inicial > Enciclopédia de curiosidades

Qual é a diferença entre vinho tinto seco e vinho tinto semi-seco (o sabor dos dois vinhos é muito diferente)

Fã Yankai 2023-02-12 frequência

Resumo:O "seco" no vinho seco refere-se a muito pouco teor de açúcar. No vinho final, o teor de açúcar (medido como glicose) é menor ou igual a 4 gramas por litro; o teor de açúcar do vinho meio seco

Ao comprar vinho, você deve escolher “seco” ou “semi-seco”? O sabor é bem diferente, então você não perderá dinheiro se aprender a comprá-lo novamente.

O vinho é uma das bebidas que todos conhecem. Quando se trata do vinho com maior história no mundo, deve ser o vinho.

De acordo com dados arqueológicos relevantes, especula-se que o vinho mais antigo deveria ter sido produzido na bacia entre o rio Gris e o rio Eufrates. Tem uma história de quase 10.000 anos e depois se espalhou lentamente. ao redor do mundo.

Muitos amigos encontrarão problemas ao comprar vinho diariamente. O vinho nas prateleiras dos supermercados Há uma variedade deslumbrante de garrafas de vinho, e os rótulos das garrafas também são diferentes. Por exemplo, alguns vinhos são rotulados como “vinho seco”, enquanto outros são rotulados como “vinho semi-seco”, o que muitas vezes é confuso.

Hoje falarei com vocês sobre o tema da compra de vinho. Vamos dar uma olhada. É o mesmo vinho. Qual é a diferença entre “seco” e “semi-seco”? Qual devo escolher?

Qual ​​é a diferença entre vinhos "secos" e "semi-secos"?

Como todos sabemos, o vinho é feito de uvas. As uvas contêm muito açúcar. Durante o processo de fermentação, eles são convertidos em álcool e dióxido de carbono sob a ação do fermento, e também Algum açúcar não convertido permanecerá no vinho, dando-lhe um sabor adocicado.

De acordo com os diferentes teores de açúcar residual no vinho, ele pode ser dividido em quatro categorias: vinho seco, vinho semi-seco, vinho doce seco e vinho doce.

Compare os vinhos secos e os vinhos semi-secos na classificação. As diferenças entre eles podem ser resumidas aproximadamente nos seguintes quatro pontos:

1. Teor de açúcar O conteúdo é diferente

O "seco" no vinho seco refere-se ao teor de açúcar Muito raramente, o teor de açúcar (medido como glicose) no vinho acabado é menor ou igual a 4 gramas/litro; O teor de açúcar do vinho meio-seco é superior ao do vinho seco e pode atingir até 12 gramas. /Levante.

A diferença mais essencial entre o vinho seco e o vinho semi-seco reside na diferença no teor de açúcar do vinho.

2. O processo de preparação é diferente

Na fabricação de cerveja No processo de elaboração do vinho, sem qualquer intervenção especial, a levedura irá parar automaticamente de funcionar ao atingir uma determinada concentração de álcool.Neste momento, o teor de açúcar residual no vinho será inferior a 4 gramas/litro.

Se durante o processo de fermentação o enólogo tomar medidas para inibir a atividade da levedura, fazendo com que ela termine o processo de fermentação mais cedo, então o açúcar do suco de uva não foi completamente convertido em álcool, e o teor de açúcar será relativamente maior.

Portanto, a maior diferença entre o vinho seco e o vinho semi-seco no processo de vinificação está no controle do grau de fermentação.

O vinho seco não tem intervenção artificial no processo de fermentação, enquanto o vinho meio-seco tem intervenção artificial que termina a fermentação mais cedo, pelo que o teor de açúcar residual neste último vinho é maior.

3. Sabor e sabor diferentes

Seco tipo O teor de açúcar no vinho é baixo, por isso, ao prová-lo, basicamente não se sente a presença de doçura, mas sim uma sensação azeda e refrescante, que pode refletir plenamente o sabor das castas selecionadas para vinificação; o O teor de açúcar do vinho semi-seco é maior, sendo maior que o do vinho seco, por isso tem um sabor levemente adocicado ao beber.

Atualmente, na identificação das castas utilizadas na vinificação e na qualidade da vinificação, avaliam-se principalmente os vinhos secos, porque melhor realçam o sabor original do vinho de uva.

4. Os rótulos dos vinhos têm logotipos diferentes

Quando todos identificarem o tipo de vinho em suas mãos, basta olhar para o logotipo na garrafa. Para o mesmo vinho, o vinho seco e o vinho meio seco têm rótulos diferentes. Conforme mostrado na imagem abaixo, o tipo de vinho à esquerda está marcado como "seco" e o tipo de vinho à direita está marcado como "semi-seco":

< /p>

Se for uma versão estrangeira de vinho e não houver nenhum chinês na garrafa, você também poderá reconhecer as seguintes palavras em inglês:

Seco tipo: seco / sec / brut< /p>

Semi-seco: semi-seco /demi-sec / semi-seco

"Seco" VS "Semi-seco", qual é melhor ?

Não se pode dizer que o vinho seco seja necessariamente melhor que o vinho semi-seco, só pode ser dito que no processo de fermentação os vinhos médios e secos são fermentados mais profundamente e têm menor teor de açúcar, de modo que basicamente não há doçura na bebida.

No entanto, do ponto de vista do mercado vitivinícola, o vinho seco ainda ocupa a posição dominante porque pode refletir melhor o aroma e o sabor do vinho.

Na hora de comprar vinho, a escolha de vinho seco ou semi-seco depende principalmente da preferência pessoal de gosto. Se você presta mais atenção ao sabor suave do vinho, escolha o vinho seco; se quiser que o seu vinho tenha um sabor um pouco doce, experimente o vinho semi-seco.

Através do compartilhamento acima, acredito que todos entenderão a diferença entre vinho seco e vinho semi-seco, e também ganhou uma compreensão maior.

Se um vinho é "seco" ou "semi-seco" está relacionado principalmente ao teor de glicose no vinho. O teor de açúcar do vinho seco é menor ou igual a 4 gramas/litro, e o o teor de açúcar do vinho meio seco é inferior ou igual a 4 gramas/litro. O teor de açúcar é superior, até 12 gramas/litro.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde