inicial > Conversa Histórica

As causas e o significado do Incidente de Xi'an (o verdadeiro propósito de Zhang Xueliang no Incidente de Xi'an)

Shui Xilian 2022-05-09 frequência

Resumo:Em 12 de dezembro de 1936, Zhang Xueliang e Yang Hucheng lançaram o Incidente de Xi'an, que chocou a China e os países estrangeiros, promovendo a unidade de toda a nação para resistir ao Japão e

Em 12 de dezembro de 1936, Zhang Xueliang e Yang Hucheng lançaram o Incidente de Xi'an, que chocou a China e os países estrangeiros, promovendo a unidade de toda a nação para resistir ao Japão e mudando a história da China moderna.

Nos últimos anos, devido às distorções de alguns "intelectuais públicos" com segundas intenções, Zhang e Yang não são mais heróis nacionais, mas se tornaram "pecadores eternos". Há também algumas opiniões de que Zhang e Yang agiram precipitadamente e quase perderam eventos importantes.

Na verdade, poucas pessoas sabem que na véspera do Incidente de Xi'an A situação atual era tão urgente que estava além das expectativas da maioria das pessoas. Se Zhang e Yang não assumissem a liderança no lançamento de um "protesto militar", Chiang Kai-shek assumiria a liderança e os privaria de seus cargos. Portanto, Zhang e Yang tiveram que agir.

Chiang Kai-shek sempre foi implacável ao lidar com forças dissidentes. Ele usará vários meios para marginalizá-las ou até mesmo eliminá-las diretamente. Especialmente para grandes senhores da guerra como Zhang Xueliang e Feng Yuxiang, que podem competir com ele, ele sempre encontrará maneiras de erradicá-los.

Após o incidente de 18 de setembro, Zhang Xueliang liderou o Exército do Nordeste e recuou para Shaanxi. Embora tenha perdido sua base, ele ainda era um “camelo magro” que não deveria ser subestimado, e ainda era um descontentamento entre Chiang Kai-shek, espinho na carne.

Além disso, o Exército do Noroeste de Yang Hucheng sempre esteve em desacordo com Chiang Kai-shek, fazendo com que Chiang Kai-shek sempre pensasse em se livrar deles.

Assim, quando o Exército Vermelho entrou no norte de Shaanxi após a Longa Marcha, Chiang Kai-shek parecia ter visto uma excelente oportunidade para "matar três coelhos com uma cajadada só". Ele não hesitou em chegar a Xi. 'um pessoalmente e convocar uma conferência de trabalho de "supressão de bandidos" no noroeste para forçar e instar Zhang e Yang., "morreram juntos" com o Exército Vermelho.

Neste momento, Zhang Xueliang já havia negociado com o Red Exército várias vezes. Zhang Xueliang também admirou muito a unidade do Exército Vermelho. Quando soube dos vários feitos do Exército Vermelho durante a Longa Marcha, como "escalar montanhas nevadas", "atravessar grama" e "comer ervas daninhas e cintos de couro", ficou tão impressionado que caiu no chão. Certa vez, diante de todos os oficiais em uma reunião militar, ele elogiou o Exército Vermelho e disse: "Eles suportaram tantas dificuldades, mas ninguém escapou. Eles vieram até aqui. Quem entre nós tem a capacidade de liderar tropas? Quem tem? Você pode liderar o Exército do Nordeste! "

Com base nisso, Zhang Xueliang não apenas não lutou sinceramente contra o Exército Vermelho, mas também continuou secretamente a apoiar o Exército Vermelho.

Chiang Kai-shek tinha muitos olhos e ouvidos e tinha ouvido falar sobre isso. Portanto, Chiang Kai-shek também sabia que se forçasse Zhang e Yang, ele poderia não conseguir o que queria, então ele tinha um ideia maligna em seu coração: simplesmente privá-los de suas posições e esvaziá-los completamente.

Naquela época, Chiang Kai-shek até trouxe as pessoas que substituíram Zhang Xueliang e Yang Hucheng, nomeadamente seus confidentes Jiang Dingwen e Wei Lihuang, dois dos "Cinco Generais Tigre" sob o antigo Chiang Kai- shek.

Chiang Kai-shek até mostrou publicamente suas cartas para Zhang e Yang, dando-lhes duas "saídas" para escolher: a primeira, "lutar até a morte" com o Exército Vermelho, sob a supervisão do Exército Central; o segundo, para O Exército do Nordeste e o Exército do Noroeste foram transferidos para Fujian e Anhui respectivamente, e Shaanxi foi guarnecido pelo Exército Central. Chiang Kai-shek também instruiu Jiang Dingwen a se encontrar com Zhang Xueliang e pedir-lhe sem rodeios que entregasse o poder militar.

Como Zhang e Yang poderiam concordar com tal pedido? Eles também sabiam que Chiang Kai-shek iria atacá-los!

Uma pessoa importante que Chiang Kai-shek trouxe para Xi'an foi Zhang Jiluan, editor-chefe do Ta Kung Pao, o maior jornal da República da China. Essa pessoa pode ser chamada de Chiang O "assassino literário" e "pobre primeiro-ministro" de Kai-shek.Uma de suas canetas pode ter um grande impacto na opinião pública de todo o país, e ele é o melhor cúmplice de Chiang Kai-shek na execução de sua conspiração sem um único golpe.

Pouco antes do incidente de Xi'an estourar em 11 de dezembro, Chiang Kai-shek ordenou que Zhang Jiluan preparasse uma "grande notícia" e privou Zhang e Yang de suas posições sob a acusação de "supressão ineficaz". de bandidos e desobediência às ordens", Jiang Dingwen substituiu Zhang Xueliang no comando do Exército do Nordeste e Wei Lihuang substituiu Yang Hucheng no comando do Exército do Noroeste.

A tática de Chiang Kai-shek de “prevenir” a opinião pública foi aprendida por Yang Hucheng já em 1933, quando ele ainda era o presidente da província de Shaanxi. Como resultado, a pena de Zhang Jiluan o removeu do poder. província.A posição do presidente foi derrubada.

Portanto, Zhang e Yang sabiam que não podiam ficar parados e esperar pela morte diante da agressividade de Chiang Kai-shek. Portanto, eclodiu o Incidente de Xi'an, que chocou a China e os países estrangeiros.

Afirmativo

Pontos de acesso relacionados

Comente

Conecte-sePosso comentar mais tarde