inicial > Enciclopédia de curiosidades

Qual é o tamanho do Oceano Pacífico (a área total do Oceano Pacífico equivale a 20 Chinas)

Pan Qiling 2022-12-09 frequência

Resumo:O Oceano Pacífico estende-se desde o Estreito de Bering, no norte, até à Antártida, no sul, desde a Colômbia, na América do Sul, a leste, e até à Península Malaia, na Ásia, a oeste. Tem cerc

Qual ​​é o tamanho do Oceano Pacífico? O verdadeiro Oceano Pacífico está além da imaginação, com uma área total equivalente a 20 Chinas.

Sempre dissemos que o Oceano Pacífico é o maior oceano do mundo, mas qual é realmente o seu tamanho?

O Oceano Pacífico, começando pelo Estreito de Bering, no norte, até a Antártica, no sul, desde a Colômbia na América do Sul, no leste, até a Colômbia, no oeste. A Península Malaia, na Ásia, tem cerca de 15.900 quilômetros de extensão de norte a sul e 21.300 quilômetros de leste a oeste.

A área total é de cerca de 181 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo cerca de 46% da superfície da água da Terra e cerca de 32,5% da área total.

A área total do mundo é de 149 milhões de quilômetros quadrados. Em outras palavras, a área do Oceano Pacífico excede um terço da superfície da Terra. Se toda a terra do mundo fossem preenchidos no Oceano Pacífico, não seria suficiente.

Tomemos como exemplo a Rússia, o maior país do mundo em área. O Oceano Pacífico é mais mais de dez vezes o tamanho da Rússia, equivalente a mais de 20 áreas terrestres chinesas.

Este é o Ponto Nemo, o ponto mais remoto da superfície da Terra em relação à terra.

As mais próximas de Point Nemo são as três ilhas do hemisfério sul que ficam frente a frente - as Ilhas Pitcairn, Ilha Dixie, Ilha de Páscoa e Ilha Motunui.

E também estão a 2.688 quilômetros de distância.Pode-se dizer que o lugar mais próximo do Ponto Nemo onde os humanos estão presentes é a estação espacial a 400 quilômetros de altura.

Por estar isolada da terra, das rotas marítimas e das correntes oceânicas, não só não há atividade humana nesta área marítima, como também os vestígios de vida marinha são extremamente raros.

Apenas algumas bactérias submarinas podem sobreviver em fontes termais profundas na região vizinha do Pacífico Leste, por isso as pessoas deram a Nemo Point um nome mais vívido: O oceano é difícil de alcançar > .

Depois de falar sobre o tamanho do Oceano Pacífico, vamos dar uma olhada em sua profundidade.

A profundidade média do Oceano Pacífico é de 3.957 metros, e a profundidade máxima é de 11.034 metros, que é a Fossa das Marianas no fundo do Oceano Pacífico perto das Ilhas Marianas e nordeste das Filipinas.

A Fossa das Marianas tem 2.550 quilômetros de extensão, formato de arco e largura média de 70 quilômetros. De acordo com Estima-se que esta trincheira se formou há 60 milhões de anos.

Esta é a parte mais profunda do oceano que conhecemos. Tem alta pressão da água, escuridão total, baixa temperatura, baixo teor de oxigênio e falta de recursos alimentares. É uma das áreas mais hostis. na terra.

Mas no ano passado, o submersível tripulado "Struggle" do meu país pousou com sucesso no fundo da Fossa das Marianas, a uma profundidade de 10.909 metros.

Acredita-se geralmente que a formação da Fossa das Marianas foi o resultado da colisão de placas oceânicas e placas continentais.A rocha da placa é densa e baixa, por isso é subduzida e inserida sob a placa continental.

Trincheiras são formadas onde ocorrem colisões, e arcos de ilhas, bacias de arco traseiro e montanhas costeiras são frequentemente formados nas laterais do continente. Essas são áreas de intensa atividade geológica, e geralmente ocorrem erupções vulcânicas e terremotos. .

Mais adiante, está o Japão.

O Japão está localizado na junção da placa continental euroasiática, da placa norte-americana, da placa do Pacífico e da placa filipina. É por causa da colisão das placas que o arquipélago japonês se eleva do mar.

Por causa dessas quatro placas principais, os terremotos e vulcões no Japão são muito ativos. Cerca de 10% dos grandes e pequenos terremotos que ocorrem no mundo todos os anos ocorrem perto do Japão.

O que é ainda mais assustador do que o terremoto é que a terra sob os pés do Japão está crescendo a uma taxa de 4-5 centímetros por ano, deslizando em direção à Fossa das Marianas, no Sul. Um dia no futuro, pode realmente acontecer que o Japão afunde no Oceano Pacífico.

Aqui podemos ver claramente um círculo de trincheiras e fissuras com quase 40.000 quilômetros de extensão, que é a famosa Zona Sísmica da Orla do Pacífico.

Cerca de 85% dos vulcões ativos do mundo e cerca de 80% dos terremotos estão concentrados na região do Pacífico. As montanhas da Cordilheira da América, na costa leste do Pacífico, e as ilhas enfeitadas na borda oeste do Pacífico são as áreas com atividade vulcânica mais intensa do mundo.

Existem mais de 370 vulcões ativos, conhecidos como o "Anel de Fogo do Pacífico". Tudo isto é causado por movimentos da crosta terrestre, por isso o Oceano Pacífico não é pacífico.

Mas o Pacífico também é um tesouro.

Os animais e plantas que crescem no Oceano Pacífico, sejam fitoplâncton ou plantas do fundo do mar, bem como peixes e outros animais, são mais abundantes do que em outros oceanos.

Tomemos como exemplo a pesca, a pesca em águas rasas do Pacífico cobre uma área de aproximadamente 100% no mundo Metade da área total de pesca em águas rasas em todos os oceanos. Peru, Japão, Ilhas Zhoushan da China, Estados Unidos e costa noroeste do Canadá são pescarias mundialmente famosas .

O Oceano Pacífico também é extremamente rico em recursos minerais. A plataforma continental offshore é rica em petróleo, gás natural e carvão, e as bacias marítimas profundas também são ricas em manganês. depósitos de nódulos.

Além disso, existem minerais como minério de estanho, rutilo e zircônio no fundo do mar. Atualmente, os humanos desenvolveram e utilizaram principalmente recursos aquáticos e minerais.

Da perspectiva dos mapas de satélite, o oceano ocupa a maior parte da Terra, descrevendo a Terra como pólo aquático também é muito relevante.

Sempre dissemos que os humanos exploraram apenas 5% do oceano e que 95% da área oceânica é completamente desconhecida.

Mas há milhares de anos que tentamos compreender o oceano e os humanos não vão parar de explorar o oceano. No futuro, poderemos descobrir mais segredos sobre o oceano? Vamos esperar e ver.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde