inicial > Conversa Histórica

De qual alusão e idioma vem (o significado desta frase vem de "Zuo Zhuan")

Han Zhanfu 2022-10-09 frequência

Resumo:Sabemos que algumas expressões e ditados clássicos têm suas origens, e “Se você fizer o mal, será morto” não é exceção. Vem de uma passagem em "Zuo Zhuan" "Zheng Bo Duan Yu Yan". Segund

Quando assistimos a filmes e dramas de TV, especialmente dramas antigos de artes marciais, muitas vezes vemos a frase “Se você fizer muitas coisas injustas, você será morto”. muitas coisas injustas, você inevitavelmente morrerá, o que levará à autodestruição. Você sabe de qual alusão ele vem?

Sabemos que existem algumas expressões idiomáticas clássicas e provérbios Sua origem, "Qualquer pessoa que comete injustiça certamente perecerá por sua própria vida" não é exceção. Vem de uma passagem em "Zuo Zhuan" "Zheng Bo Duan Yu Yan".

Segundo a lenda, quando Zheng Zhuanggong estava no poder no estado de Zheng, seu irmão mais novo, Gongshu Duan, conspirou para se rebelar. No início, ele controlou secretamente a cidade fronteiriça e a transformou em seu próprio poder. .

Prepare-se para acumular forças e conspirar para usurpar o trono. A respeito disso, o duque Zheng Zhuang fingiu ser indiferente e permitiu que ele agisse arbitrariamente. Em resposta aos relatórios e preocupações de seus funcionários, o duque Zheng Zhuang apenas disse: “Qualquer pessoa que pratique injustiça será morta”.

Mais tarde, tio Duan achou que era forte o suficiente para desafiar Duke Zheng Zhuang., ele deixou isso claro e se rebelou abertamente contra o duque Zhuang Zheng.

No entanto, embora Gongshu Duan controlasse várias cidades e ganhasse o apoio de sua mãe, ele não obteve amplo apoio dos cortesãos e do povo e não tinha uma base suficiente.

Além disso, Zheng Zhuanggong estava bem preparado, então a rebelião foi rapidamente reprimida. Zheng Zhuanggong também colocou sua mãe, que gostava de seu irmão mais novo, em prisão domiciliar, e jurou que nunca mais a veria até que ela morresse.

Na verdade, Zheng Zhuanggong pode ser considerado um monarca promissor Durante o seu reinado, conquistou o mundo exterior e estabilizou o país interiormente, concentrando-se na agricultura e nos negócios, e fez do Estado de Zheng "uma pequena hegemonia sobre os príncipes".

Mas seu manejo dos relacionamentos fraternos não é perfeito. Como irmão mais velho, ele falhou em cumprir sua responsabilidade de educar bem seu irmão mais novo e não conseguiu unir seus irmãos e agir em uníssono com o mundo exterior. Como resultado, os irmãos mais tarde lutaram entre si.

Na verdade, a julgar pelo fato de que o duque Zhuang de Zheng estava disposto a ouvir sua mãe e conceder a capital a Gongshu Duan, ele também foi muito gentil com sua mãe e seu irmão mais novo. Se ele descobrisse isso seu irmão mais novo tinha intenção de adulterar, ele poderia convencê-lo, com muita retidão, seria perfeito se os irmãos trabalhassem juntos para criar uma boa carreira.

Por outro lado, a razão pela qual Qin foi capaz de unificar os seis países foi que Os seis reis desde Qin Xiaogong foram muito sábios.

O Estado Qin também competia pelo poder, mas diante de grandes questões de certo e errado, todos escolheram unanimemente lidar com o mundo exterior. Quando a família está em apuros, não podemos permitir que estranhos se aproveitem disso.

A razão pela qual Qin II morreu também estava intimamente relacionada ao fato de ele ter matado todos os seus irmãos e irmãs. Como diz o ditado, tudo prospera quando uma família é harmoniosa, e o mesmo vale para um país.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde