inicial > Conversa Histórica

Qual foi a razão fundamental para a derrota de Xiang Yu para Liu Bang (Por que Xiang Yu, o senhor supremo de Chu Ocidental, falhou)

Kong Xuchen 2022-07-01 frequência

Resumo:Xiang Yu é um guerreiro puro, embora valorize a amizade e seja muito popular entre seus subordinados, ele é muito simplório e pode facilmente ser aproveitado. Liu Bang certa vez prometeu que nunca

O conflito entre Chu e Han sempre foi comentado pelas pessoas. Xiang Yu, como descendente de um aristocrata, era o suserano de Western Chu que era "poderoso e poderoso", enquanto Liu Bang era de origem humilde e era apenas um pequeno chefe de pavilhão.

O resultado da disputa entre duas pessoas com uma disparidade tão grande em status e força foi: Xiang Yu foi derrotado em Gaixia e cometeu suicídio no rio Wujiang. Liu Bang finalmente derrotou o invencível e invencível Xiang Yu.HT. Na história chinesa, talvez nunca haja um duelo mais dramático e lendário entre os dois heróis do que a "Luta de Chu-Han pela Hegemonia".

Como um exemplo típico de um garotinho derrotando o grandalhão, Chu A luta pela hegemonia da Dinastia Han atraiu muito a atenção das gerações posteriores, e suas histórias foram constantemente interpretadas e remodeladas. Então, quais fatores causaram o resultado da luta Chu-Han e levaram ao destino completamente diferente das duas pessoas?

O caráter determina o destino. As personalidades completamente diferentes de Liu Bang e Xiang Yu são as razões mais importantes para seus destinos diferentes. Primeiro, a diferença de personalidade entre as duas pessoas pode refletir-se nas suas opiniões sobre o sucesso. Liu Bang tem uma visão de longo prazo, mas pode-se dizer que Xiang Yu é míope.

Depois que Liu Bang entrou em Guanzhong, Xiang Yu também entrou em Xianyang. Eles derrubaram a Dinastia Qin, mas diante dessa vitória, os dois se comportaram de maneira completamente diferente. Liu Bang não apenas não matou Zi Ying, mas também concordou com três mandatos: Qiu não cometeu nenhuma ofensa e até retirou-se do palácio de Qin e voltou ao exército para dominar.

E Xiang Yu? Ele matou Ziying, queimou o Palácio Qin e até massacrou a cidade de Xianyang. No final, o povo de Qin voltou para Liu Bang, e Liu Bang basicamente controlou todo o Guanzhong.

Em segundo lugar, Liu Bang foi decisivo no assassinato; Xiang Yu estava indeciso. Xiang Yu deveria ter tido muitas oportunidades para derrotar Liu Bang, mas perdeu todas elas.

No banquete de Hongmen, Fan Zeng sugeriu repetidamente que Xiang Yu havia matado Liu Bang, mas hesitou e acabou perdendo a oportunidade e deixou o tigre retornar à montanha; após a Batalha de Pengcheng, ele o fez. não liderar a força principal para continuar a perseguir o exército Han, dando assim a Liu Bang uma oportunidade de se reagrupar.

Em terceiro lugar, Liu Bang seguiu boas ações e nomeou pessoas com base em seus méritos, enquanto Xiang Yu era hipócrita e não ouvia conselhos.

Depois que Xiang Yu queimou o palácio da Dinastia Qin, alguém o convenceu de que Xianyang era a capital do imperador. Se ele quisesse se tornar imperador, deveria fazer de Xianyang sua capital para que pudesse poderia monitorar Liu Bang., veio para apaziguar o povo de Qin, mas neste momento, Xiang Yu havia incendiado o palácio e queria voltar para sua cidade natal. Ele disse: “Se você não voltar para casa se estiver rico, você andará à noite como um brocado."

Embora Xiang Yu seja corajoso e bom em lutar, ele carece de planejamento estratégico. Ele originalmente tinha Yafu Fan Zeng. No entanto, ele era muito teimoso e até duvidou de Fan Zeng, o que acabou levando à morte de Fan Zeng por depressão e acelerou sua própria derrota na guerra .

Liu Bang é engenhoso e tem o apoio de Zhang Liang, Han Xin e outros. Ele é bom em fazer o bem e em ouvir as opiniões dos conselheiros, para que possa finalmente vencer.

Quarto, Xiang Yu é cruel e impopular. Na Batalha de Julu, Xiang Yu derrotou o general Qin Zhang Han, e mais de 200.000 soldados Qin se renderam a Xiang Yu. Achei que poderia salvar minha vida, mas o que não esperava era que Xiang Yu matasse mais de 200 mil pessoas.

Embora houvesse o risco de deserção do exército Qin em grande número, prender e matar um número tão grande de soldados também fez com que o povo o temesse. Diz-se que após a Batalha de Gaixia, quando Xiang Yu liderou as tropas restantes para a retirada, ele pediu instruções a um velho. O velho reconheceu claramente Xiang Yu, mas apontou na direção oposta. A partir disso, podemos saber como impopular Xiang Yu era.

Quinto, Xiang Yu tem uma mente simples, enquanto Liu Bang Sofisticado. Xiang Yu é um guerreiro puro, embora valorize a amizade e seja muito popular entre seus subordinados, ele é muito simplório e pode facilmente ser aproveitado.

Xiang Yu confia nos outros com muita facilidade. Liu Bang certa vez prometeu não deixar Shu pelo resto da vida, mas Xiang Yu acreditou e não matou Liu Bang. Mas Liu Bang e Han Xin ordenaram a construção de uma estrada de tábuas para visitar secretamente Chencang e enganar Xiang Yu. Pode-se dizer que eles quebraram sua promessa e ficaram ricos.

No banquete de Hongmen, Xiang Yu teve muitas oportunidades de se livrar de Liu Bang, mas ele ouviu as "palavras caluniosas" de Xiang Bo e a persuasão de Liu Bang, então ele deixou Liu Bang ir e perdeu a oportunidade em vão.

Han Xin certa vez resumiu Xiang Yu em um frase O motivo do fracasso na Guerra Chu-Han: "A coragem de um homem, a bondade de uma mulher."Han Xin já serviu como médico portador de alabarda no acampamento militar de Xiang Yu, mas Xiang Yu não ouviu atentamente todas as sugestões que ele fez a Xiang Yu.

Han Xin sentiu que era inútil, então acabou desertando para Liu Bang, mas Liu Bang era particularmente talentoso e fez de Han Xin um general. No final, Liu Bang conquistou o país e Han Xin fez grandes contribuições.

No entanto, mesmo que Liu Bang tenha sucesso e Xiang Yu falhe, ambos serão heróis. Xiang Yu é um verdadeiro herói. Ele é sincero e heróico. Ele nunca esconde nada e não se importa com interesses ou danos. Portanto, mesmo sob o conceito de vencedor e perdedor, as pessoas ainda admiram Xiang Yu.

Li Qingzhao escreveu certa vez um poema: “Ainda sinto falta de Xiang Yu e me recuso a cruzar Jiangdong.” Ele elogiou o espírito heróico de Xiang Yu. Quanto a Liu Bang, ele foi um herói criado pela época. A época fez dele um sucesso, e ele também fez da época um sucesso. Ele seguiu a tendência da história, cumpriu a missão que lhe foi confiada pelos tempos e acabou se tornando um símbolo dos tempos.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde