inicial > Enciclopédia de curiosidades

Como limpar o mercúrio depois que ele cai no chão (como lidar com um termômetro de mercúrio quebrado em uma emergência)

Ele Zhongcheng 2022-09-21 frequência

Resumo:Ao manusear o resíduo no solo, é melhor usar máscara e luvas, usar um cotonete úmido para colar o mercúrio no solo, colocá-lo em um frasco lacrado e depois encaminhá-lo para um posto de coleta

Em 16 de outubro, a Administração Estatal de Alimentos e Medicamentos emitiu o "Aviso do Departamento de Assuntos Gerais da Administração Estatal de Alimentos e Medicamentos sobre assuntos relacionados à implementação da Convenção de Minamata sobre Mercúrio" em seu site. O "Aviso" exige claramente que, a partir de janeiro de 2026, a partir de 1º, meu país proíba completamente a produção de termômetros e esfigmomanômetros contendo mercúrio.

Em outras palavras, ele esteve conosco durante a maior parte de nossas vidas. O termômetro de mercúrio não existirá mais.

Na verdade, esta decisão da Food and Drug Administration não é repentina. Acidentes causados ​​por termômetros de mercúrio têm sido comuns nos últimos anos. Muitas famílias já substituíram termômetros de mercúrio por termômetros eletrônicos. Isso pode-se observar que os termômetros de mercúrio "desaparecem" mais cedo ou mais tarde.

A Suécia proibiu o mercúrio já em 1992

< p>É relatado que para termômetros contendo mercúrio e esfigmomanômetros contendo mercúrio que obtiveram certificados de registro de dispositivos médicos, os certificados de registro originais continuarão a ser válidos durante o período de validade dos certificados.

Para termômetros e esfigmomanômetros contendo mercúrio cujos certificados de registro expiraram, você pode solicitar a renovação do registro, mas o período de validade do certificado de registro não deve exceder 31 de dezembro de 2025.

Da mesma forma, para termômetros contendo mercúrio e produtos esfigmomanômetros contendo mercúrio que foram aceitos e registrados com certificados de registro de dispositivos médicos como dispositivos médicos, o período de validade do certificado de registro não deverá exceder 31 de dezembro de 2025.

Isso significa que a partir de 1º de janeiro de 2026, os termômetros e produtos para monitores de pressão arterial que contêm mercúrio serão completamente retirados do palco da história.

Se você ainda não viu esta notícia, acredito que muitas pessoas ainda usam termômetros e monitores de pressão arterial que contêm mercúrio.

Embora eu tenha ouvido que termômetros e esfigmomanômetros contendo mercúrio podem apresentar riscos à segurança, não os levo muito a sério. Como todos sabem, muitos países estrangeiros já implementaram várias restrições aos termômetros e esfigmomanômetros que contêm mercúrio.

Já em 1992, a Suécia proibiu a venda de todos os dispositivos médicos que contenham mercúrio.

Posteriormente, França, Reino Unido, Dinamarca e outros países também proibiram o uso e a venda de todos os equipamentos médicos que contenham mercúrio. Os Estados Unidos também proibiram a venda de termômetros de mercúrio em vários estados e cidades desde 2000.

Um pequeno termômetro de mercúrio, riscos ocultos

Por que um pequeno termômetro de mercúrio se tornou alvo de críticas públicas? Vejamos primeiro um exemplo:

Em 2019, a Sra. Zhao, que mora em Wuhan, colocou o termômetro na mesa de centro depois de medir a temperatura de sua filha Tongtong, de um ano de idade.

Enquanto os pais não prestavam atenção, a brincalhona Tongtong colocou o termômetro na boca. Como resultado, ela mordeu o termômetro e engoliu o mercúrio de dentro. Depois que os pais descobriram, eles imediatamente enviaram Tongtong ao hospital para tratamento.

Após o exame, o médico descobriu que parte do mercúrio havia entrado no intestino de Tongtong. Felizmente, Tongtong não sofreu danos na mucosa oral, nem sentiu náuseas, vômitos ou outros sintomas desconfortáveis.

Finalmente, o médico pediu aos pais que comprassem leite e leite de soja para Tongtong beber e usou sulfato de magnésio como catártico para expelir o mercúrio o mais rápido possível.

O termômetro de mercúrio é quase um item obrigatório para todas as famílias com crianças.Um dos itens indispensáveis.

No entanto, como o mercúrio é altamente tóxico e volátil, uma vez que o termômetro não é guardado e é acidentalmente usado como um brinquedo por uma criança, causando danos, as esferas de mercúrio em seu interior irão espirrar e volatilizar no ar. … pôr em perigo a saúde humana.

Primeiro, pode poluir o ar, causando envenenamento, causando tonturas, náuseas, vômitos e outros sintomas; segundo, cortando a mucosa oral ou a pele, causando mercúrio A entrada na corrente sanguínea pode causar perfuração gastrointestinal, danos renais, insuficiência renal e ser fatal.

Portanto, caso uma criança quebre um termômetro de mercúrio, ela deve aprender as seguintes medidas de primeiros socorros:

Em primeiro lugar, verifique se a criança quebrou acidentalmente mercúrio engolido Se houver, deixe a criança tomar leite, leite de soja ou clara de ovo imediatamente para promover a combinação de proteínas e mercúrio e proteger a mucosa gástrica.

Em segundo lugar, Se a pele da criança estiver danificada, ela deve ser encaminhada ao hospital imediatamente. O mais importante é tentar evitar que as crianças entrem em contacto com termómetros de mercúrio e aumentar a sensibilização para os riscos.

O que devo fazer se quebrar acidentalmente o termômetro de mercúrio?

Na vida cotidiana, se você quebrar acidentalmente um termômetro de mercúrio, deverá manuseá-lo cientificamente, pois o mercúrio exposto ao ar pode facilmente volatilizar e se transformar em vapor de mercúrio, que pode ser inalado pelo corpo humano e causar envenenamento.

Portanto, ao manusear o resíduo no solo, é melhor usar máscara e luvas, usar um cotonete úmido para colar o mercúrio no solo, colocá-lo em um frasco lacrado e depois enviar para a estação de coleta de lixo ou departamento de proteção ambiental. Processamento especial.

Lembre-se: Nunca limpe-o com uma toalha de papel e jogue-o na lata de lixo, porque o mercúrio tem fortes propriedades de adsorção e o vapor de mercúrio é facilmente adsorvido pelas paredes e roupas, causando poluição do ar. Não despeje o mercúrio coletado no esgoto para evitar contaminação em outros lugares.

Se não houver termômetro de mercúrio, quais são as alternativas?

Algumas pessoas se preocupam: se o uso de termômetros de mercúrio for proibido no futuro, como poderemos medir a temperatura corporal? Como diz o ditado, todos os caminhos levam a Roma. Além dos termômetros de mercúrio, também existem no mercado termômetros eletrônicos comuns, termômetros de ouvido, termômetros de testa, etc..

Comparados aos termômetros de mercúrio tradicionais, os termômetros eletrônicos são mais fáceis de usar, mas sua precisão é facilmente afetada quando a bateria está fraca. Os termômetros de ouvido também são mais precisos, mas exigem o uso de protetores de ouvido para cada medição, o que é mais problemático.

O termômetro de testa é fácil de usar e adequado para cenas com grande fluxo de pessoas e triagem rápida de pacientes com febre, mas é muito afetado pela temperatura externa.

Seja um termômetro eletrônico, um termômetro de ouvido ou um termômetro de testa As armas podem ser adquiridas de acordo com suas necessidades. Basta lembrar uma coisa: É melhor não comprar termômetro de mercúrio se tiver crianças em casa para evitar riscos durante o uso.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde