inicial > Conversa Histórica

Quando é o Festival do Barco-Dragão e que dia é no calendário lunar (quais são os costumes populares do tradicional Festival do Barco-Dragão)

Qian Shiwen 2022-10-15 frequência

Resumo:Todos os anos, no dia 5 de maio do calendário lunar, é o Festival do Barco-Dragão, um festival tradicional no meu país. “Duan” representa a “iniciação” e a chegada do verão quente. De

O Festival do Barco-Dragão, que acontece todos os anos no dia 5 de maio do calendário lunar, é o festival tradicional do meu país. “Duan” representa a “iniciação” e a chegada do verão quente. De acordo com o cálculo do tempo, o mês em que ocorre também é chamado de “mês Wu”, então este dia é chamado de Festival do Barco-Dragão.

O "Festival do Barco-Dragão" nos tempos antigos não era um bom festival, está registrado em livros antigos: Neste dia, todos os anos, a temperatura sobe acentuadamente, vários venenos aparecem e feras ferozes nascem. Para evitar desastres e espíritos malignos neste dia, as pessoas têm o costume de fumar artemísia, beber vinho realgar e tecer cordas coloridas.

No entanto, milhares de anos se passaram e a conotação do Festival do Barco-Dragão já mudou. Há quem diga que este dia é para homenagear os grandes homens do nosso país, enquanto outros dizem que o Festival do Barco-Dragão é mais um dia de reunião familiar.

Talvez a definição de Festival do Barco-Dragão seja diferente na mente de todos. Não é apenas um festival, tornou-se um sentimento no coração de cada chinês. Hoje vamos aproveitar esse sentimento para conhecer alguns costumes do Festival do Barco-Dragão!

1. Coma bolinhos de arroz

Comer Zongzi é um costume comum em todo o país e tem sido mantido há centenas de anos. Nos tempos antigos, os bolinhos de arroz também eram chamados de bolinhos de milho e arroz tubular.

O grande poeta patriótico Qu Yuan cometeu suicídio se jogando no rio Miluo. Para proteger o corpo desse grande homem, as pessoas daquela época faziam muitos bolinhos de arroz e os colocavam no rio para atrair peixe e camarão. Desde então, as pessoas comem bolinhos de arroz.

Como os costumes e hábitos alimentares de cada região são diferentes, cada Há grandes diferenças nos Zongzi regionais.Quando as pessoas adoravam seus ancestrais pela primeira vez, muitas vezes usavam chifres de boi, então o formato do Zongzi era muito semelhante aos chifres de boi no início.

Mais tarde, com o desenvolvimento dos tempos, bolinhos de arroz triangulares equiláteros ou retangulares apareceram gradualmente, e os materiais das folhas do bolinho de arroz tornaram-se cada vez mais abundantes.

2. Corrida de Barcos-Dragão

A corrida de barco-dragão também é um dos principais costumes do Festival do Barco-Dragão, e sua origem também está relacionada ao poeta patriótico Qu Yuan.

Dizem que depois que Qu Yuan pulou no rio, o povo de Chu não queria ver esse grande homem morrer, então eles remaram para alcançá-lo. Todos lutaram e remaram até chegar Lago Dongting, mas no final não conseguiram encontrar nenhum vestígio de Qu Yuan.

O costume das corridas de barcos-dragão foi inicialmente popular no sul e, mais tarde, tornou-se gradualmente um costume nacional.

As corridas de barcos-dragão também podem fortalecer seu corpo, especialmente as costas puxar Várias ações, como balançar, balançar e empurrar para frente, podem treinar os músculos da parte superior do corpo e cultivar nossa capacidade de trabalhar juntos.

3. Amarre o fio de cinco cores

O fio de cinco cores também é chamado de fio de cinco cores ou fio de cinco cores da longevidade. As pessoas amarrarão os cinco - fio colorido em volta dos pulsos no Festival do Barco-Dragão, nos tornozelos ou pescoço, usado especialmente para evitar que os cinco venenos cheguem perto do corpo. Além disso, o fio de cinco cores deve ser usado até 6 de junho, antes de ser retirado e jogado no rio para ser lavado.

O costume da linha de cinco cores está relacionado a Sun Simião , o rei da medicina. As pessoas pensam que depois de jogar o fio de cinco cores no rio, todas as doenças e desastres serão eliminados. Embora seu nome seja chamado de fio de cinco cores, não há limite fixo de cores na tecelagem, alguns geralmente têm duas cores e um grande número pode usar mais de dez cores.

4. Usando uma cabaça

Maduro Existem inúmeras sementes de cabaça na cabaça, que os antigos acreditavam simbolizar "gerações eternas de descendentes", ao mesmo tempo, o homônimo de cabaça "Fu Lu" também simboliza boa sorte e boa sorte.

Então os antigos tinham o costume de usar cabaças. Durante o Festival do Barco-Dragão, crianças e adultos podem usar cabaças para afastar os maus espíritos e afastar a peste.

Até hoje, algumas áreas ainda penduram cabaças durante o Dragão Festa do Barco Como costume, enfeitam cabaças com pinturas coloridas e usam-nas no corpo ou colocam-nas à cabeceira da cama.

5. Ovos cozidos

Além dos bolinhos de arroz, os ovos também são um alimento obrigatório durante o Festival do Barco-Dragão. Existe uma lenda entre as pessoas: Existe um deus da peste no mundo. Cada Festival do Barco-Dragão prejudicará o mundo e trará doenças. As pessoas ficam infelizes e vão ao Templo da Imperatriz Nuwa para se curvar e orar, na esperança de que ela possa eliminar desastres e traga bênçãos.

Quando a Imperatriz Nuwa soube disso, ela contou ao Deus de Peste, existem seus filhos no mundo, e o deus da peste não tem permissão para prejudicá-los.

Quando o Deus da Peste perguntou a Nuwa quais eram seus filhos, Nuwa respondeu: Todos os anos, no Festival do Barco-Dragão, seus filhos terão um saco de ovos na frente de suas roupas.

Depois disso, o Deus da Peste voltou ao mundo e descobriu que cada criança tinha um saco de malha com ovos cozidos dentro. O Deus da Peste nunca mais se atreveu a atacar as crianças. A partir de então em diante, o Festival do Barco-Dragão. Depois havia o costume de comer ovos.

6. Você está brincando

Isso O costume é popular principalmente no norte de Shaanxi e também é conhecido como caminhar para manter a forma.Na verdade, é caminhar para manter a forma.

Diz-se que no Festival do Barco-Dragão, se toda a família viajar junta e caminhar até cidades mercantis ou templos, eles estarão livres de todas as doenças durante o ano. Até hoje, sempre durante o Festival do Barco-Dragão, ainda vemos pessoas saindo e desfilando em algumas áreas.

Além dos que apresentamos acima, na verdade, existem muitos costumes diferentes durante o Festival do Barco-Dragão.

Embora o ritmo de vida das pessoas esteja cada vez mais rápido hoje em dia, durante o Festival do Barco-Dragão, ainda fazemos alguns bolinhos de arroz, fervemos alguns ovos e nos reunimos com nossas famílias.

Agora que celebramos o Festival do Barco-Dragão, esses detalhes já desapareceram há muito tempo, mas representa os nossos costumes, representa a nossa cultura e é a nossa raiz inesquecível.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde