inicial > Conversa Histórica

Quem é o autor de The Goddess (Por que The Goddess, de Guo Moruo, pode ser avaliado como um clássico literário)

Zheng Lingcong 2022-11-01 frequência

Resumo:"The Sinking" de Yu Dafu e "The Goddess" de Guo Moruo são dois lados da era do Quatro de Maio. Reflete a psicologia emocional daquela época: por um lado, é sentimental e melancólico, por outro, t

Durante o Movimento de Quatro de Maio, Guo Moruo tocou o clarim para os jovens com "Deusa" e promoveu o espírito da época.

Pode-se dizer que "The Sinking" de Yu Dafu e "The Goddess" de Guo Moruo são dois lados da era do Quatro de Maio. Reflete a psicologia emocional daquela época: por um lado, é sentimental e melancólico, por outro, tem um forte desejo de individualidade.

Guo Moruo é uma figura controversa na história da literatura moderna e suas obras têm um sabor distinto da época. Sua primeira obra-prima é "A Deusa", que é o auge das conquistas de Guo Moruo durante o Movimento de Quatro de Maio.

"Goddess" é a primeira coleção de poemas de Guo Moruo. Esta coleção de poemas cria uma imagem do "grande eu" que foi pioneiro nos tempos antigos. Este "grande eu" é um símbolo do despertar da China.

Tanto "Phoenix Nirvana" quanto "Coal in the Furnace" estão repletos das expectativas de Guo Moruo para uma nova China. O renascimento da fênix e o renascimento do carvão na fornalha dão às pessoas esperança e desejo por um futuro melhor. .

Esse "grande eu" também pode ser considerado um In capítulos como “Drunken Song Under the Plum Blossom Tree” e “Ode to Gangsters”, podemos sentir o coração jovem e pulsante deste novo homem e sentir o protagonista da era nascida durante o Movimento de Quatro de Maio.

A partir das repetidas palavras de "Viva! Viva! Viva!", podemos sentir as esperanças e anseios desfeitos do novo casal; desde "Todos os ídolos são destruídos na minha frente! / Quebrado! Quebrado! Quebrado!/Eu quero quebrar minhas cordas vocais!"

Você pode ver o forte senso de dignidade humana neste gigante que está na vanguarda dos tempos, assim como a personalidade do personagem - vale a pena.

O poema quebra completamente as restrições da métrica e adota Compreenda as leis da natureza e deixe as emoções flutuarem naturalmente no texto.

O poema "Tengu" em "Goddess" tem quatro versos, com apenas duas linhas e uma seção, e até treze versos e uma seção. O número de palavras em cada a seção tem apenas três e tantas como cruzes. A forma de fato alcança extrema liberdade;

No entanto, paralelismo, duplicação e rimas irregulares em cada estrofe aparecem muitas vezes no poema, formando uma harmonia relativa.

O Movimento Quatro de Maio foi a adolescência da China, uma era de grandes avanços. A poesia de Guo Moruo permite-nos sentir mais uma vez a atmosfera juvenil desta época neste ritmo natural, permitindo-nos sentir a sensação de poder e transcendência como “pessoa”.

Além daquela época, olhando para os poemas de Guo Moruo, algumas pessoas pensarão que esses poemas são muito vernáculos, sem o encanto das palavras que a poesia deveria ter e sem as restrições da métrica. e beleza normativa.

Na verdade, para ser justo, se você apenas ler os poemas de Guo Moruo sem considerá-los no contexto histórico, é fácil ter uma experiência semelhante.

Por exemplo:

"Tengu "

Eu sou um tengu!

Eu engoli a lua,

Eu engoli o sol,

Eu engoli todos os planetas,

Eu engoli o universo inteiro.

Eu sou quem eu sou!

Eu sou a luz da lua,

Eu sou a luz do sol,

Eu sou a luz de todos os planetas,

Eu sou X A luz da luz,

Eu sou a quantidade total de Energia do universo!

Eu corro,

Eu grito,

Eu queimo.

Eu queimo como fogo!

Eu gritei como o mar!

Corri tão rápido quanto a eletricidade!

Eu vôo,

Eu vôo,

Eu vôo,

Eu descasco minha pele,

Eu como minha carne,

Eu chupo meu sangue,

Eu mordo meu coração,

Eu fico nervoso,

Eu sou correndo na minha medula espinhal,

estou correndo no meu cérebro.

Eu sou quem eu sou!

Oh meu Deus, vou explodir!

A poesia é como uma chama saindo da sua boca, completamente resistente à paixão imparável. Guo Moruo disse uma vez: “A poesia é feita, não escrita.” Seus poemas são todos manifestações de paixão interior. Ele próprio ficou tão entusiasmado em escrever poesia que rolou no chão.

Se não considerássemos a situação da sociedade conservadora e os problemas internos e externos no final da Dinastia Qing, pensaríamos que os poemas de Guo Moruo são muito emocionais e fracos. Na verdade, é precisamente este contexto que torna possível este poema de genialidade e temperamento.

Não é difícil imaginar o quão valioso é para uma pessoa ousar dizer “eu sou eu” naquela época de reis e ministros, pais e filhos.

"Tengu" é um gigante dos tempos. É o ideal e o anseio de muitas pessoas. Como não ser amado?

Portanto, em vez de usar os padrões atuais para avaliar a poesia de Guo Moruo e usar "Deusa" como slogan, é melhor retribuir com "simpatia histórica" ​​e valorizar esse legado do Maio Quarto período: Tesouros, sintam o espírito do Quatro de Maio, sejam sempre corajosos e perseverem em seguir em frente.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde