ser resumido em quatro frases: "Não há bem e nem repulsa no corpo, existem ações boas e más, conhecer o bem e o mal é consciência, fazer o bem e eliminar o mal é observar as coisas."

No que diz respeito à estrutura da teoria da mente de Yangming, “em direção à consciência” é o seu “propósito”, “Quatro Frases” é o propósito de sua pensamentos, e “o coração é a razão" é o seu propósito. A proposição fundamental mais central é a sua base metafísica.

Desde que Confúcio e Mêncio criaram a "filosofia centrada na teoria da mente", as dinastias Han e Tang estabeleceram uma "filosofia com centro cosmológico", e a Dinastia Song estabeleceu uma "filosofia com centro cosmológico e metafísico".

Mas apenas o "Xinxue" de Wang Yangming herdou verdadeiramente a ortodoxia da "Teoria da Mente" de Confúcio e Mêncio e levou a "Teoria da Mente" de Confúcio e Mêncio ao seu auge.

O que significa o "coração" em "Xin Xue"? Na opinião de Wang Yangming, o coração não é um pedaço de carne e sangue. Cada lugar de percepção é o coração. Por exemplo, os ouvidos e os olhos conhecem a visão e a audição, e as mãos e os pés conhecem a dor e a coceira. Essa percepção é o coração.

O chamado seu coração é aquele que pode ver, ouvir, falar e se mover. Esta é a natureza e a lei do céu. Somente com esta natureza pode nascer a fisiologia desta natureza, que se chama benevolência.

Portanto, "a essência do coração" e "natureza", "razão", "princípio natural", etc. são conceitos do mesmo nível e são essencialmente os mesmos. A “natureza do coração” é na verdade o coração moral original, o sujeito moral e os princípios morais, e tal “coração” é considerado um “princípio natural”.

Assim, um duplo argumento é completado ao mesmo tempo de uma forma muito sublime: como base da moralidade, o "coração" subjetivo foi racionalizado e objetivado, e foi elevado a uma condição objetiva e última. base metafísica - " "Céu" e "Céu".

Em segundo lugar, "Céu" e "Princípios Celestiais" como base da metafísica e da cosmologia realizaram a moralização e a subjetividade, adquirindo assim moralidade e subjetividade. Portanto, o “princípio” discutido na Psicologia de Yangming refere-se principalmente à “ética” da moralidade, e não à “física” dos fenômenos naturais.

O que é "consciência"? Uma pessoa de consciência é o que Mencius disse: “Todo mundo tem uma noção do que é certo e do que é errado”. O cerne do certo e do errado pode ser conhecido sem preocupação e compreendido sem aprendizado. É por isso que é chamado de consciência. ”

A teoria da mente de Yangming enfatiza que mente e razão são originalmente uma coisa, constrói uma ontologia de “estudo da mente” que é diferente do “Neo-Confucionismo” de Cheng e Zhu, e desenvolve e melhora muito o estudo dos sábios. "Coração" não é apenas o mestre do corpo, nem é apenas "percepção" ou "apreciação", mas o sujeito moral absoluto, a base moral e a lei moral.

E é um significado metafísico ou ontológico O sujeito moral, base moral e lei moral. Ao mesmo tempo, "princípio" não é apenas a origem mais elevada e a base última de todas as coisas, nem a essência e as leis de coisas específicas, mas o princípio moral e ético . Isto é, "ética" e "benevolência".

"Coração é razão" ou "razão é coração" simultaneamente torna o "coração" objetivo e metafísico, e torna a "razão" subjetiva e moral. "Princípio " e "Princípio é coração" são o centro e a chave para a compreensão de todo o sistema mental da filosofia Yangming.

Wang Yangming acredita que a consciência humana é a consciência da grama, das árvores, dos azulejos e das pedras. Vento, chuva, orvalho, trovão, sol, lua, estrelas, animais, grama e árvores, montanhas, rios, terra e rochas são todos um corpo com os seres humanos. Portanto, grãos, animais e similares são todos. Podem nutrir as pessoas.

Remédios, pedras e similares podem curar doenças: eles são do tipo mesmo espírito, para que possam se comunicar uns com os outros. A natureza da consciência, dos princípios celestiais e do coração é inerentemente imóvel, nem boa, nem má, nem boa. Não é má.

Mas as pessoas praticam boas ações com boas intenções e más ações com más intenções em diferentes situações. Pessoas boas também podem fazer coisas más em uma situação específica, e pessoas más também podem fazer coisas boas.

Se uma pessoa não consegue distinguir corretamente entre o bem e o mal , e considera o mal como bom e o bem como mal, então sua consciência também estará errada e seu coração será obscurecido pelo egoísmo e desejos materiais.

Portanto, as pessoas devem trabalhar duro para retornar seus corações a um estado sem bem nem mal, para que possam ter uma consciência correta e uma investigação correta das coisas.

Isso incorpora melhor a objetividade da filosofia da mente de Yangming. É a teoria da "benevolência de todos coisas como um só corpo". É a realização mais completa e completa de "conduzir à consciência". É a ontologia moral e a base metafísica de toda a Teoria Yangming da Mente. Ela realiza os princípios da Teoria Yangming da Mente. A unidade perfeita de "teoria mente-natureza", "axiologia" e "cosmologia".

p>

"A benevolência de todas as coisas como uma só" é a realização perfeita e o estado de perfeição do "coração de um santo".Toma a benevolência como o fundamento e o elo de todas as coisas no mundo, leva a benevolência como a origem e base da existência do universo, e realiza a natureza da mente.A unidade orgânica da teoria, metafísica e cosmologia.

Portanto, "a benevolência de todas as coisas como uma só" possui a essência da objetividade no sentido mais elevado e é o nível mais elevado de existência objetiva.

A teoria da unidade de todas as coisas é uma importante expressão teórica do confucionismo na construção de uma sociedade ideal. Não é apenas um conceito filosófico e uma preocupação de valor, mas também uma teoria social e uma teoria prática. As implicações ideológicas de sermos um com a natureza e de coexistirmos em harmonia, sem dúvida, ainda têm certo significado teórico para a sociedade contemporânea.

Se você realmente quiser usar algumas palavras para resumir Yang Ming O estudo da mente só pode ser resumido em três palavras: “alcançar a consciência”, que é o que hoje se chama “a unidade do conhecimento e da ação”. Alcançar a consciência é “remover o mal e fazer o bem”, o que significa “preservar os princípios da natureza e destruir os desejos humanos”.

Então o próprio Wang Yangming resumiu: "Ter consciência é um grande cérebro no aprendizado, e é o primeiro significado de um santo ensinar as pessoas. Ter uma consciência é o segredo oculto olho do verdadeiro sábio. Minhas palestras ao longo da vida são apenas para ensinar As três palavras da consciência."

O espírito do Xinxue de Yangming é um todo orgânico com lógica interna. O espírito subjetivo é a consciência, a mente taoísta, a mente original e os princípios celestiais. Este todo espiritual é o mundo de significado da filosofia da mente de Yangming. É uma unidade de metafísica e imaterialidade, e é um sistema ideológico rigoroso e altamente objetivo.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde