inicial > Enciclopédia de curiosidades

Quantos quilômetros por hora uma chita corre (hábitos de vida e fontes de alimento da chita)

Qian Tuyan 2022-10-30 frequência

Resumo:As chitas são os animais mais rápidos em terra: a sua velocidade máxima pode atingir os 110-120 quilómetros por hora. Durante a corrida em alta velocidade, eles se movem cerca de 7 metros por pas

A chita é uma espécie de gato, uma espécie do gênero Cheetah, família Felina - Felinae -. Existem 5 subespécies de chita, 4 Há uma subespécie africana e uma subespécie asiática, dividida principalmente por localização geográfica. Eles diferem em mudanças sutis na cor da pelagem.

Quais são as características das chitas?

O pêlo dos filhotes de chita é cinza esfumaçado e os adultos são amarelos ou marrons. A pelagem é curta e áspera, com manchas pretas sólidas, redondas ou ovais, no corpo e no pescoço e abdômen Branco, sem manchas. Existem quatro a seis anéis pretos no final da cauda, ​​​​e a ponta da cauda é um tufo de penugem branca.

A chita tem corpo e membros esguios, cabeça pequena e olhos pequenos. A posição é mais alta, e a característica típica que o distingue de outros gatos malhados são as duas marcas de lágrimas pretas no rosto, que se estendem desde o interior canto de cada olho até a boca. .

As patas da chita são semirretráteis, que podem agarrar firmemente o chão ao correr em alta velocidade e fornecer força para um avanço rápido. Essas garras são mais parecidas com as de um cachorro do que com as de um gato .

Existem três outros animais na família dos felinos cujas garras também são semi-retráteis, a saber: gato pescador, gato de cabeça chata e gato Iriomote. Esses três são todos espécies do gênero Ocelot .

A altura dos ombros de uma chita adulta é 70-90 cm, comprimento do corpo 1-1,5 metros, peso 20-65 kg, comprimento da cauda 65-85 cm. Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas.

As chitas são os animais mais rápidos em terra:< /strong>A velocidade máxima pode atingir 110-120 km/h. Durante a corrida em alta velocidade, eles se movem cerca de 7 metros por passo e podem acelerar de 0 à velocidade máxima em 3 segundos.

As chitas não podem rugir tão alto quanto os ligres, mas em vez disso emitem sons baixos, como fungadelas, sons de pássaros e miados de gatos.

Onde vivem as chitas?

As chitas são encontradas em partes da África ao sul do deserto do Saara e na Ásia. Eles preferem locais secos e abertos, como desertos, vários tipos de pastagens e florestas leves, e raramente entram em florestas densas.

O que as chitas comem?

As chitas são mais ativas durante o dia e caçam principalmente nas de manhã e à noite. Isso evita a competição com outros predadores, como leões e hienas, que caçam à noite.

A caça à chitadepende mais da visão do que do olfato. Geralmente, ela examina os arredores em uma colina. Depois de travar o alvo, ela lentamente rastreia e se move até 100 metros do alvo, e então Dash em sua perseguição.

Quando chega perto o suficiente de sua presa, ele pula sobre ela para tropeçá-la e depois morde o pescoço da presa para sufocá-la.

As chitas gostam de atacar presas de tamanho médio e pesar menos de 40 kg. Seu alimento principal inclui gazela, antílope, impala e gazela. Ocasionalmente, elas também atacam animais maiores, incluindo javalis e javalis. Kudu ( um elande africano), hartebeest, cavalo particolor e zibelina. Eles também comem pássaros e coelhos.

A taxa de sucesso das chitas na caça de presas é de cerca de 50%. Porque embora as chitaspossam correr rápido, elas não conseguem correr por muito tempo. Correr em alta velocidade consome muita energia, então elas só conseguem manter uma distância de cerca de 300 metros.

Esuas cabeças são pequenas e suas passagens nasais são grandes, não deixando espaço para seus dentes criarem raízes profundas, então as chitas têm dentes menores e seus corpos não são fortes o suficiente, o que os torna menos eficazes em combate. tornam-se muito limitados.

Chita do nascimento ao fim da vida

As chitas atingem a maturidade sexual aproximadamente entre 18 e 23 meses. O período de gestação é de cerca de 3 meses e o tamanho médio da ninhada é de 2 a 5. Embora não haja uma época de reprodução definida, a maioria delas ocorre no período das chuvas, pois é nessa época que nascem as gazelas, há fartura de comida e facilidade de caça.

Os filhotes nascem com pêlo cinza esfumaçado e longas crinas nas costas, do topo da cabeça até a base da cauda. As crinas podem servir de cobertura para os filhotes evitarem predadores.

Os olhos dos filhotes estão fechados quando nascem. Demora cerca de duas semanas para abrir e é muito frágil. Com cerca de seis semanas de idade, eles caçam com a mãe. Aos seis meses, a mãe captura presas vivas para que possam praticar a caça.

Aos 18 meses de idade, os filhotes de chita deixam suas mães para viverem sozinhas. Depois de deixar a mãe, os filhotes de chita formam um grupo de irmãos e vivem juntos por 6 meses. Por volta dos dois anos de idade, a irmã da fêmea deixa o grupo para viver de forma independente.

Os irmãos masculinos restantes formam alianças masculinas, que às vezes incluem membros externos do sexo masculino. Mas nem todos os homens formam alianças e alguns vivem sozinhos.

No Serengeti, pesquisas descobriram que cerca de 41% dos homens adultos vivem sozinhos, 40% estão em alianças de dois e 19% estão em alianças de três.

A expectativa de vida média de uma chita selvagem é de 10 a 12 anos. Em cativeiro, a expectativa de vida pode chegar a 17 a 20 anos.

Ameaças enfrentadas pelas chitas

Perseguição por inimigos naturais: Leões, hienas e águias são predadores que atacam filhotes de chita A sobrevivência dos filhotes é difícil, com mortalidade superior a 50%.

Ao mesmo tempo, devido à perda de habitat, à redução das presas e aos constantes conflitos com os humanos, o número de chitas está a diminuir, e a União Internacional para a Conservação dos Animais A natureza o lista como uma espécie em extinção.

Dados de 2016 mostram que o número de chitas selvagens no mundo é de aproximadamente 7.100. O número de chitas selvagens no Irã caiu de 60-100 em 2007 para cerca de 43 em 2016.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde