inicial > Enciclopédia de curiosidades

O último imperador da Dinastia Qing (apresentando Puyi, o último imperador da Dinastia Qing na história)

Han Zhanfu 2022-02-16 frequência

Resumo:O último imperador da Dinastia Qing foi o Imperador Xuantong. Aisin Gioro Puyi (7 de fevereiro de 1906 - 17 de outubro de 1967), o último imperador da Dinastia Qing e o último imperador da histór

Quando se trata da Dinastia Qing, as pessoas não só podem se lembrar dos três imperadores Kang, Yong e Qian, que criaram uma era próspera sem precedentes, mas também, naturalmente, não podem esquecer a humilhação sem fim e a ferocidade de Dao, Xian, Tong Períodos , Guang e Xuan. Bandeira do dragão amarelo. Hoje estamos falando de Pu Yi. Ele foi o último imperador da Dinastia Qing. Ele reinou três vezes, mas seus últimos anos foram infinitamente miseráveis!

1. A primeira sucessão (1909 a 1912)

Todos deveriam saber que no final da Dinastia Qing, o poder estava nas mãos da Imperatriz Ocidental, a viúva Cixi, e o Imperador Guangxu era apenas um fantoche sem poder real.

No entanto, o imperador Guangxu, que era melhor do que as mulheres do palácio, não estava disposto a ser um canário bonito, mas inútil nas mãos de Cixi. Caso contrário, não podemos ouvir os conselhos de Kang Youwei, Liang Qichao e outros e realizar o Movimento Reformista de 1898, certo?

É uma pena que o jovem imperador ainda não consiga derrotar a "velha bruxa" que foi treinada há muito tempo. O Movimento de Reforma de 1898 falhou após três dias, e Guangxu também foi preso após o golpe . Pensava-se que a saúde do imperador Guangxu piorava a cada dia por causa de sua depressão, e Cixi também teve a premonição de que o tempo estava se esgotando, então ela começou a se preparar secretamente.

Guangxu não tinha filhos, mas um país não pode ficar sem um rei por um dia, então Cixi pensou em um truque: não estaria tudo acabado se ele o adotasse? Portanto, Pu Yi teve a sorte de ser selecionado e assumir o papel de príncipe. Após a morte de Guangxu, ele herdou com sucesso o trono imperial. Talvez Deus estivesse com medo de que Guangxu ficasse muito solitário e que o Buda falecesse mais tarde. A grande responsabilidade do império recai sobre os ombros de uma criança.

No entanto, o final da Dinastia Qing foi realmente turbulento. Em 10 de outubro de 1911, a famosa Revolta de Wuchang estourou como um trovão e a corte Qing entrou em pânico.

Todos ficaram familiarizados com isso. O governo Qing enviou Yuan Shikai para o sul para suprimi-lo, mas Yuan tinha suas próprias pequenas ideias. Depois de algumas operações, ele finalmente confiou no poder e nas táticas para roubar facilmente os resultados de a revolução.Não só Yuan Shikai Ele forçou Puyi a abdicar e se tornou o presidente interino da República da China.

2. A segunda sucessão (1º de julho , 1917 a 12 de julho de 1917)

Embora Yuan Shikai tenha se tornado um ladrão, ele ainda era educado com Puyi. Ele não apenas viveu uma vida confortável, mas também era cheio de estilo. .

Em 1915, Yuan Shikai finalmente se proclamou imperador. Infelizmente, poucas pessoas no mundo estavam dispostas a torcer por ele. Em vez disso, a maioria delas o desprezava. Finalmente, ele caiu sob o vigoroso movimento para proteger o país, e Yuan morreu de doença em 6 de junho de 1916.

Pouco depois, eclodiu um conflito entre Li Yuanhong e Duan Qirui, duas figuras importantes em Pequim. Zhang Xun liderou o exército trançado em todo o caminho para o norte. Embora em nome da "mediação", ele foi secretamente planejando a restauração.

Em 30 de junho de 1917, Zhang Xun realizou uma "reunião imperial" no Palácio Qing e, em 1º de julho, expulsou Li Yuanhong, e Puyi, de 12 anos, restaurou-se com sucesso ao trono e proclamou-se imperador.

No entanto, esta restauração foi preparada às pressas e houve muito poucas respostas de todo o país. Finalmente terminou num clamor nacional e a farsa durou apenas 12 dias. Então, Pu Yi não teve escolha senão abdicar.

3. A terceira sucessão (1934- 1945)

Ser imperador duas vezes consecutivas, o resultado ainda era passado entre pessoas diferentes como uma bola de borracha. Acho que isso foi um problema para o jovem Puyi Bastante irônico.

Logo depois, o deposto imperador Puyi entrou em contato com o saber ocidental, o que ampliou seus horizontes. Quanto mais aprendia, mais sentia que estava em perigo. Durante esse período, ele até quis fuja desta irritante Cidade Proibida e estude no exterior. Porém, isso não se concretizou porque o príncipe ouviu a notícia e a interrompeu.

Então começou o grande caos da República da China, e senhores da guerra de um lado após o outro, foram vocês quem cantaram e eu subi no palco, foi tão animado!

No entanto, isso deixou Puyi ainda mais ansioso para deixar Pequim, um lugar de certo e errado. Finalmente, após alguns preparativos, Puyi mudou-se para Tianjin em 1925 e viveu em Tianjin Wei por sete anos.

Nos últimos sete anos, Puyi vacilou, mas também planejou ativamente a restauração. E o primeiro alvo deste último imperador deposto é o ambicioso Japão.

É claro que os japoneses não o decepcionaram. Em 1931, eles planejaram o Incidente de 18 de setembro e todo o Nordeste caiu. Logo depois, os japoneses apoiaram Puyi como imperador fantoche e estabeleceram o chamado "Manchukuo". Puyi também se tornou o "Imperador Kant".

No entanto, os japoneses realmente querem ajudar o imperador subjugado? Obviamente não. Puyi era apenas uma peça de xadrez nas mãos dos japoneses. Ele não apenas era monitorado em todos os lugares, mas tudo era estritamente restrito. O chamado poder em suas mãos era um pedaço de papel e podia ser retirado à vontade.

Pu Yi estava extremamente deprimido e queria fugir. No entanto, ele poderia escapar? Então, só posso repetir os dias assustadores, dia após dia.

No entanto, o Japão, que esteve desenfreado por um tempo, acabou sendo derrotado. O Exército Vermelho Soviético banhou o Exército Kwantung com sangue e Puyi foi naturalmente capturado. Logo após a fundação da Nova China, Pu Yi foi extraditado de volta para a China. Mais tarde, após uma anistia, o último imperador tornou-se um cidadão comum da República Popular da China.

No entanto, a vida em seus últimos anos não foi fácil para Puyi. Se não é o que você quer, não há problema em viver uma vida miserável. Pelo menos você ainda pode ter comida para saciar sua fome e se proteger da chuva. O mais doloroso é a tremenda tortura mental e física.

É a impotência dos brinquedos nas mãos de outras pessoas e o fato de que ele foi ferido quando era jovem e não conseguiu desfrutar da alegria de Wushan Yunyu. Se seu destino está em suas mãos ou não, é provavelmente uma questão de mistério até hoje.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde