inicial > Conversa Histórica

Foi por causa da Dinastia Qing que a China ficou para trás? (Por que a China estava tão fraca durante a Dinastia Qing?)

Chu Qikun 2022-07-21 frequência

Resumo:A maioria das pessoas acredita que o isolamento, a ignorância, a corrupção, a arrogância cega e a opressão do povo Han da Dinastia Qing levaram ao declínio moderno da China. Na verdade, esta vi

A maioria das pessoas acredita que o isolamento, a ignorância, a corrupção, a arrogância cega e a opressão do povo Han da Dinastia Qing levaram ao declínio moderno da China.

Na verdade, esta visão está simplesmente errada. O declínio moderno da China tem pouco a ver com a Dinastia Qing, mas há outras razões para isso.

Qual ​​é o verdadeiro motivo?

Razão 1: Da Dinastia Qin à Dinastia Qing, a velocidade de desenvolvimento da China foi muito lenta, apenas com mudanças quantitativas, mas sem mudanças qualitativas.

Em 221 a.C., Qin Shihuang unificou a China e estabeleceu a Dinastia Qin, a primeira dinastia unificada centralizada da China. A Dinastia Qin durou apenas 14 anos, criou muitos sistemas e não teve tempo de aperfeiçoá-los. Após o estabelecimento da Dinastia Han, herdou o sistema da Dinastia Qin e melhorou-o.

A Dinastia Qing foi a última dinastia na China. Comparando os aspectos políticos, económicos e culturais da Dinastia Han e da Dinastia Qing, descobriremos que as duas dinastias não são, na verdade, muito diferentes.

Em termos políticos, foram adotados o sistema imperador e o sistema de centralização. Localmente, as dinastias Qin e Han tinham um sistema de condado, e a dinastia Qing tinha um sistema provincial.

Em termos de economia, a economia é dominada por pequenos agricultores, com destaque para a agricultura e a supressão de negócios.

Em termos de cultura, todos respeitam o confucionismo e a sua ética e moral são basicamente as mesmas.

Em outras palavras, durante os mais de 2.000 anos desde as Dinastias Qin e Han até a Dinastia Qing, embora a China tenha feito muito progresso e melhorado vários sistemas, no geral o progresso não foi grande. Há apenas mudança quantitativa, não mudança qualitativa.

Razão 2: Quais são as consequências de não haver mudança qualitativa?

Da Dinastia Qin ao início da Dinastia Ming, a China foi o país mais avançado e desenvolvido do mundo. Não há dúvida sobre isso.

Naquela época, a China era o único país que conseguia produzir porcelana requintada, que era um produto de alta tecnologia na época. O comércio exterior da China envolve a exportação de artesanato e a importação de matérias-primas. O superávit comercial é enorme e toda a prata do mundo flui para a China.

Como mencionado anteriormente, embora a China seja avançada e desenvolvida, o seu desenvolvimento é lento. Não houve nenhuma mudança qualitativa durante dois mil anos, e não houve nenhum avanço na civilização para evoluir para uma sociedade capitalista.

De acordo com a velocidade de desenvolvimento da China, quanto tempo levará para se transformar numa sociedade capitalista?

Até sete ou oitocentos anos, até um ou dois mil anos. Ninguém pode dizer.

No entanto, outras partes do mundo ainda estão em desenvolvimento, como a Europa, o Médio Oriente e a Ásia Central. Embora sejam muito atrasados, estão a desenvolver-se mais rapidamente do que a China.

Por que eles estão se desenvolvendo mais rápido que a China?

Porque quase sempre estão divididos. Durante os períodos da Primavera e do Outono e dos Estados Combatentes na China, os países competiram entre si e competiram por talentos.Os países estavam constantemente a reformar-se e a desenvolver-se a um ritmo rápido.

Por um lado, a China, que é muito desenvolvida, está num estado de estagnação (desenvolvimento lento), e por outro lado, existem outras partes do mundo que estão muito atrasadas, mas se desenvolvem rapidamente . O resultado desta situação é que, mais cedo ou mais tarde, um país em rápido desenvolvimento ultrapassará a China.

Terceira razão: a China foi superada pelas potências europeias.

Acredito que todo mundo já sabe disso. Depois que Colombo descobriu o Novo Mundo em 1492, o Ocidente entrou na Era dos Descobrimentos e a Espanha e Portugal gradualmente alcançaram a China em termos de nível de desenvolvimento. Acontece que estes países não estão suficientemente desenvolvidos e não existe um fosso geracional entre eles em tecnologia e a China, pelo que não podem derrotar a China.

Por volta de 1840, a Grã-Bretanha completou a Revolução Industrial, o seu nível de desenvolvimento ultrapassou completamente o da China e a sua tecnologia estava centenas de anos à frente da China. Posteriormente, a Grã-Bretanha derrotou a China sem qualquer suspense na guerra.

Agora podemos responder à questão central deste artigo:

Por que se diz que o declínio da China moderna tem pouco a ver com a Dinastia Qing?

Da Dinastia Qin à Dinastia Qing, a China tem se desenvolvido e todos os aspectos dos sistemas chineses foram gradualmente melhorados.

Por exemplo, o sistema de exame imperial substituiu o sistema de piedade filial e integridade, o sistema de três províncias e seis ministérios substituiu o sistema de três ministros e nove ministros, o sistema de províncias substituiu o sistema de condados e condados, o poder exclusivo de parentes e eunucos foi completamente interrompido, funcionários civis foram usados ​​para suprimir adidos militares e generais militares foram impedidos de rebelião, etc.

A Dinastia Qing foi o culminar de todas as dinastias anteriores, integrando os resultados do desenvolvimento de todas as dinastias da China antiga e as vantagens dos povos nómadas e agrícolas. Comparada com todas as dinastias anteriores, a Dinastia Qing não declinou.

A razão pela qual dizemos que a Dinastia Qing declinou é porque a Dinastia Qing foi superada pelas potências ocidentais. Comparada com a Grã-Bretanha, a Dinastia Qing parecia atrasada em todos os aspectos.

Para uma pessoa, a comida é o pecado original e a pobreza é o pecado original. Enquanto você for pobre, o que você disser não terá peso e ninguém acreditará. Tudo o que uma pessoa com status e status diz faz sentido.

Para um país, o atraso é o pecado original. Como a Dinastia Qing foi superada por outros países, a Dinastia Qing assumirá naturalmente toda a responsabilidade e raiva.

Esta é a razão mais importante pela qual os chineses acreditam que a Dinastia Qing levou ao declínio da China.

Resumo: O declínio moderno da China é o resultado de dois mil anos de acumulação lenta. Na verdade, tem pouco a ver com a Dinastia Qing. Acontece que a Dinastia Qing assumiu a grande culpa de “bater tambores para espalhar flores”.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde