inicial > Conversa Histórica

A história detalhada de Song Taizu liberando seu poder militar com uma taça de vinho (cujo poder militar foi liberado por Zhao Kuangyin)

Feng Qianda 2023-04-05 frequência

Resumo:O movimento de Zhao Kuangyin para liberar o poder militar com uma taça de vinho liberou quem é o poder militar. Esses ministros realmente viveram em paz e aproveitaram a velhice depois de entregarem

Song Taizu liberou seu poder militar tomando uma taça de vinho. De quem foi o poder militar liberado? Essas pessoas foram posteriormente liquidadas?

Desde os tempos antigos, os monarcas que alcançaram grande sucesso quase sempre começarão a limpar os ministros meritórios que iniciaram o negócio com eles depois de terem sucesso. Por exemplo, já no período da primavera e do outono, depois que o rei Gou Jian de Yue se vingou com sucesso, ele "matou o coelho astuto e cozinhou o lacaio" e mandou o primeiro-ministro Wen Zhong à morte.

Após o estabelecimento da Dinastia Han, o grande ancestral Liu Bang forçou os príncipes e reis anteriormente enfeitiçados com sobrenomes diferentes a se rebelarem um por um e depois os matou. O imperador Zhu Yuanzhang da Dinastia Ming até lançou os "Quatro Grandes Casos Hongwu" para destruir os pais fundadores.

Na verdade, a principal razão pela qual os imperadores fizeram isso foi porque temiam que os heróis não obedecer às regras por causa de seus méritos.Mesmo secretamente rebelde.

Comparado com Liu Bang, Zhu Yuanzhang e outras pessoas que eram cruéis e diretas, Song Taizu Zhao Kuangyin era muito melhor. O método que ele adotou para evitar riscos foi convidar os heróis para beber, e dar dicas e orientar no banquete, ele tomou a iniciativa de entregar o poder militar e finalmente concluiu a transferência de poder sem problemas.

Então, cujo poder militar foi liberado pelo truque de Zhao Kuangyin de "liberar o poder militar com uma taça de vinho"? Esses ministros realmente viveram em paz e contentamento depois de entregarem seu poder?

Naquela época, Zhao Kuangyin era um general de confiança de Chai Rong, Shizong da dinastia Zhou posterior, e foi nomeado imperador quando estava gravemente doente.O Comandante Supremo do Exército Proibido "verificou tudo em frente ao palácio".

Depois que Chai Rong morreu jovem, Zhao Kuangyin ganhou a confiança das forças civis e militares Manchu e foi designado pela Rainha Mãe e pelo Jovem Imperador para ir para o norte e resistir às forças da coalizão Khitan e Han do Norte que dizia-se que estavam invadindo em grande número.

Como resultado, quando chegaram a Chenqiao, Zhao Kuangyin usou uma túnica amarela com o apoio de seus subordinados e então liderou seu exército de volta à capital Kaifeng, substituindo-o por Hou Zhou e tornando-se o fundador imperador da dinastia Song.

Após o estabelecimento da Dinastia Song, Zhaoyi Jiedushi Li Jun e Huainan Jiedushi Li Chongjin foram leais ao Mais tarde, na Dinastia Zhou, eles iniciaram uma rebelião e, depois que Zhao Kuangyin os derrubou, ele começou a se preocupar cada vez mais com a possibilidade de seus subordinados apoiarem suas tropas e se respeitarem como eles, e eventualmente até se voltaram contra ele.

Além disso, o primeiro-ministro Zhao Pu também protestou repetidamente e pediu a Zhao Kuangyin que designasse Shi Shouxin, Wang Shenqi e outros que lideraram o exército imperial para outros cargos.

Ele também disse que isso não acontecia porque eles tinham medo de serem desleais, mas porque sua capacidade de controle não era excelente, então eles poderiam ser apoiados à força por seus subordinados, assim como a história de Zhao Kuangyin vestindo um manto amarelo.

Com as palavras de Zhao Pu, Zhao Kuangyin ficou mais determinado a privar os generais de seu poder militar, então escolheu uma noite para manter Shi Shouxin e outros no palácio para beber. Depois de três drinques, Zhao Kuangyin de repente fingiu suspirar, dizendo que ser imperador agora não é tão confortável quanto ser general naquela época.

Assim que os generais ouviram o que o imperador disse, todos assentiram e expressaram que não tinham dúvidas. No entanto, Zhao Kuangyin disse que você é leal e não há garantia de que seus subordinados não o farão. têm aspirações diferentes. Quando chegar a hora, darei a você vestes amarelas: "Embora você não queira fazer algo, pode consegui-lo?"

Veja o que o imperador disse sobre isso, essas tropas. Todos os velhos pararam e choraram, implorando para que ele apontasse um caminho claro.

Neste momento, Zhao Kuangyin disse que seria melhor para você entregar seu poder militar e ir para outros lugares separadamente, e então "escolher bons terrenos e casas no mercado, e estabelecer um permanente herança para seus descendentes, com muitas crianças cantoras e dançarinas, bebendo e se divertindo todos os dias", para viver seus dias." Desta forma, o monarca e seus ministros não suspeitarão um do outro e estarão seguros.

No dia seguinte, todos os generais escreveram para expressar sua doença e pediram para serem dispensados ​​de seu poder militar. A liberação do poder militar com uma taça de vinho terminou com sucesso.

Quanto a quem foi privado do poder militar, embora os livros de história não mencionem diretamente a separação no banquete naquele dia Alguém acabou de dizer “Shou Xin e outros”, ou seja, Shi Shouxin e outros. No entanto, ainda podemos obter a resposta da nomeação oficial de Zhao Kuangyin depois que ele retomou o poder militar.

Registros históricos indicam que Zhao Kuangyin "tomou Shi Shouxin como enviado de Tianping, Gao Huaide como enviado de Guide, Wang Shenqi como enviado de Zhongzheng e Zhang Lingduo como enviado de Zhenning, todos de que foram demitidos de seus postos militares. "

Em outras palavras, as principais pessoas que compareceram ao banquete naquela noite e entregaram seu poder militar foram Shi Shouxin, Gao Huaide, Wang Shenqi e Zhang Lingduo.

Então, vamos dar uma olhada no destino dessas quatro pessoas . Em primeiro lugar, vamos falar sobre Shi Shouxin, que era mais valorizado e confiável por Zhao Kuangyin. Ele foi enviado para o Exército Tianping e seu quartel-general provavelmente ficava na área do condado de Dongping, hoje Shandong.

De acordo com registros históricos, Shi Shouxin permaneceu aqui por dezessete anos e ignorou assuntos militares e políticos e se concentrou em acumular riqueza, tanto que "acumulou enormes quantias de dinheiro". Durante o reinado do imperador Taizong, Shi Shouxin foi nomeado novamente, mas não conseguiu vencer no campo de batalha. Ele acabou morrendo aos cinquenta e sete anos e foi postumamente nomeado Príncipe de Wuwei.

Gao Huaide foi enviado para o Exército Guia, e sua administração ficava na área de Shangqiu, Província de Henan hoje. Ele participou da campanha militar para destruir a Dinastia Han do Norte.

Gao Huaide faleceu no sétimo ano de Taiping e Xingguo (982). Coincidentemente, ele tinha cinquenta e sete anos como Shi Shouxin. Após sua morte, ele foi postumamente nomeado rei do condado de Bohai pelo tribunal. .

Wang Shenqi foi designado para o Exército de Zhongzheng e sua sede era no condado de Shouxian, província de Anhui. No sétimo ano de Kaibao (974), ele morreu de uma doença súbita. Zhao Kuangyin o nomeou Rei. do condado de Langya, e mais tarde mudou o título para Rei de Qin.

Zhang Lingduo foi designado para o Exército Zhenning, que agora é Puyang Condado, província de Henan Ele permaneceu lá por oito anos. No segundo ano de Kaibao (969), contraiu uma doença quando foi para o Hajj. Morreu de doença na capital pouco depois, aos sessenta anos de idade.

Em geral, havia quatro generais militares Shi Shouxin, Gao Huaide, Wang Shenqi e Zhang Lingduo na festa da bebida. Todos morreram bem no final, o que foi melhor do que o da Dinastia Han e a Dinastia Ming. Os heróis fundadores da República Popular da China são muito melhores.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde