inicial > Conversa Histórica

Quem derrotou Li Zicheng e o expulsou de Pequim (Por que Li Zicheng foi derrotado pelo exército Qing)

Han Jianxiao 2023-01-18 frequência

Resumo:O exército da revolta camponesa liderado por Li Zicheng ficou preso em dificuldades internas e externas e não teve solução. Devido à situação precária, Li Zicheng ascendeu apressadamente ao t

A revolta camponesa liderada por Li Zicheng foi a revolta mais importante do final da Dinastia Ming que derrubou o governo da Dinastia Ming.

Wanli para Chongzhen no Ming Dinastia Durante o ano, desastres naturais ocorreram com frequência nas planícies noroeste e central, e impostos e taxas exorbitantes continuaram, fazendo com que rebeldes se levantassem em vários lugares. Durante a revolta, Li Zicheng apresentou slogans como "Equalização da terra e isenção de impostos", que rapidamente ganharam a confiança dos rebeldes camponeses de todo o país. Portanto, o slogan "abra o portão da cidade para receber o Rei Chuang, mas quando o Rei Chuang vier, ele não pagará pela comida" foi amplamente divulgado entre o povo.

O exército rebelde que ele liderou cresceu rapidamente para mais de um milhão de pessoas, espalhando-se por todo o noroeste e avançando em direção ao centro governante da Dinastia Ming.

O processo da revolta< /p>

Em 1643, 16º ano de Chongzhen, Li Zicheng proclamou-se rei em Xiangyang e estabeleceu o regime Dashun, que foi denominado Yongchang. Logo Li Zicheng liderou o exército rebelde para capturar Pequim e derrubar a Dinastia Ming, fazendo com que o imperador Ming Sizong Zhu Youjian se enforcasse na montanha Meishan. Depois que Li Zicheng ocupou Pequim, ele obedeceu estritamente à ordem nos primeiros dias e não violou o governo do povo comum. Mas logo começaram a saquear e obtiveram apenas 37 milhões de taéis de prata das casas dos parentes do imperador.

Li Zicheng então derrotou completamente Ming As forças restantes do exército lideraram 100.000 soldados para lutar contra Wu Sangui, o comandante-chefe de Liaodong, mas Wu Sangui se rendeu a Dorgon. Sob o ataque dos exércitos Ming e Qing de Wu Sangui, Li Zicheng foi derrotado e fugiu de volta para a capital com pressa.

Quando ele retornou a Pequim, um total de dezoito batalhões foram organizados para se preparar para outra batalha decisiva com o exército Qing que o perseguia, mas a batalha ainda falhou. O exército da revolta camponesa liderado por Li Zicheng ficou preso em dificuldades internas e externas e não teve solução. Devido à situação precária, Li Zicheng ascendeu apressadamente ao trono no Salão Wuying da Cidade Proibida, e então fugiu da capital e lutou em Xi'an, na esperança de retornar ao local onde havia reunido suas tropas para reunir um exército e lutar contra o exército Qing novamente.

No segundo ano de Shunzhi, o exército Qing se dividiu em grupos e cercou Xi'an, quase sem deixar resistência no noroeste. Então ele fugiu de Xi'an, alegando atacar Nanjing, mas na verdade planejava fugir para o sul.

Quando o Exército Dashun marchou para a área da montanha Jiugong em Tongcheng, província de Hubei, Li Zicheng seguiu cerca de 20 Qingqi para explorar a estrada e foi morto por caçadores locais.

Então, por que Li Zicheng está apenas na capital? Depois de operar por mais de um mês, passou rapidamente da prosperidade ao declínio?

Em primeiro lugar, Li Zicheng, como um insurgente que nasceu como carteiro, carecia da situação geral.

O que Li Zicheng viu em seus olhos foi a opressão e opressão dos pobres pelos governantes da Dinastia Ming, mas ele ignorou que a influência da Dinastia Ming na sociedade não foi completamente perdida. A base do governo Ming em todo o sul da China não ruiu completamente.

Li Zicheng apenas forçou o imperador Chongzhen à morte, mas não usou os funcionários que deixou para trás para administrar o sistema e fornecer apoio para estabelecer o regime de Dashun. Em vez disso, a perseguição foi levada a cabo contra parentes do imperador e da classe dos proprietários de terras, fazendo com que todos na capital se sentissem inseguros e com medo de sair para fazer as coisas por si próprios.

Falta de programa e liderança correta

Como o nome sugere, aqueles que participaram da revolta de Li Zicheng eram todos camponeses. Só escolheram revoltar-se quando as catástrofes naturais e as catástrofes provocadas pelo homem tornaram impossível a vida e não tinham um plano claro para estabelecer um novo regime.

Tais ações apenas destroem a ordem social atual e derrubam os governantes anteriores, em vez de estabelecer uma nova ordem justa e razoável. Ser o líder de uma revolta não significa que se possa fazer avançar a história.

Não existe uma disciplina militar rigorosa

A falta de planos específicos para beneficiar o povo após o estabelecimento do regime é a razão pela qual o exército rebelde de Li Zicheng nunca foi capaz de escapar da bandidos. Para os refugiados, eles não podem de forma alguma ser restringidos pela disciplina militar. Em vez disso, querem apenas acumular riquezas e regressar à sua cidade natal para viver uma vida.

É equivalente a uma ilusão que tal exército enfrente o exército Qing armado até os dentes.

O padrão de visão de Li Zicheng tem fortes limitações

Ao longo de toda a história da dinastia anterior, ao derrubar a antiga dinastia, a primeira coisa a fazer é tratar os parentes vassalos, funcionários públicos e generais da dinastia anterior.Para apaziguar o povo, deveria haver medidas específicas de redução e isenção de impostos para o povo. Além disso, a influência do grupo de literatos não pode ser ignorada.

Cada vez que Li Zicheng conquistava uma cidade, ele saqueava e humilhava os ricos comerciantes e literatos da cidade. No final, durante o processo de estabelecimento do seu poder político, Li Zicheng sempre teve a imagem de um bandido e não conseguiu o apoio do povo de toda a Dinastia Ming no sul. Foi finalmente derrotado pelo exército Qing. Ele mesmo não pode escapar do destino da morte.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde