inicial > Conversa Histórica

De que país vem o povo Bayao (como vive no mar o misterioso povo Bayao do mundo)

Você, Junshu 2022-09-07 frequência

Resumo:A origem do povo Bajau é um mistério! O povo Bajau vive principalmente na vasta área marítima entre seis países do Sudeste Asiático, incluindo as Filipinas, a Malásia e a Indonésia. A sua ori

Há uma nação que vive no Sudeste Asiático. Eles vivem no mar há gerações, ganhando a vida pescando e levando uma vida nômade no oceano. Eles são chamados de "Ciganos do Mar". Eles são o povo Bayao.

O povo Bajau não tem terra nem nacionalidade própria, ninguém sabe de onde vem, nem para onde irá no futuro.

A origem do povo Bayao é um mistério

O povo Bajau vive principalmente no vasto mar entre seis países do Sudeste Asiático, incluindo as Filipinas, a Malásia e a Indonésia. A sua origem ainda é um mistério.

Diz-se que os ancestrais do povo Bajau eram os Guardas Reais da Malásia. Há muito tempo, a princesa de Johor, na Malásia, foi arrastada pelas enchentes. O rei enviou os Guardas Reais para irem para mar para procurá-la e ordenou que não voltasse se a princesa não fosse encontrada.

Esses enviados não conseguiram cumprir sua missão e não se atreveram a retornar à terra, então só puderam permanecer no mar.

Também existe uma lenda de que o ancestral do povo Bajau foi o Rei de Makassar. Uma princesa indonésia foi arrastada para o mar por uma inundação e, depois de ser resgatada, casou-se com o rei de Makassar. Provavelmente a princesa foi resgatada no mar, então seus descendentes fizeram do mar seu lar.

Diz-se também que os ancestrais do povo Bajau são filipinos. Por razões desconhecidas, eles foram levados ao mar por um enorme monstro. No final, eles não morreram nas duras condições do mar. Em vez disso, fizeram do mar a sua casa durante gerações.

Claro, essas são lendas transmitidas de boca em boca , mas A confiabilidade não é muito alta. Embora os cientistas tenham apresentado suas próprias conjecturas, atualmente não há uma resposta definitiva sobre a origem do povo Bayao.

A vida miserável do povo Bajau no mar

A maioria do povo Bajau vive em barcos há gerações. Eles vivem como uma unidade familiar, com os pais cuidando de seus filhos pequenos. As crianças foram amontoadas em um pequeno barco.

Um pequeno número de pessoas Bajau construirá casas na água . Este tipo de casa tem uma plataforma sustentada por vários postes delgados, e sobre a plataforma é construída uma simples casa de madeira com telhado de colmo. Devido à erosão da água do mar e à carga insuficiente na parte inferior, a vida útil deste tipo de casa de madeira não é longa.

Quando a casa de madeira na água desabar, o povo Bajau retornará ao barco. Então eles não têm residência fixa.

Porque o povo Bajau nasceu em barcos e cresceu em o mar, a água é a sua terra todos os dias, e todos eles são mergulhadores mestres.

O povo Bajau pode mergulhar no mar até cerca de 30 metros ou até mais fundo para capturar peixes de águas profundas com apenas um par de óculos de madeira simples, sem qualquer equipamento auxiliar moderno.

Para se adaptar à vida na água para milhares de anos, o povo Bayao tem O baço passa por mudanças dramáticas. Para fornecer mais oxigênio ao corpo durante o mergulho, seus baços são 50% maiores que os da terra.

Além disso, algumas pessoas do povo Bayao passam mais de 5 horas na água todos os dias para sobreviver. Para reduzir o desconforto da pressão auditiva na água, eles perfuram artificialmente os tímpanos, o que causa perda auditiva nos últimos anos.

O povo Bajau costuma usar arpões simples e caseiros para pescar. Os principais objetos que pescam são peixes de profundidade, pérolas e pepinos do mar. Entre eles, o pepino-do-mar não é apenas uma iguaria do povo Bajau, mas também o principal item comercializado com o mundo exterior.

O povo Bajau comercializa regularmente mercadorias com outros povos em terra, altura em que abandona brevemente o mar.

Os "Ciganos do Mar" que estão prestes a desaparecer

O povo Bajau não é bem educado e caça da mesma forma há milhares de anos. peixe. Os seus métodos de pesca tradicionais são completamente incomparáveis ​​com os rendimentos obtidos pelas técnicas de pesca modernas.

Nos últimos anos, para aumentar a taxa de sucesso e a quantidade da pesca, o povo Bajau começou a fabricar pólvora caseira e a detoná-la no mar para atordoar os peixes.

Mas a área marítima onde vive o povo Bayao tem oceanos límpidos, ricos recursos de espécies e um grande número de animais marinhos raros. Os seus métodos de pesca causaram graves danos ao ecossistema marinho circundante. Os conflitos e disputas entre o povo Bajau e os países vizinhos aumentam dia a dia.

Para evitar disputas e proteger o ambiente e os recursos marinhos , Países do Sudeste Asiático O governo forçou o povo Bajau a se estabelecer em terra.

Por exemplo, o governo indonésio pressionou o povo Bajau para construir palafitas em águas rasas ao longo da costa, ou mesmo deixá-los viver diretamente nas aldeias.

Hoje, há cada vez menos pessoas Bajau vagando pelo mar. No entanto, não receberam educação moderna nem as competências necessárias para ganhar a vida na costa.O povo Bajau também está confuso quanto ao seu futuro.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde