inicial > Enciclopédia de curiosidades

A esperança média de vida das mulheres na China (por que a esperança média de vida das mulheres é geralmente superior à dos homens)

Cao Linjiu 2022-10-20 frequência

Resumo:De acordo com dados da OMS de 2016, a esperança média de vida da população global é de 72 anos, dos quais a esperança média de vida das mulheres é de 74 anos e dois meses, enquanto a esperanç

De acordo com dados da OMS de 2016, a esperança média de vida da população global é de 72 anos, dos quais a esperança média de vida das mulheres é de 74 anos e dois meses, enquanto a esperança média de vida dos homens é de 69 anos e 8 meses.

Pode-se observar a partir destes dados que as mulheres vivem mais que os homens. Então, quais fatores afetam a vida útil dos dois?

Cromossomos

Em primeiro lugar, temos que dizer que a investigação sobre a esperança de vida ainda não produziu uma resposta específica, mas apenas encontrou vários factores que podem afectar a esperança de vida.

Cientistas da Universidade da Califórnia, em São Francisco, publicados em um artigo na revista "Aging Cell", apontaram que a razão pela qual a expectativa de vida média de homens e mulheres é diferente pode ser devido ao cromossomo X em mulheres.

Sabemos que, em circunstâncias normais, o 23º par no corpo feminino Os cromossomos são XX, enquanto os dos homens são XY (um pequeno número de cromossomos é XY, mas as mulheres são um caso especial).

Entre eles, o cromossomo X e o cromossomo Y carregam genes diferentes, respectivamente. Como o cromossomo Y é mais curto, o cromossomo Y carrega menos genes, apenas cerca de 35, e o número ainda está aumentando a cada 1 milhão. A taxa de perda de 5 a 10 por ano está diminuindo.

Sabemos que alguns genes podem estar ligados ao sexo, como como: A hemofilia é causada por um gene recessivo no cromossomo X.

Quando uma mulher possui um gene causador de doença, devido à existência de cromossomos homólogos, ela não desenvolverá a doença, mas será portadora, mas os homens desenvolverão a doença porque não há cromossomo X no cromossomo X. cromossomos masculinos.cromossomos homólogos.

Se a mãe for portadora e o pai for hemofílico, então, seus descendentes podem ter descendentes saudáveis, podem ter descendentes doentes ou podem ter descendentes portadores do gene. Depende de qual cromossomo eles herdaram dos pais.

Além da hemofilia, pode haver muitos genes semelhantes , as mulheres são menos suscetíveis a doenças devido à presença de cromossomos homólogos; enquanto os homens não têm cromossomos homólogos para os cromossomos X e Y, portanto, algumas doenças recessivas se manifestarão nos homens.

Em outras palavras, devido à falta de cromossomos homólogos, os homens têm maior probabilidade de sofrer de doenças genéticas nos cromossomos X e Y.

Dieta

Na comunidade científica, um fator que tem sido identificado no envelhecimento e na morte é: a dieta. Os cientistas descobriram em camundongos, ratos e cães que restringir a ingestão de energia pode aumentar a vida útil do corpo e torná-los mais saudáveis ​​do que aqueles que não fazem dieta.

Além disso, os cientistas também descobriram esse fenômeno em humanos.

Por que isso acontece? Acontece que nosso corpo tem uma função de auto-reparo que pode detectar o envelhecimento e as células mortas em nosso corpo e limpá-las a tempo.

A função de autocura requer energia, mas é estranha O que há de errado é que quando há mais energia no corpo, eles ficam mais inclinados a não reparar, ou a reparar apenas um número muito pequeno de células danificadas. Quando a energia do corpo é escassa, eles optam por reparar para prolongar a vida.

A razão mais profunda é que existe um programa em nosso corpo que pode controlar o desenvolvimento e o envelhecimento do corpo humano. Quando os humanos obtêm comida suficiente, este programa faz com que o corpo se desenvolva mais rapidamente e, após o desenvolvimento, envelheça mais rapidamente.

A este respeito, os homens consomem mais energia e as mulheres recebem menos alimentos, pelo que os homens têm maior probabilidade de envelhecer e morrer do que as mulheres.

Além disso, a menstruação das mulheres também se auto-repara. Esta eliminação regular do endométrio ajuda a estimular a função de reparação do corpo, mas os homens não têm este método de reparação.

Você pode pensar que isso é um tanto inconsistente com a realidade, porque em Nos tempos antigos, os humanos tinham menos energia, mas também viviam vidas mais curtas, enquanto os humanos de hoje são exatamente o oposto.

A razão para isso é que não há apenas um fator que afeta a expectativa de vida. Nos tempos antigos, as pessoas não apenas enfrentavam problemas de energia, mas também enfrentavam perigos durante a caça, desastres naturais, doenças e fatores de guerra.

Além disso, a taxa de mortalidade das mulheres durante o parto permanece elevada. É uma variedade de fatores que levaram ao encurtamento da vida humana nos tempos antigos.

Hoje, a nossa esperança de vida prolongada depende de uma estrutura social estável e de uma medicina avançada.

Outros fatores

Muitas pessoas acreditam que a razão pela qual as mulheres vivem mais é porque os homens enfrentam maior pressão no trabalho. Na verdade, até agora não existe nenhum resultado que prove que as mães que ficam em casa enfrentam menos stress do que os homens.

Portanto, esta hipótese não é válida. Tanto homens como mulheres, quer trabalhem fora de casa ou em casa, enfrentam a mesma quantidade de stress.

Além da hipótese de pressão, existem algumas outras hipóteses , Por exemplo: as mulheres têm uma personalidade mais gentil, os homens são mais impulsivos, etc. Como estas hipóteses não foram verificadas cientificamente, não serão repetidas aqui.

Na verdade, existem muitos fatores que afetam a expectativa de vida humana. Mesmo que as mulheres teoricamente vivam mais que os homens, ainda podemos ver muitos homens longevos na vida. Portanto, os homens não precisam se preocupar muito em não terem uma vida tão longa quanto as mulheres.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde