inicial > Conversa Histórica

A relação entre nomes e personagens antigos (qual é a diferença entre nomes e personagens nos tempos antigos)

Wu Jipu 2023-05-12 frequência

Resumo:Para os antigos, “nome” e “caráter” são duas palavras independentes e não podem ser confundidas. Quanto à relação entre “nome” e “caráter”, é dito nas “Instruções da Famí

Qual ​​é a diferença entre o “nome” e o “caráter” dos antigos?

Aos olhos das pessoas modernas, a palavra "nome" é um conceito unificado. No entanto, para os antigos, "nome" e "caráter" são duas palavras independentes e não podem ser confundidas.

Quanto à relação entre "nome" e "personagem", as "Instruções da Família Yan·Fengcao" diziam: "Nos tempos antigos, os nomes estavam na forma correta e os caracteres eram usados ​​para expressar virtude."

Isso mostra que "nome" e "personagem" são dois conceitos diferentes. "Nome" é a "forma própria", e sua função é genealogizar o clã, ou seja, o pedigree do clã é organizado por nome. "Livro dos Ritos·Tan ​​​​Gong" diz: "O nome do bebê é o personagem da coroa."

Quando um bebê tem três meses de idade, seus pais ou mais velhos lhe darão um nome, que é o "nome". A função dos personagens é expressar a virtude, ou seja, mostrar a virtude e defender a virtude, por isso também é chamado de “símbolo”.

Na antiga sociedade chinesa, quando um homem completava vinte anos, ele precisava ser coroado com uma coroa para significar sua idade adulta. . Quando uma mulher tem quinze anos, ela realiza uma cerimônia de grampo e coloca grampos no cabelo para indicar sua idade adulta. Após a cerimônia, eles devem receber um novo nome, que é “Zi”.

Quanto aos métodos de extração de palavras, geralmente existem dois métodos.

A primeira é adicionar nomes elogiosos de homens como "filho", "pai" e "fu" antes e depois do nome. "Zi" era frequentemente usado como um título respeitoso para os homens da sociedade antiga, como Laozi, Confúcio, etc.

"子" também é frequentemente usado nos personagens dos antigos. Entre os alunos de Confúcio, há muitos personagens com "子" neles, como Zeng Shen, cujo nome de cortesia é Ziyu; Zhong Yuan, cujo nome de cortesia é Zilu; Youwei, Os personagens estão esperando.

Nas dinastias Qin e Han, "zi" era prefixado na palavra e geralmente podia ser omitido quando usado. Por exemplo, Yan Hui, cujo nome de cortesia é Ziyuan, também pode ser chamado de Yan Yuan. Após as dinastias Tang e Song, o caractere "子" em caracteres chineses não poderia ser omitido. Por exemplo, Du Fu, cujo nome de cortesia era Zimei, não poderia ser abreviado para Du Mei.

A segunda é adicionar Bo (Meng), Zhong, Shu e Ji antes e depois do caractere para indicar o tamanho. Quando os antigos iniciavam os caracteres, geralmente usavam Bo, Zhong, Shu, Ji ou Meng , Zhong, Ji Lai representa a classificação entre os irmãos.

Por exemplo, Confúcio, cujo nome de cortesia era Zhongni, era o segundo filho mais velho. Liu Bang, cujo nome de cortesia era Ji, era o terceiro mais velho. Quando usados, Bo, Zhong, Shu e Ji são geralmente usados ​​para se referir aos filhos nascidos da esposa principal, ou seja, "zhengchu", enquanto Meng, Zhong e Ji são usados ​​para se referir aos filhos nascidos de esposas secundárias, ou seja, "concubina".

Embora o "nome" e o "caráter" dos antigos sejam dois conceitos independentes, eles se originaram de um há muito tempo Diferente, mas intimamente relacionado.

Eles podem ter significados semelhantes ou opostos e também podem ter uma relação causal entre si. Ao observar cuidadosamente a relação entre os nomes e personagens dos povos antigos, você pode não apenas sentir a beleza da conotação e charme dos caracteres chineses, mas também ver a influência dos povos antigos.Atitude de vida e busca.

Em resumo, a relação entre nomes e personagens antigos pode ser dividida nos seguintes tipos comuns:

Interpretações sinônimas. Neste caso, o nome e o personagem têm o mesmo significado. Por exemplo, o nome de Qu Yuan é Ping, Zi Yuan e Guang Ping é Yuan; o discípulo de Confúcio Fan Xu, cujo nome é Zi Chi, Xu e Chi são sinônimos, ambos dos quais significa esperar;

Yan Hui, cujo nome de cortesia é Ziyuan, de acordo com os registros de "Shuowen Jiezi": "Yuan, Huishui. Hui, Yuanshui." Outro exemplo é Gao Shi, cujo nome de cortesia é Dafu , Shi significa Da; Zhang Heng, a palavra Pingzhi, Heng significa Ping. Coisas como essas são todas sinônimos.

Antônimos e opostos. Nesse caso, o nome e a palavra têm significados opostos, o que é bastante intrigante.

Por exemplo, Han Yu, cujo nome de cortesia é Tuizhi, e Yu e Tui têm significados opostos; Yan Shu, cujo nome de batismo é Tongshu; o escritor da Dinastia Tang, Wang Ji, cujo nome de batismo é Wugong; o o estudioso Song Bai da Dinastia Song do Norte, cujo nome é Taisu; Tang Si retiros, Zi Jinzhi e assim por diante.

De acordo com o significado refere-se à realidade. Ou seja, os caracteres correspondentes aos nomes são coisas relacionadas. Por exemplo, Ran Geng, um aluno de Confúcio, tinha o nome de cortesia Boniu; Sima Geng tinha o nome de cortesia Ziniu, etc. palavra "Gengniu".

Causalidade. Ou seja, o nome é usado como causa e a palavra como efeito. Por exemplo, Zheng Chong na Dinastia Tang tinha a palavra Ruojing, que constitui "sentir-se lisonjeado"; Liang Cai, o ministro do Ming Dinastia, tinha a palavra Dayong, que é um poema que “Nasci com talentos que serão úteis”.

Em termos de endereço, os nomes dos antigos eram usados ​​principalmente para se referirem a si mesmos. Diante dos mais velhos ou monarcas, eles costumam se chamar pelo primeiro nome para mostrar humildade. Ao se dirigir a outras pessoas, use o primeiro nome para mostrar respeito. Isso porque o nome é dado no momento do nascimento, e o nome autoproclamado contém o significado de humildade de não estar profundamente envolvido com o mundo e de não possuir uma ampla gama de conhecimentos.

A palavra é usada para se dirigir à outra pessoa quando ela atinge a idade adulta. Significa que a outra pessoa tem mais experiência e conhecimento do mundo do que você, para mostrar seu respeito por a outra pessoa.

Em suma, os nomes são escolhidos para distinguir uns aos outros e as palavras são escolhidas para indicar superioridade e inferioridade. Da atenção dos povos antigos aos nomes e personagens, podemos sentir o encanto e a diversão das palavras.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde