inicial > Conversa Histórica

Momento em que foi assinado o tratado especial para expandir as fronteiras de Hong Kong (quais eventos estavam relacionados com a cessão de Hong Kong)

Shen Kefeng 2022-04-12 frequência

Resumo:Em 9 de junho de 1898, os britânicos forçaram o governo Qing a assinar o "Tratado Especial para a Expansão da Fronteira de Hong Kong" (comumente conhecido como "Arrendamento de Novos Territórios")

Em 1894, Chater, então membro não oficial do Conselho Legislativo de Hong Kong, veio a Hong Kong, o governador Luo Binchen propôs expandir a fronteira de Kowloon.

Naquela época, a Ilha de Hong Kong e a Península de Kowloon eram indefensáveis, o Porto Victoria não estava inteiramente sob jurisdição britânica e algumas áreas ainda pertenciam ao governo Qing. Quando outras forças europeias hostis invadirem Hong Kong ou se posicionarem em ilhas periféricas, como a ilha de Lantau, Hong Kong será difícil de defender.

Naquela época, a Ilha de Hong Kong era densamente povoada e a peste prevalecia, por isso os britânicos acreditavam que era necessário dispersar a população para reduzir os riscos; além disso, a produção de alimentos da Ilha de Hong Kong e da Península de Kowloon era não era autossuficiente e o desenvolvimento industrial exigia mais lotes de terra.

Assim que esta proposta foi publicada, rapidamente recebeu respostas positivas da Câmara Geral de Comércio de Hong Kong, da Associação Chinesa de Hong Kong e da Aliança Naval, especialmente esta última que mais contribuiu.

A Marinha e o Exército britânicos também expressaram o sentimento do ponto de vista da defesa. Finalmente, o governador de Hong Kong, Robinson, conseguiu abrir caminho ao governo britânico e, em seguida, o ministro britânico na China, Doyle, apresentou-se para negociar com o governo Qing.

Em 27 de março de 1898, a Rússia e o governo Qing assinaram o "Tratado de Arrendamento de Terras de Lvda", arrendando Lushun e Dalian por um total de 25 anos. Esta mudança deixou os britânicos inquietos, então eles alugaram Weihaiwei do governo Qing por 25 anos e assinaram o "Tratado Especial para o Arrendamento de Weihaiwei".

Durante esta negociação, os britânicos deixaram uma palavra viva, dizendo que se Guangdong e Guangxi fossem arrendados por outras potências no futuro, a Grã-Bretanha pediria arrendamentos de terras adicionais para equilibrar a situação.

Em abril de 1898, a França propôs ao governo Qing construir pilhas de carvão na costa sul e pediu ao governo Qing que lhe arrendasse a baía de Guangzhou, no oeste de Guangdong (o fato é que em 16 de novembro de 1899, o governo Qing Canton Bay foi arrendado à França).

Essa é exatamente a desculpa que o Reino Unido deseja. Os britânicos imediatamente ordenaram que Dou Nale negociasse com o governo Qing com base no equilíbrio de poder, exigindo que Hong Kong se expandisse 320 quilômetros ao norte.

9 de junho de 1898 (o vigésimo quarto ano do reinado do Imperador Guangxu) Em 13 de maio), a China e a Grã-Bretanha assinaram formalmente o "Tratado Especial sobre a Expansão da Fronteira de Hong Kong".O Príncipe Herdeiro Li Hongzhang e o Palestrante Jingyan Xu Yingxuan participaram da cerimônia de assinatura.

O Reino Unido adquiriu a área ao norte de Kowloon Boundary Street, ao sul do rio Shenzhen e mais de 200 ilhas periféricas próximas, estendendo o território de Hong Kong até Deep Bay e as águas da Baía Mirs.

O prazo do acordo especial é de 99 anos, expirando em 30 de junho de 1997. No entanto, o governo Qing da época insistiu em manter a jurisdição da Cidade Murada de Kowloon e continuou a estacionar funcionários lá.

Em 1º de julho de 1898, o arrendamento entrou oficialmente em vigor. A cópia original deste tratado está agora na coleção do Museu do Palácio Nacional em Taipei e nos Arquivos Nacionais Britânicos.

Em agosto de 1898, Locke, o Secretário Colonial de Hong Kong, começou a explorar os Novos Territórios e completou a delimitação em março do ano seguinte.

Em 19 de março de 1899, o representante chinês Wang Cunshan assinou o "Contrato de Concessão Hong Kong-Britânico-Singapura" com os britânicos.

Em 17 de abril, o lado britânico chegou a Yun Tau Kok , Tai Po Foi realizada uma cerimônia de hasteamento da bandeira, assumindo efetivamente o controle da área dos Novos Territórios. Em maio, o exército britânico ocupou a cidade de Kowloon e expulsou os defensores e residentes da cidade.

Em meados da década de 1970, a comunidade empresarial de Hong Kong começou a prestar atenção à questão da expiração do tratado.

Em março de 1979, o governador de Hong Kong, Sir MacLehose, visitou o continente pela primeira vez, desencadeando negociações subsequentes sobre o futuro de Hong Kong. Este “Artigo Especial para Expandir a Fronteira de Hong Kong” é também a razão remota para a transferência da soberania de Hong Kong para a República Popular da China.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde