inicial > Conversa Histórica

O que Confúcio quis dizer quando disse o colapso dos rituais e da música (o que significa o colapso dos rituais e da música)

Xie Gengshu 2022-06-29 frequência

Resumo:Se você quiser compreender o colapso dos rituais e da música, primeiro você deve entender “rituais e música”. "Liyue" é a abreviatura dos rituais e sistema musical da Dinastia Zhou, também

A destruição dos ritos e o colapso da música vem do "Livro de Han: Crônicas do Imperador Wu": "Gai ouviu dizer que o povo era guiado pela etiqueta e o vento os levou a desfrutar da música. Agora que os ritos foram quebrados e a música entrou em colapso, estou muito preocupado."< /p>

Se você quiser entender o colapso dos rituais e da música, você deve primeiro entender "rituais e música". "Liyue" é a abreviatura do sistema ritual e musical da Dinastia Zhou, também chamado de "Zhou Li".É um conjunto de regras e regulamentos sociais sistemáticos e normas comportamentais formuladas por Zhou Gong Ji Dan com base nos antigos rituais e músicas. das Dinastias Yin e Shang., cobrindo vários campos como política, educação e fé.

No final das contas, a etiqueta e a cultura musical "rica e elegante" defendidas por Confúcio foram formadas.Os governantes da Dinastia Zhou implementaram totalmente as regras de etiqueta e música dentro de sua jurisdição com base nos Ritos Zhou.

Diagrama esquemático da hierarquia da Dinastia Zhou

Os ritos de Zhou são divididos em duas partes: "rituais" e "música".O duque de Zhou considerava os ritos como um código de moralidade e comportamento social; As normas da educação. "Li" divide principalmente a identidade das pessoas e fornece-lhes regras e ordem, formando em última análise um sistema hierárquico.

A classe dominante é dividida em quatro níveis: imperador, príncipes, funcionários e estudiosos. "Li" afeta principalmente o comportamento; "Yue" é baseado principalmente na hierarquia de "Li" e é usado por todos Regulamentações diferenciadas e rigorosas são implementadas em diversas áreas, como música e dança, bem como guardas de honra.

Por exemplo, alguns instrumentos musicais só podem ser apreciados pelo imperador. Se os príncipes e burocratas acadêmicos os desfrutam, é mais do que uma cortesia. O número de instrumentos musicais desfrutados pela classe baixa não pode exceder o da classe alta.

"Le" pode cultivar sentimentos, coordenar-se com a etiqueta e agir de acordo com os pensamentos.

【O som do antigo governo é feito de paz e alegria, e seu governo é harmonioso; o som dos tempos difíceis é cheio de ressentimento e raiva, e seu governo é obediente; o som do o país arruinado está de luto e o seu povo está angustiado. O caminho do som está ligado à política. 】——"Livro de Ritos e Música"

Música, canto e dança da Dinastia Zhou

O Duque de Zhou criou música ritual e criou um conjunto de sistemas rituais e musicais operáveis ​​que integravam dieta, vida cotidiana, sacrifícios e funerais.Todos os aspectos da vida social estão incluídos nas categorias de "ritual" e "felicidade", regulando sutilmente o comportamento das pessoas.

Sob a iluminação dos Ritos Zhou, desde o imperador, príncipes, burocratas acadêmicos, até as pessoas comuns, agricultores, indústria e comerciantes, eles se comportavam generosamente e falavam com elegância; a atmosfera social era completamente nova, e o nível moral nacional foi o mais alto das dinastias anteriores.

[O rei Wu morreu, o rei era jovem e fraco e o duque Zhou assumiu a posição de imperador para governar o mundo. No sexto ano, os príncipes vieram ao Mingtang, fizeram ritos e música e emitiram medidas, e o mundo ficou em grande serviço. 】—— "Livro de Ritos Mingtang Wei"

Embora os ritos Zhou tenham experimentado o colapso dos rituais e da música, tiveram um impacto profundo nas gerações posteriores

O então -chamado de colapso dos rituais e da música é o nacional Todas as classes da Dinastia Zhou não obedecem mais às regras e regulamentos estipulados nos ritos Zhou, os conflitos sociais intensificaram-se e as disciplinas foram desordenadas; violações de etiqueta e desrespeito à etiqueta ocorreram uma após a outra, e a autoridade do sistema de etiqueta foi seriamente desafiada. Oficiais de alto escalão, como o imperador, não tinham autoridade e não podiam restringir o comportamento dos príncipes;

Os príncipes começaram a não prestar tributo ao imperador e até ignoraram o imperador e usaram o sistema ritual do imperador. Não era incomum que os oficiais dos príncipes matassem o imperador ou usurpassem o poder para se estabelecerem. Os civis de classe baixa começaram a ser desonestos e sem vergonha, e a sua ética e cultura moral declinaram gradualmente, fazendo com que os corações das pessoas se tornassem infiéis e os padrões morais do mundo diminuíssem.

A etiqueta da classe alta na Dinastia Zhou era extremamente particular

O colapso da etiqueta e da música foi um processo gradual e lento, que começou no final da Dinastia Zhou Ocidental, aprofundou-se na Primavera e Período de Outono, e entrou em colapso completamente no Período dos Reinos Combatentes.

O sistema ritual e musical enfatizava as humanidades e a educação, defendia atividades espirituais e floresceu durante os mais de quatrocentos anos de paz na Dinastia Zhou Ocidental.

Em tempos difíceis como o Período da Primavera e do Outono e o Período dos Reinos Combatentes, o sistema ritual e musical da Dinastia Zhou não tinha mercado e foi substituído por intrigas e lutas políticas. O Estado de Qin, que perseguia políticas de gangster e valorizava os lucros acima da justiça, venceu a competição final, mas Song Xianggong e Chu Huai Wang, que seguiam estritamente os ritos de Zhou, tornaram-se vítimas típicas;

Isso também mostra plenamente que o sistema ritual e musical não conduz ao O país estava tentando sobreviver e se desenvolver na guerra, mas o sistema e a cultura legalistas, que eram desprezados pela moralidade, dependiam de estímulos materiais e punições com espadas em uma sociedade com mudanças drásticas e competição feroz , e à custa da regressão moral de toda a sociedade.O propósito de enriquecer o país e fortalecer o exército restaurou a ordem há muito perdida na sociedade.

Você não pode ter seu bolo e comê-lo também, você tem que fazer sacrifícios para atingir seus objetivos, não existem regras e não existe moralidade. Se houver, é apenas um figo folha, um jogo de interesses entre países. É tão cruel e sem coração.

O Song Xianggong que buscava a benevolência e a retidão falhou miseravelmente na luta pela hegemonia entre as nações

Da perspectiva da moralidade e da retidão defendida por Zhou Li, é uma tragédia que o colapso dos ritos e a música estabeleceu um curso inverso para a história;

p>

Do ponto de vista da competição e do fortalecimento, o colapso dos rituais e da música tornou-se uma escolha histórica, mas é um progresso completo para o desenvolvimento geral da história .

A essência do sistema ritual e musical tem pouco a ver com sua própria ascensão e queda, mas está intimamente relacionada ao ambiente social. Ele prospera na governança e entra em colapso em tempos difíceis; quando o Se o mundo for unificado, a civilização do ritual e da música será estabelecida e será revivida em toda a sociedade humana, com outra atitude totalmente nova!

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde