inicial > Conversa Histórica

Qual é a diferença entre a Arte da Guerra de Sun Tzu e a Arte da Guerra de Sun Bin (a Arte da Guerra de Sun Tzu foi escrita por Sun Bin)

Jin Ruiling 2022-06-17 frequência

Resumo:No entanto, em relação a Sun Tzu, os dois nomes Sun Wu e Sun Bin circularam. Em relação à Arte da Guerra de Sun Tzu, também há treze capítulos, oitenta e nove capítulos e assim por diante.

A Arte da Guerra, de Sun Tzu, é o conjunto de livros militares mais famoso da história antiga da China. Este conjunto de livros militares não é apenas famoso na China há milhares de anos, mas também foi para o exterior e se tornou popular em todo o mundo. Não é apenas considerado um livro tesouro no campo militar, mas também um livro clássico nos campos econômico e comercial.

No entanto, em relação a Sun Tzu, os dois nomes Sun Wu e Sun Bin foram divulgados. Em relação à Arte da Guerra de Sun Tzu, também há treze capítulos, oitenta e nove capítulos e assim por diante.

Então, qual é a relação entre essas duas pessoas? Seus livros militares são o mesmo livro? Como os registros sobre a Arte da Guerra de Sun Tzu nos livros de história não são claros, existem várias opiniões.

1. Desenterrado em tiras de bambu da tumba de Yinqueshan Han de Escrita Militar:

De 1972 a 1986, mais de cem tumbas da Dinastia Han foram escavadas na Tumba Yinqueshan Han, em Linyi, província de Shandong. Um grande número de tiras de bambu foram escavadas. desenterrados, que são de grande importância para a pergunta acima mencionada, dá uma resposta precisa.

Sun Wu era um nativo de Qi que viveu no final do período da primavera e do outono. Ele foi o autor de "A Arte da Guerra de Sun Tzu". >Ele foi chamado de "Sábio da Guerra" ”, é também “o mestre de cem gerações de estrategistas militares” e “o criador da ciência militar oriental.

Sun Bin é descendente de Sun Wu, mas não sei quantas gerações. . Ele também é um famoso estrategista militar e escreveu um conjunto de livros militares chamado "A Arte da Guerra de Sun Bin".

2. Histórias idiomáticas sobre Sun Bin :

"Tian Ji Horse Racing": O general do estado de Qi, Tian Ji, sempre perdia toda vez que participava de uma corrida de cavalos com o rei Qi Wei.

< p> Sun Bin, que era bem versado na arte da guerra, deu um conselho a Tian Ji: No primeiro jogo, ele colocou seu cavalo inferior contra o cavalo superior do rei Qi Wei. Perdeu.

No segundo jogo , Tian Ji usou seu cavalo superior contra o cavalo médio do Rei Qi Wei e venceu.

No terceiro jogo, Tian Ji usou seu cavalo médio para vencer. O cavalo enfrentou o cavalo inferior do Rei Qi Wei e venceu novamente.

Depois de três jogos e duas vitórias, Tian Ji finalmente derrotou o Rei Qi Wei.Não podemos deixar de admirar Sun Bin no texto.

< Strong> "Cerco Wei e resgate de Zhao":Tian Ji originalmente queria ir diretamente para aliviar o cerco de Zhao, mas Sun Bin pediu-lhe para atacar o continente invasor de Wei. Em Pang Juan, ele voltou para resgatar Wei. Naquela época, ele atacou os que estavam exaustos no caminho. Eles usaram esse movimento para derrotar o exército Wei.

"Batalha de Maling": O conselheiro militar de Wei, Pang Juan e O Príncipe Shen, a fim de compensar suas perdas na Batalha de Guiling, enviou tropas para atacar a Coreia do Sul.

Sob a orientação de Sun Bin, o General Tian Pan do Estado de Qi usou a estratégia de "reduzindo o fogão" para atrair Pang Juan para a armadilha e persegui-lo até Maling Road, onde foi emboscado e morto. O exército Qi aproveita a vitória e persegue Zishen.

Três. Sun Bin Pontos-chave sobre sua pessoa e a arte da guerra:

Sun Bin certa vez estudou a arte da guerra com Pang Juan. Pang Juan primeiro foi ajudar o rei Hui de Wei e tornou-se general. Depois que Sun Bin chegou a Wei, Pang Juan ficou com ciúmes porque seus talentos eram superiores aos seus, então incriminou Sun Bin e o torturou.

Sun Bin fugiu para Qi com a ajuda de seus amigos. Ele foi renomeado conselheiro militar pelo rei Wei de Qi, e mais tarde elaborou um estranho plano para derrotar o exército Wei e matar Pang Juan.

"A Arte da Guerra de Sun Bin" também é chamada de "Qi Sun Tzu" (devido à diferença de "A Arte da Guerra de Sun Tzu"). Em 1985, a Editora de Relíquias Culturais publicou 16 capítulos de "A Arte da Guerra de Sun Bin" incluídos nos Yinqueshan Bamboo Slips.

Olhando para o conteúdo de "A Arte da Guerra de Sun Bin", podemos ver que houve novos desenvolvimentos baseados na herança dos pensamentos militares de Sun Wu.

Sun Bin expôs a visão da guerra como uma ferramenta de luta política em "Wen Wang".

Ele disse que a guerra é uma ferramenta política para criar um ambiente de vida pacífico para a sociedade, mas não pode ser alcançada confiando em pregações vazias, por isso é necessário "reunir tropas e trazê-las à justiça" e usar a guerra Os meios proíbem a discórdia. Contudo, como instrumento de luta política, a guerra não pode ser utilizada com frequência.

Sun Bin propôs que os generais conhecessem o " Tao" - —Esta é a lei da guerra. Sun Bin acreditava que somente dominando as leis da guerra e compreendendo as situações específicas do inimigo e de nós mesmos poderemos comandar adequadamente e garantir a vitória.

Por isso, ele elaborou especificamente os seis pares de contradições que se opõem e se transformam: acumulação, vazio, viagem, lentidão, escassez e desperdício.

Também conduziu uma análise aprofundada de "Qizheng" e acreditou que somente compreendendo as leis de transformação dessas contradições os generais poderão vencer de surpresa.

Em termos de pensamento estratégico, Sun Bin enfatizou que “devemos atacar e não defender”. Quando o inimigo está em menor número e nós estamos fracos, devemos atacar proativamente os elos fracos da defesa do inimigo. Só assim poderemos efetivamente aniquilar a força efetiva do inimigo, mudar a situação ofensiva e defensiva e tomar a iniciativa na guerra.

Sun Bin conduziu uma revisão e análise cuidadosa e detalhada das batalhas anteriores. Por exemplo, o capítulo "Capturando Pang Juan". Deixe os leitores verem seu comando e adaptabilidade imediatos.

Além disso, Sun Bin também fez uma discussão especial sobre o método de batalha, analisou a relação entre o monarca e os generais e discutiu questões como a qualidade dos generais e a gestão do equipe.

O presidente Mao comentou uma vez sobre Sun Bindao: "Ataque Wei e salve Zhao, porque ele derrotou o exército de Wei, ele é um mestre eterno."

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde